Bracell reduz emissões de sua fábrica no Polo

Com investimento de 28 milhões de reais, a Bracell instalou o quarto precipitador eletrostático (PE) na caldeira de recuperação da fábrica no Polo Industrial de Camaçari. Os precipitadores recebem os gases da caldeira de recuperação e retêm partículas poluidoras que seriam lançados na atmosfera, liberando somente gás limpo. Com o novo equipamento, a indústria reduziu significativamente o índice mensal de emissões.

Para Marcelo Leite, vice-presidente sênior da Bracell, a iniciativa fortalece nossas práticas orientadas pela Estrutura de Sustentabilidade em Florestas, Fibras, Celulose e Papel do Grupo RGE. “Melhoramos sensivelmente nosso desempenho ambiental, que vai muito além do compromisso exigido pela legislação no que se refere aos padrões de emissão”, afirma, explicando que “o resultado alcançado com os quatro precipitadores em funcionamento garantiu uma margem de 80% de melhoria em relação à nossa licença, que permite um volume mensal de até 100 mg/NM³.

O projeto contempla também a reforma dos três precipitadores já existentes. Com o PE4, será possível reformar as outras unidades de forma sequencial, garantindo que sempre tenhamos três equipamentos em operação. No caso da fábrica da Bracell, há precipitadores eletrostáticos instalados na caldeira de recuperação e no forno de cal. O coordenador de Meio Ambiente da fábrica no Polo de Camaçari, Adalberto Sanches, comemora: “A instalação do PE4 permite realizar manutenção e limpeza dos outros precipitadores sem ter desvios de material particulado para a atmosfera”.

O compromisso da Bracell com a melhoria contínua de ponta a ponta dos processos é reforçado com a instalação do quarto precipitador e, segundo Adalberto Sanches, isso faz parte da política de sustentabilidade da empresa. A política, lançada em 2017, torna público o comprometimento da companhia com o desenvolvimento sustentável em todas as operações como um dos principais produtores de celulose solúvel especial proveniente da madeira de eucalipto. 

Na Bahia, a Bracell também realiza atividades de recuperação e preservação ambiental, com destaque para a RPPN Lontra, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Litoral Norte baiano, com 1.377 hectares, localizada nos municípios de Entre Rios e Itanagra. Em 2019, essa reserva recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) por contar com um modelo de gestão?integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440