Conselho Comunitário completa 25 anos

O Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari completa 25 anos com uma atuação pautada pelo compromisso em construir e manter uma cultura de diálogo entre as empresas e as comunidades vizinhas ao complexo industrial. O grupo é formado por representantes de diferentes segmentos comunitários, num total de 24 membros, abrangendo associações de bairro, áreas de educação, saúde e meio ambiente, Câmara de Vereadores, Defesa Civil, comércio, Igreja, Polícia Militar e órgão de fiscalização ambiental. 

Todos os conselheiros atuam como voluntários, sem qualquer remuneração. Eles se reúnem a cada dois meses em uma das empresas do Polo. A próxima reunião está confirmada para o dia 18 de outubro, na sede da Bayer, onde será reafirmado o propósito de continuidade dessa relação tão essencial para as empresas e as comunidades.

O Conselho foi criado por iniciativa das empresas do Polo, através do Cofic, visando a aproximação das empresas com as comunidades de Dias d’Ávila e Camaçari, mantendo-as informadas sobre questões relevantes envolvendo segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social. Um dos mais antigos conselheiros, Jerônimo Couto Ferreira, afirma que “O Conselho tem um papel importantíssimo nessa relação e ao longo desses 25 anos, nós temos contribuído para que essas comunidades se mantenham informadas de forma transparente. Enquanto conselheiros, acreditamos e esperamos que, para os próximos anos, o Polo Industrial de Camaçari invista mais e mais em tecnologia para manter suas unidades fabris mais seguras deixando as comunidades cada vez mais tranquilas”.  

O mais novo conselheiro, Gilberto Sousa, diz que “o sucesso do Conselho nas comunidades do entorno do Polo é exatamente porque ele tem um formato diferenciado na sua composição, respeito às opiniões dos conselheiros, oferecendo transparência dos dados e informações. Assim, os conselheiros sempre se encontram motivados a participar das reuniões e contribuir, cada um com suas informações, para sucesso dos pontos de interesse comum”. 

Veterana no Conselho, Kharis Lane Santos ressalta que “nesses 25 anos o Conselho desenvolveu um papel muito importante nas comunidades de Camaçari e Dias d’ Ávila, através da comunicação clara e transparente sobre assuntos que envolvem não só segurança e meio ambiente, mas também responsabilidade social. Como resultado desse desenho eu cito o Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária), grupo do qual também faço parte, que é de grande valia: são pessoas na comunidade que têm uma abertura com o Polo, e isso tranquiliza bastante a todos nós, moradores”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440