Cofic lança projeto Mídias Digitais

O Polo está mudando junto com os novos tempos e o Cofic - Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, associação empresarial privada que representa o conjunto das empresas que operam no Complexo Industrial, tem avançado nessa mesma direção em busca da atualização de seus processos de comunicação com os diferentes públicos de interesse. 

 

O lançamento do projeto Cofic Digital, em setembro de 2019, é exemplo disso. Esse marco de mudança se intensificou com a comemoração dos 40 anos do Polo, alinhado com as diretrizes do Conselho de Administração do Cofic, em consonância  com as necessidades atuais de uma incursão mais ampla e melhor esruturada no ambiente digital. 

 

De acordo com o superintendente Geral do Cofic, Mauro Pereira, essa leitura de necessidade foi fundamental para o iniciar uma nova etapa. “Demos um passo importante interagindo com a comunidade empresarial, parceiros, comunidades vizinhas e imprensa, dentre outros públicos de interesse, com resultados muito positivos”, comenta.

 

De fato, a decisão de intensificar a utilização das mídias digitais  levou o Cofic a um campo de abordagem com maior densidade e mais estruturado nesse ambiente, para o qual se preparou técnica e estrategicamente com o suporte de parceiros especializados. 

 

"Correções de rumo sempre ocorrem, mas o Cofic Digital veio para ficar. Estamos fazendo as adaptações necessárias, apostando, inclusive, na vertente da autosustentabilidade, calocando o projeto também na linha de  interesse das mais de 100 empresas vinculadas ao Polo e ao Cofic. Certamente, nossos associados também terão forte interesse no Portal de Informações”, pontua Mauro Pereira. 

 

(intertítulo interno)

Fluidez na interface digital

O superintendente de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, afirma que o novo projeto traz mais fluidez e dinamismo para o fluxo de informações relacionadas ao Complexo Industrial, ancoradas em importantes eixos de abordagem, como competitividade, desenvolvimento sócioeconômico, oportunidades de carreira, inovação, tecnologia, sustentabilidade, segurança industrial, proteção ambiental e novos negócios.

 

Segundo Oliveira, a base de sustentação da nova  plataforma digital do Cofic é o Portal de Informações sobre o Polo de Camaçari, que será constantemente alimentado com notícias que ampliam a visibilidade das empresas que operam no Complexo Industrial, colocando em destaque importantes programas e iniciativas por elas desenvolvidos, individualmente ou em conjunto com seus parceiros institucionais e de negócios. 

 

“Isto abre outras vertentes de abordagem, que vão desde projetos estratégicos e inovadores aos benefícios que as atividades dessas empresas  geram para a sociedade, as oportunidades de desenvolvimento das pessoas que nelas trabalham, ações sociambientais e de segurança, bem como contribuição ao desenvolvimento das comunidades vizinhas ” ressalta.

 

De acordo com Érico Oliveira, o projeto Cofic Digital também possibilitará uma gestão mais efetiva do fluxo de informações relacionadas com o Polo de Camaçari através dos principais canais digitais, entre os quais o Facebook, Linkedin e Instagram. Tais ações, segundo o superintendente de Comunicação do Cofoc, vinham sendo realizadas pontualmente, mas, com o novo projeto, tornam-se mais dinâmicas e constantes. 

 

“O objetivo é estabelecer um fluxo de comunicação de mão dupla com os públicos que utilizam esses canais, buscando colher suas percepções sobre o Polo, e facilitar o entendimento acerca da importância estratégica e contribuição do Complexo Industrial para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil”, declara

 

(intertítulo interno)

Integração de conteúdos

Desde a concepção inicial,  planejamento,  até a fase atual de execução do Projeto, o Cofic conta com o importante suporte técnico da Mago Comunicação, sob a liderança do seu diretor, Paulo Coelho. O primeiro desafio foi superar dúvidas e receios iniciais quanto à possibilidade de respostas mais ágeis e adequadas às demandas canalizadas através das plataformas digitais. Nas etapas posteriors, as percepções e esforços convergiram para os campos de necessidade e importância das mídias digitais na busca de adensamento do processo de comunicação do Cofic. 

 

“Houve um crescimento dessa percepção sobre a importância do ambiente digital por parte do Cofic e isso vem se atualizando e criando novos formatos de  interação com os mais diversos públicos com os quais o Polo de Camaçari se relaciona. A grande sacada foi perceber, a tempo, o quanto essa atualização é necessária para a transformação digital do processo de comunicação do Cofic”, destaca Coelho.

 

A Mago Comunicação teve papel fundamental no direcionamento desse novo passo digital  do Cofic, que contempla aspectos relevantes da atuação e contribuição do Polo de Camaçari nos campos ambiental, tecnológico, econômico, regional, logístico, social, governamental,  educacional, saúde e segurança, além da interlocução com as comunidades do entorno. 

 

“A ideia de fatiar esse conteúdo foi uma estratégia muito interessante na formatação do projeto. Procuramos atender os interesses de todos os stakeholders, uma vez que para cada público existe um Polo diferente e esse novo trabalho dará mais transparência, visibilidade e relevância para as atividades industriais do Polo de Camaçari”, diz Coelho.

Segundo o diretor da Mago Comunicação, o projeto Cofic Digital é baseado na estruturação progressiva de um portal de informação que visa reforçar e difundir a imagem de um Complexo Industrial na sua real dimensão e importância, totalmente interligado aos seus canais de redes sociais ativos. “Trata-se, portanto, de um ambiente digital estruturado no próprio ‘site’ do Cofic, que passa a se constitutir em um veículo virtual de comunicação direta com as empresas que integram o Polo de Camaçari e seus parceiros”. 

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440