Cofic, empresas e comunidades comemoram Semana do Meio Ambiente

 

O tema “Preservar o que nos dá a Vida” vai ancorar todas as ações

 

Palestras, plantio de mudas, recreação, apresentação teatral, passeio ciclístico são algumas das atividades que integram a programação elaborada pelo Comitê de Fomento de Camaçari – Cofic, Instituto Fábrica de Florestas, prefeituras de Camaçari e Dias d´Ávila, Conselho de Meio Ambiente de Camaçari- Comam, além das próprias empresas do Complexo Industrial e as comunidades vizinhas, para comemorar a Semana do Meio Ambiente em 2015. O tema central “Preservar o que nos dá a Vida” vai ancorar todas as ações previstas, difundindo o conceito nas empresas e comunidades do entorno do Polo Industrial de Camaçari.

 

O tema “Preservar o que nos dá a Vida” foi escolhido pelos integrantes do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) e do Conselho Comunitário de Camaçari e, por iniciativa do Comitê de Comunicação do Cofic, foi também transformado em uma hashtag (#preservaroquenosdaavida), buscando viralizar nas redes sociais a união das diferentes frentes, iniciativas, eventos, órgãos, entidades, empresas e pessoas, ampliando o alcance das atividades propostas.

 

A hashtag poderá ser utilizada como tema de concursos internos, estímulo às ações individuais, campanhas de comunicação externa, entre outras iniciativas. A ideia é ter as empresas do Complexo Industrial atuando em sinergia, inclusive com as comunidades, possibilitando ainda, sobretudo durante a Semana de Meio Ambiente, uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social interessados no tema, abrindo o acesso para comentários ou compartilhamentos.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação comemorativa à Semana do Meio Ambiente começou desde o início de maio com a realização de uma série de 20 palestras para estudantes e professores de escolas de Camaçari e Dias d’Avila. O objetivo é sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente para a vida humana e para o bem do planeta, levando a comunidade escolar à reflexão sobre a responsabilidade de cada um e de todos em ações ambientais proativas.  

 

No dia 2 de junho (terça-feira), o Cofic e o Instituto Fábrica de Florestas, em parceria com empresas, poder público, comunidade e também estudantes e professores, promovem o tradicional plantio comunitário, que acontece em Camaçari (a partir das 8h, no final da Avenida Florestal, bairro do Parque Florestal, próximo ao poço da Braskem) e em Dias d’Ávila (a partir das 10h, no Km 21 da BA 093, às margens do Rio Imbassay).  

 

Já no dia 3 de junho (quarta-feira), às 8 horas, haverá um mutirão de limpeza e plantio simbólico no Horto Municipal de Camaçari. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Camaçari – SEDUR, com participação do Conselho de Meio Ambiente de Camaçari (Comam), que é formado por representantes do governo municipal, sociedade civil e empresas (inclusive do Polo) e vinculado à Coordenação de Meio Ambiente de Camaçari e diversos órgãos, escolas, etc. Nesse dia, acontecerão atividades recreativas com educação ambiental para as crianças (animação, leitura em grupos, jogos infantis, teatro de bonecos, pintura de rosto, etc), com distribuição de camisas, revistas e cartilhas sobre o tema.

 

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de atividades ocorrerá em Camaçari por iniciativa do Comam e órgãos como Sedur, Secult e Sedec. As ações serão realizadas simultaneamente na sede do município (Praça da Simpatia) e em sua orla( Arembepe). Na sede, a programação começa às 7 horas com passeio ciclístico e mini trio, seguido de atividades ambientais, esportivas e recreativas, oficinas de reciclagem e apresentações artísticas. Em Arembepe, haverá pela manhã plantio de espécies nativas da mata ciliar, sob coordenação do Instituto Fábrica de Floresta, seguindo-se atividades recreativas e culturais (poesia, roda de capoeira, samba de roda, dança, etc). Na parte da tarde, as ações serão distribuídas entre a Praça dos Coqueiros e a Praça das Amendoeiras, no Centro de Arembepe, com uma programação que inclui ginástica ao ar livre, jogos infantis, teatro de bonecos, apresentações artísticas, dentre outras.

 

Finalmente, no dia 10 de junho, às 9 horas, no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, o Cofic promoverá a peça “Plantando o Saber”, encenada pelo Sesi, para estudantes de escolas públicas de Camaçari e Dias d´Ávila. O espetáculo, cujo elenco é formado por jovens atores de Camaçari, chama a atenção para a importância da preservação do meio Ambiente, com foco no Anel Florestal.

................................................................................

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404/9967-6992 (Erico Oliveira)

SSa. 22.05.2015

 



Outros Releases


Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406
© 2009 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions