Nudec celebra 18 anos de atuação nas comunidades

O Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) comemora 18 anos este mês de atuação nas comunidades. No dia 9, realiza Feiras de Saúde, simultaneamente, em Camaçari e Dias d’Ávila e no dia 19 promove o II Fórum Social do Nudec, das 8 às 17h, no Cofic, cujo tema será Cultura, Consciência e Liberdade.

Formado por 50 voluntários residentes nos 22 bairros próximos ao Polo Industrial de Camaçari, o Nudec foi criado pelo Cofic em 24 de outubro de 2001 como desdobramento das atividades do Conselho Comunitário Consultivo para dar suporte ao PEC – Plano de Emergência da Comunidade. O Nudec funciona como uma base voluntária de apoio ao PEC – Plano de Emergência do Polo para a Comunidade, em eventuais situações em que seja requerida a evasão da comunidade, com o deslocamento das pessoas de uma área de risco para pontos de encontro seguro. As atividades do Nudec também visam contribuir para o fortalecimento e consolidação da Defesa Civil na região. 

Ao longo dos seus 18 anos, o Nudec também vem atuando para maior segurança e proteção ao meio ambiente nas comunidades do entorno do Polo. O apoio aos plantios comunitários, aos simulados de emergência e a realização das Feiras de Saúde são exemplos desse comprometimento.

FEIRAS DE SAÚDE

As Feiras de Saúde do Nudec acontecem no dia 9 de novembro,das 9 às 14h. Em Camaçari, na praça principal do bairro Alto da Cruz, e em Dias D´Ávila, na praça do bairro do Imbassay. Segundo Maristela Damasceno, membro do Nudec em Dias D’Ávila, a Feira no município vai oferecer serviços de saúde, mas também de beleza, lazer, arte, cultura e informações sobre o PEC. “O objetivo é aproximar a comunidade da próxima ação, que será o simulado em novembro, oferecendo orientação, informação, integração e aproximando a comunidade do Polo”, diz. 

Em Camaçari, além dos serviços de saúde, a Feira vai ter roda de conversa, exposição de artesanato, bazar solidário, oficina de reciclagem e atividades culturais. Kharis Lane Santos, membro do Nudec em Camaçari e também do Conselho Comunitário, diz que “nosso objetivo é fortalecer as redes e potencialidades do bairro, assim como, divulgar e preparar a comunidade para o simulado de evasão, que acontecerá no próximo dia 20 de novembro”. Ela acredita que “esse período de construção coletiva do Nudec é de grande aprendizado, pois nos traz uma compreensão de como é o ambiente e os desafios que há nele. Espero que a semente plantada dê excelentes frutos”. 

( MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O NUDEC )

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440