O Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari e o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) (Camaçari) suas atividades de forma virtual em 2021 por causa da pandemia. O Cofic organizou a agenda em plataforma digital para que os dois grupos realizassem suas reuniões, encontros e treinamentos online. O resultado foi considerado por todos como muito positivo pela aprendizagem que o ano de 2020 proporcionou.
“Embora ainda estejamos com as atividades remotas, o Conselho e o Nudec continuam bastante ativos e atuantes. Destaco a campanha do Anel Florestal, que teve bastante interação dos participantes”, afirma Kate Santos, integrante do Conselho e também do Nudec.
Completando 27 anos neste mês de dezembro, o Conselho Comunitário realizou cinco reuniões durante o ano, debatendo temas comuns de interesse das empresas e comunidade, como as mudanças dos padrões Conama da qualidade do ar, a atualização de informações sobre a Covid-19, o Memorial Virtual do Polo, as novas tendências de economia circular, as soluções inovadoras da Basf, os sistemas operacionais - inorgânico e orgânico da Cetrel. Além disso, seus integrantes participaram ativamente da campanha de conscientização para proteção do Anel Florestal, que mobilizou a comunidade durante todo o ano, e também do Simulado Geral do Polo e do Simulado do PEC.
O Nudec também teve uma atuação comunitária relevante este ano. Seus voluntários participaram de 24 encontros virtuais, culminando com a celebração dos 20 anos de instalação do Núcleo no dia 2 de dezembro. Os treinamentos, coordenados pelos professores Jorge Amaral e Célia Urpia, abrangeram diversas áreas estratégicas, incluindo Transliderança - uma ferramenta para a ação comunitária qualificada, o papel do líder comunitário em home-office e a formação de voluntários mobilizadores de engajamento social.
Os participantes do grupo tiveram treinamento em primeiros socorros, inteligência coletiva e no combate ao preconceito, discriminação e intolerância na comunidade para prevenção da violência, integração social e formação da cidadania. Destaque também para a realização do III Fórum Social Nudec (em setembro) e a participação no Simulado de Emergência da Comunidade (este no mês de novembro) e na campanha do Anel Florestal durante todo o ano.
Como integrante do Conselho e do Nudec, Kate Santos ressalta que “o Nudec tem se destacado pela sua atuação nas atividades comunitárias, mesmo na forma virtual. Continuamos ativos com nossa agenda de atividades e, destaco este ano a realização do nosso Fórum Social e o simulado de evasão da comunidade do Cristo Redentor, além de termos novos integrantes”. Sobre o Conselho, ela pontua que "a avaliação também foi bem positiva, pois mesmo com as atividades remotas, o conselho continua ativo e atuante”.
Desafíos para 2022
O Conselho Comunitário e o Nudec retomam suas atividades a partir de fevereiro do próximo ano. “A cada ciclo que se inicia, há sempre um novo desafio. Acredito, mais uma vez, que nosso desafio será a continuação do cumprimento da agenda, ainda que de forma virtual, manter o engajamento, a participação nas reuniões, o convívio comunitário e, principalmente, a inovação nessas ferramentas virtuais”, opina Kate Santos.