O Cofic realizou, pelo oitavo ano consecutivo, o simulado na comunidade, que tem o objetivo de preparar os moradores dos bairros próximos ao Polo de Camaçari para saber agir e se proteger em caso de uma eventual situação de emergência. O evento aconteceu virtualmente, no dia 18 de novembro, com a participação de representantes das comunidades de Camaçari e Dias d´Ávila, o com o propósito de avaliar os procedimentos de segurança e sistemas de comunicação previstos no PEC - Plano de Emergência da Comunidade.
“O destaque deste ano foi a participação dos voluntários do Núcleo de Defesa da Comunidade – Nudec em papéis distintos, o que tornou o treinamento bem mais didático e claro quanto aos seus objetivos”, segundo afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.
O exercício envolveu simultaneamente dois bairros: Leandrinho, em Dias d'Ávila, e Triângulo, em Camaçari. Este foi o segundo ano em que o simulado aconteceu de forma virtual por causa das restrições impostas pela pandemia, mas o resultado foi considerado positivo.“Conseguimos cumprir todas as etapas do Plano de Emergência da Comunidade, inclusive com revezamento do pessoal do Nudec em posições chave de liderança, o que surpreendeu a todos”, disse Paulo Ribeiro.
A preparação para o Simulado na Comunidade começou em março, com a realização de reuniões e treinamentos prévios. “Este ano fizemos um treinamento diferente do habitual, com uma checagem do passo-a-passo do PEC e avaliação com comentários”, conta Ribeiro, para quem “o simulado é um trabalho de melhoria contínua”.