O Senai Cimatec e a Universidade Federal da Bahia assinaram Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural para o desenvolvimento conjunto de pesquisas e soluções tecnológicas, voltadas para a inovação e o fomento do setor industrial na Bahia e no Brasil. O Polo de Camaçari e toda a região de Camaçari serão impactados com a parceria. Afinal, estão lá instalados o complexo tecnológico Cimatec Park e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Ufba, embrião do mais novo campus da Universidade, que oferta o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação à comunidade local.
A parceria vai contribuir com resultados efetivos não só para as indústrias do complexo baiano, mas de todo o Estado. “A atuação conjunta com a Ufba nos dará mais conhecimento em pesquisa científica e nós precisamos ampliar esse conhecimento para que a gente possa recuperar um hiato que existe na indústria baiana”, disse Ricardo Alban, presidente da Fieb.
Um dos projetos conjuntos é o Science Park, que integra universidades, empresas e instituições com foco na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “É uma honra ser a primeira Universidade a ocupar o Science Park. Teremos um lugar de produção de conhecimento de excelência, associado à aplicação do mercado. Os benefícios são imensos, tanto na formação dos nossos alunos quanto para o desenvolvimento da pesquisa científica”, afirmou João Carlos Salles, reitor da Ufba.
Além de estar presente no Cimatec Park, no âmbito do Science Park, viabilizando acesso aos laboratórios, intercâmbio de professores e desenvolvimento de projetos de ciência e tecnologia, a Ufba tem várias outras iniciativas em parceria com o Senai Cimatec, como o projeto de pesquisa, que está em curso na área de usinagem de moldes de alumínio voltado para o setor automotivo no Brasil. Outro exemplo é a rede colaborativa interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa de modelagem e gestão em energia e ambiente, que fornece apoio à pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras com qualidade para a indústria baiana e brasileira.
Senai Cimatec Park
Instalado no Polo Industrial de Camaçari desde 2019, o Senai Cimatec Park é um parceiro estratégico das empresas do complexo em diversas áreas, como capacitação de pessoal, consultorias, serviços tecnológicos e desenvolvimento de projetos de inovação. A infraestrutura do parque ocupa uma área de 4 milhões de m² e conta com 56 laboratórios, 42 áreas de competência alinhadas às demandas da indústria, incubadora e aceleradora de base tecnológica (40 startups por ano) e uma carteira com mais de 80 projetos de projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, o Cimatec Park é um projeto de longo prazo, que se consolidará em trinta anos. Na primeira fase da implantação foram investidos U$ 20 milhões.