Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas apostam na redução e reuso de água no Polo Industrial de Camaçari

Empresas do Polo de Camaçari estão comprometidas com a redução e reuso de água nas operações. A Unigel acaba de alcançar o menor volume de captação de água e geração de efluentes dos últimos 12 meses, reduzindo a captação diária em 1800 m³/ dia. A Braskem tem uma economia de 525 milhões de litros de água/ano com a redução de perdas de água de resfriamento na unidade de Olefinas. A Oxiteno coleta 23.020 m³ de água da chuva para reposição na torre de resfriamento, o que corresponde a 1% do consumo total da unidade. A Bayer capta, trata e utiliza a água de chuva na produção, evitando que 70.000 m3/ano seja destinada para tratamento como efluente inorgânico.

“A Bayer é a única empresa do Polo de Camaçari a captar, tratar e utilizar água pluvial no sistema de produção. A água é captada através das canaletas instaladas nos prédios e ruas da unidade e enviada para uma bacia com capacidade de armazenamento de 11,148 m³. Ao todo, já foram recuperados mais de 1.010.532.000 litros de água, gerando uma economia de mais de R$ 7,500 milhões na compra de água e tratamento de efluentes”, afirma Guilherme Alencar, engenheiro de SSMA da Bayer. Ele explica que o sistema foi implantado há 13 anos como parte do programa de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa, que adota vários outros projetos de redução do consumo de água em Camaçari.

Na Braskem, desde 2021 está em curso um projeto de redução de perdas de água de resfriamento na unidade de Olefinas, no Polo de Camaçari. A iniciativa possibilitou uma economia estimada de 525 milhões de litros por ano, após sua implementação total em abril de 2022, o que corresponde ao consumo de uma cidade com 7.200 habitantes”, afirma Carlos Alfano, diretor industrial da Braskem na Bahia. Além disso, ele informa que outras iniciativas implantadas na unidade Q1 contribuíram para uma economia de 250 milhões de litros por ano. E não para por aí: “A Braskem iniciou, em março, a implantação de um projeto de melhorias no tratamento de água de resfriamento em uma de suas unidades. Com essa tecnologia, estimamos uma economia de aproximadamente 50 milhões de litros por ano”.

A Unigel, por sua vez, comemora este mês a marca sustentável com o menor volume de captação de água e geração de efluentes dos últimos 12 meses. A marca foi atingida devido a um conjunto de inovações tecnológicas implantado na fábrica de fertilizantes nitrogenados no Polo de Camaçari, reduzindo a captação diária de água em 1800 m³/ dia. “Desdobramos ações que geram um maior ciclo de concentração nas torres de refrigeração e redução do volume de purga (água descartada) nos sistemas de água de refrigeração (AGR). Também solicitamos a instalação de mais um leito de osmose reversa para reaproveitamento dos rejeitos da estação de tratamento de água (ETA). E, agora, ao menos 70% do que era descartado na nossa ETA é reaproveitado”, explica Deiviti Caetano, gerente executivo industrial da Unigel .

“A Oxiteno conta com um projeto de captação de água de chuva que é utilizada para a reposição de água na torre de resfriamento. A quantia coletada corresponde a cerca de 1% do consumo total de água da unidade, algo em torno de 23.020 m³. De 2014 a 2021, 235.559,42 m³ de água de chuva foram captados”, afirma Juliana Silva, head de sustentabilidade da Indorama. Segundo ela, “a intensidade de consumo das nossas plantas de Camaçari, Oleoquímica e EMCA juntas diminuiu de 4,79 m³/tonelada de produção, em 2020, para 4,63 m³/tonelada de produção, em 2022”. E anuncia: “temos um projeto em fase inicial para avaliar o tratamento de algumas correntes de água para reúso no processo produtivo, o que proporcionará uma economia cada vez mais significativa”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440