Defesa Civil coordena simulado de emergência em Dias d’Ávila

Um exercício simulado envolvendo os moradores do bairro da Concórdia, localizado no entorno do Polo Industrial de Camaçari, em Dias d´Ávila, será realizado nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, das 9h30 às 10h30. O objetivo é preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4” no Polo que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.

 

O treinamento integra os procedimentos preventivos do Plano de Emergência da Comunidade (PEC) e será coordenado pela Defesa Civil do município, com o apoio do Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec, das secretarias de Educação, Saúde, Transportes, Meio Ambiente, Polícia Militar, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, empresas do Polo, dentre outros parceiros

 

O simulado foi precedido de reuniões preparatórias realizadas com a Prefeitura de Dias d´Ávila, várias secretarias, polícia militar, órgãos responsáveis pelo ordenamento de trânsito, moradores da Concórdia, líderes comunitários e membros do Nudec, entre outros atores. Participam também do treinamento os professores e os cerca de 300 alunos da escola pública de ensino médio Laura Folly, situada no bairro. Os encontros com a comunidade foram coordenados pela Defesa Civil do município, contando com o suporte técnico do Cofic. 

 

‘Não se trata de uma situação real. Queremos apenas educar”, observa Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic, dizendo que a realização de simulados  regulares com a comunidade teve início em 2014, após a revisão do PEC. “Atuamos num crescente. Agora envolveremos as escolas e, progressivamente, queremos atingir a todos os bairros que integram o PEC, no entorno do Polo”.

 

Segundo Ribeiro, “o objetivo do treinamento é preparar a Defesa Civil e os voluntários do Nudec para ações relacionadas com o PEC e conscientizar a comunidade para a importância de seguir as orientações de ambos em uma eventual situação de emergência nível 4 no Polo (com risco de vazamento de produto químico perigoso, por exemplo). Em cenários como este, a Defesa Civil é informada através de sistema de rádio VHF, para que proceda à evasão das pessoas que estiverem em áreas consideradas vulneráveis, com o apoio do Nudec, de forma orientada e segura, como previsto nos procedimentos do PEC”.

 

 

ATUALIZAÇÃO DO PEC

 

Atualizado recentemente em seus procedimentos, com a participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila e também do Nudec, o PEC define estratégias e ações operacionais para uma atuação coordenada da Defesa Civil no processo de evasão das comunidades, em casos de acionamento do Plano de Emergência da Comunidade. 

 

O PEC tem como meta uma integração cada vez mais forte com a Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila, que deve atuar sempre em articulação com outras instituições importantes, entre as quais diversas secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

O primeiro simulado na comunidade em Dias d’Ávila ocorreu em novembro do ano passado no bairro Bosque 3. Este ano, depois do treinamento no município, haverá o mesmo tipo de simulado em Camaçari, mobilizando os moradores do bairro do Parque Florestal no dia 18 de novembro, sob a coordenação da Defesa Civil de Camaçari, também com o suporte do Cofic.

 

 “Os simulados na comunidade previstos constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Através dos simulados, são testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil dos dois municípios, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos. Esses treinamentos são de grande importância para o aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil dos dois municípios”, afirma o especialista em Segurança, Paulo Ribeiro.

 

“O objetivo é testar o desempenho do Nudec e demais do atores do PEC numa situação emergencial. A Defesa Civil tem o papel de coordenar no ordenamento e orientação das pessoas num momento de emergência, solicitando os bloqueios necessários, convocar as secretarias municipais, o Samu (no caso de vítimas) e tomar outras providências necessárias, agindo como facilitadora nesse processo”, observa o coordenador de Defesa Civil de Dias d’Avila, Carlos Borges.

 

NUDEC

O Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec é formado por 50 voluntários residentes nos 22 bairros próximos do Polo em Camaçari e Dias d´Ávila, que integram o PEC. Anualmente, eles participam de cursos, palestras e treinamentos, que visam facilitar a sua atuação dando suporte à Defesa Civil, no processo de orientação dos moradores durante o processo de evasão.

 

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Assessoria Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404 (Erico Oliveira)

SSa. 03.11.2015



Outros Releases


Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406
© 2009 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions