A Unigel vai investir cerca de R$ 1,4 bilhão na implantação da fábrica de amônia verde no Polo Industrial de Camaçari. O anúncio foi feito durante a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo da Bahia e a Proquigel Química (subsidiária do Grupo Unigel) no dia 1º de dezembro. Com previsão de iniciar a produção até o fim de 2022, esta será a primeira fábrica de amônia verde do Brasil e umas das primeiras e maiores do mundo. “Trata-se de um projeto de hidrogênio verde, que permitirá a produção de amônia verde por uma rota carbono zero, diferente da rota convencional que utiliza gás natural como matéria-prima”, informa Roberto Noronha, CEO da Unigel.
Quando instalada, a fábrica terá capacidade de produção de 150 mil toneladas de amônia verde por ano. A previsão é de gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos. “Este projeto coloca a Bahia à frente, porque esta tecnologia está sendo procurada por todos os países do mundo. Além dessa planta, a Unigel está fazendo outra para a produção de ácido sulfúrico. Somados, esses dois investimentos representam quase R$ 2 bilhões aplicados em nosso estado”, afirmou Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.
“A parceria com o Governo da Bahia é fundamental porque dá todas as condições econômicas necessárias para tocar adiante com um projeto desses. A Bahia é o nosso grande centro industrial, é o grosso do investimento da Unigel. É uma parceria de longa data e queremos que ela perdure por muito mais”, disse Roberto Noronha.
Vale destacar o processo sustentável da nova fábrica. “A partir da obtenção de hidrogênio da água e nitrogênio do ar, por meio de energia renovável, sem nenhuma participação de combustíveis fósseis, a unidade será construída em Camaçari, com a conversão da primeira fábrica original de amônia de 1970, atualmente fechada, e que será convertida com novas tecnologias. Será a primeira planta de amônia verde do Brasil e umas das primeiras e maiores do mundo”, informa Henry Slezynger, fundador e presidente do Conselho da Unigel.
Presente no Polo desde 1970
A Proquigel é subsidiária da Unigel, que está presente no Polo Industrial de Camaçari desde 1970. “Na cadeia de estirênicos, produzimos etilbenzeno e estireno que são importantes não só para outras empresas do Polo, mas também para a nossa produção de estireno e poliestireno no Estado de São Paulo. O mesmo acontece na cadeia de acrílicos que produzimos, entre outros, acrilonitrila e cianeto de sódio no Polo, porém algumas matérias-primas também vão para a nossa unidade em Candeias, na Bahia. Nosso principal projeto estratégico agora é a retomada da produção de fertilizantes nitrogenados, produzindo amônia e ureia tanto no Polo de Camaçari quanto em Sergipe” informa Roberto Noronha.