O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari / Cofic promoveu uma maior interação das empresas com as comunidades vizinhas em 2021. Um dos destaques do ano foi a realização da campanha para proteção do Anel Florestal, reserva de biodiversidade que circunda o complexo. A campanha começou em junho e foi até dezembro, com veiculação em rádios, outdoors, mídias sociais, mas, principalmente, com a promoção do engajamento direto da população, e o lançamento do Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal, voltado para estudantes de escolas públicas. Outro evento marcante foi o Polo de Cidadania, em dezembro, com serviços de saúde gratuitos, com hora marcada, para moradores de Camaçari e Dias d 'Ávila, patrocinado pela Basf, Bracell, Braskem, Deten e Ultracargo.
Parceiro das escolas públicas de Camaçari e Dias d’Ávila há muitos anos, o Cofic realizou, em 2021, com o apoio das secretarias municipais de Educação, várias atividades voltadas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem nos dois municípios. No total, aproximadamente 319 estudantes e 560 professores participaram de cursos, oficinas, palestras e visitas on-line ao Polo. “A parceria da nossa escola com o Cofic já vem de longo tempo, sempre trazendo novos estímulos. Nossos alunos, além de fazer cursos de formações e visitas virtuais às empresas, participaram de oficinas de comunicação digital dentro da proposta de defesa do Anel Florestal. Esperamos que em 2022 possamos estreitar ainda mais a nossa parceria com o Polo”, afirma a professora Clementina Paraguassu/Kelé, diretora da Escola Anfrísia Santiago, em Dias d’Ávila.
“O Cofic é um parceiro que tem nos ajudado na construção de uma educação cada vez melhor”, destacou Cleriston Delgado, subsecretário de Educação de Dias d`Ávila, na premiação dos estudantes que participaram das oficinas e criaram peças digitais de mobilização para proteger o Anel Florestal.
Com ampla divulgação nas comunidades, a campanha para proteção do Anel Florestal mobilizou os moradores da região para a necessidade de proteger essa reserva da biodiversidade local, onde são encontradas árvores exóticas e nativas, com remanescentes de Mata Atlântica, além de nascentes - inclusive a do Rio Camaçari, além de aves e animais típicos da região. “As pessoas estão mais sensibilizadas para proteger o Anel Florestal, mas acredito em um processo contínuo de transformação. Demos os primeiros passos de sensibilização com a campanha, estamos tornando a comunidade mais consciente, mas devemos dar continuidade, fortalecendo a importância de preservação diariamente”, ressalta a líder comunitária Kate Santos, voluntária do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) e também do Conselho Comunitário do Polo.
Polo de Cidadania
Com nova formatação devidamente adaptada aos protocolos de prevenção contra a Covid 19, o Polo de Cidadania teve a suas atividades retomadas em edição especial realizada no último mês de dezembro, com serviços de saúde gratuitos para as comunidades vizinhas de Camaçari e Dias d ?Ávila. No total, foram contabilizados 1.937 impactos diretos com foco em três serviços (avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e medição de glicemia), além de distribuição de máscaras protetoras e álcool em gel. Ao final de cada avaliação odontológica foi distribuído um kit bucal, com estojo personalizado, escova de dente, creme e fio dental, além de entregue um folheto em papel-semente, ecológico e reciclado, com sementes de flores, hortaliças e temperos durante seu processo de fabricação. O papel pode ser picado e plantado, com a plantinha nascendo em 20 dias.