Os estagiários da fábrica da Bayer no Polo Industrial de Camaçari estão fazendo a diferença na empresa. Atuando no grupo intitulado Semillas (sementes em espanhol), eles promovem atividades voltadas para o seu crescimento profissional, mas também realizam eventos nas universidades próximas em Camaçari e Salvador, compartilhando o que aprendem na prática em suas respectivas áreas. No ano passado, o grupo realizou oito eventos, alcançando um total de 276 pessoas. A experiência já é referência para estagiários de outras unidades da Bayer.
“Participar de um grupo como o Semillas está sendo uma vivência muito legal. Todos temos autonomia para propor e liderar eventos, além de contar com o apoio de colegas de trabalho e liderança sempre que precisamos. Com o grupo, conseguimos desenvolver algumas habilidades como organização, gestão de tempo, liderança, comunicação, que são essenciais não só para o nosso crescimento profissional, mas pessoal também. É um processo que nos dá a oportunidade de nos desenvolvermos enquanto estagiários. Não tenho dúvidas de que o Semillas está sendo um diferencial na minha jornada de estágio”, afirma Isamaira Oliveira, estagiária de Comunicação e Comunidades da Bayer.
Com uma rotina de encontros quinzenais, o Semillas trabalha e conduz eventos sobre os mais variados temas. Isamaíra Oliveira conta que, entre as principais pautas abordadas, estão inclusão e diversidade, com “Elas na Exatas”, evento para mostrar a atuação de mulheres na engenharia, e empregabilidade, e empregabilidade, com o debate sobre “Habilidades do profissional do futuro”, que busca capacitar jovens para processos seletivos. O grupo também criou o “English Day”, encontros periódicos nos quais todos se comprometem a falar em inglês, de modo a praticar vocabulário técnico e exercitar a gramática necessária para a comunicação profissional.