Defesa Civil coordena simulado de emergência em Camaçari

 

Um exercício simulado envolvendo os moradores do bairro do Parque Florestal, localizado no entorno do Polo de Camaçari, será realizado amanhã, quarta-feira, dia 18 de novembro, das 9h30 às 10h30. O objetivo é preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4” no Polo que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.

 

O treinamento integra os procedimentos preventivos do Plano de Emergência da Comunidade (PEC) e será coordenado pela Defesa Civil do município, com o apoio do Núcleo de Defesa Comunitária(Nudec), das secretarias de Educação, Saúde, Transportes, Meio Ambiente, Polícia Militar, STT, Samu, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), empresas do Polo, dentre outros parceiros.

 

 

O exercício simulado vem sendo precedido de reuniões preparatórias realizadas com moradores do Parque Florestal, líderes comunitários, professores e pais de alunos das escolas públicas situadas no bairro, além de representantes do Cofic, Nudec e de diversas secretarias do município. Os encontros foram coordenados pela Defesa Civil de Camaçari, contando com o suporte técnico do Cofic. 

 

Segundo afirma o especialista em Segurança e consultor do Cofic, Paulo Ribeiro, “o objetivo do treinamento é preparar a Defesa Civil e o Nudec e conscientizar a comunidade para a importância de seguir as orientações de ambos em uma eventual situação de emergência nível 4 no Polo (com risco de vazamento de um gás perigoso, por exemplo). Em cenários como este, a Defesa Civil é informada através de rádio VHF, “para que proceda à evasão das pessoas que estiverem em áreas consideradas vulneráveis, de forma orientada e segura, como previsto nos procedimentos do PEC”, observa Ribeiro.

 

 “Os simulados na comunidade constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Através dos simulados, são testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil dos dois municípios, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos. Esses treinamentos são de grande importância para o aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil dos dois municípios”, afirma o especialista em Segurança.

 

O simulado envolverá a Escola Municipal do Parque Florestal, localizada no bairro do mesmo nome, em Camaçari. Com cerca de duas mil pessoas, o bairro fica bem próximo do Polo Industrial, suscitando, portanto, um efetivo aprendizado de como agir numa eventual emergência. A realização do treinamento envolverá também a Creche Municipal do Parque Florestal, que conta com cerca de 300 crianças de dois a quatro anos. Neste caso, a coordenação do simulado conversou com professores e funcionários sobre os efeitos do plano de emergência, mas a própria creche se responsabilizará pela mobilização das crianças, que não sairão, contudo, do espaço interno da escola. 

 

O primeiro simulado na comunidade em Camaçari, após a revisão do PEC, ocorreu em novembro do ano passado no bairro Mangueiral. Este ano, o mesmo tipo de treinamento foi realizado no município de Dias d’Ávila, mobilizando os moradores do bairro da Concórdia no dia 4 de novembro, sob a coordenação da Defesa Civil de Dias d’Avila, também com o suporte do Cofic.

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Assessoria Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404

SSa. 17.11.2015



Outros Releases


Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406
© 2009 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions