IEL reúne compradores e fornecedores em encontro na FIEB

 

 

Mais de 50 representantes de empresas, entre compradores e fornecedores, participaram do I Encontro com Fornecedores, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), nesta quarta-feira, 03, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

 

Evento teve como objetivo favorecer a interação entre as empresas. Foto: Angelo Pontes / Coperphoto/ Sistema FIEB.

 

A iniciativa, promovida no âmbito do Fórum empresarial de Suprimentos, teve como objetivo favorecer a interação entre as empresas e a identificação de oportunidades, fomentando a geração de negócios. O primeiro encontro teve como foco a área de Manutenção Industrial e, ao longo do ano, serão realizados eventos semelhantes com empresas de outras áreas, como Elétrica e Construção Civil.

 

Na abertura do evento, o superintendente do IEL Bahia, Evandro Mazo, alertou os participantes para a importância da inovação como diferencial competitivo para as empresas, especialmente diante do atual cenário econômico brasileiro.  “As fornecedoras precisam estar atentas às oportunidades de inovação, para que assim consigam entregar mais valor às compradoras. Isso é fundamental para que sejam enxergadas como parceiras estratégicas no negócio”, destacou.

 

Já o superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do COFIC, Érico Oliveira, lembrou a importância do evento para aproximar as empresas. “Esse é um esforço para identificar fornecedores qualificados para atender não somente as empresas já instaladas no Polo Petroquímico de Camaçari, como também as que venham a se instalar”, pontuou.

 

Os requisitos importantes para as empresas fornecedoras foram enumerados pelo coordenador do Fórum Empresarial de Suprimentos, Thadeu Handam. “Ética, competência, competitividade e alianças estratégicas são fundamentais para que as empresas consigam dar um salto qualitativo e quantitativo. Para ser competitivo é preciso se qualificar”, ressaltou, destacando a importância do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), oferecido pelo IEL.

 

Qualificação

 

O programa foi apresentado aos participantes do encontro pela gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho. O PQF tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento local, com a capacitação de empresas de menor porte para atender às exigências de grandes empreendimentos implantados na Bahia.

 

 

A gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Fabiana Carvalho, apresentou o PQF aos participantes do evento. Foto: Angelo Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB.

 

 

Atualmente, sete empresas âncora e 105 empresas fornecedoras de micro, pequeno e médio porte participam do programa. Entre as âncoras estão a Deten Química, Cristal Pigmentos, Enseada Indústria Naval, Ford e Veracel.

 

O PQF é dividido em cinco etapas: definição dos critérios e requisitos técnicos de aquisição (junto à empresa âncora); identificação, sensibilização e seleção de fornecedores locais; desenvolvimento e certificação de fornecedores selecionados; ações de aproximação comercial e de acesso a mercados; e gestão e monitoramento de ações e resultados.

 

Também participaram da abertura do I Encontro com Fornecedores para o segmento de Manutenção Industrial os secretários de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Camaçari, Djalma Machado, e de Dias D’Ávila, Jerônimo Couto.

 

Sobre o Fórum de Suprimentos

 

Criado em 2014, o Fórum de Suprimentos tem como objetivo compartilhar boas práticas na gestão de suprimentos e desenvolver ações em parceria para identificar, atrair e preparar fornecedores de bens e serviços de diferentes modalidades. Além do IEL e do COFIC, que prestam assessoria técnica, participam do Fórum representantes de empresas do Polo Industrial de Camaçari.  



Outros Releases


Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406
© 2009 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions