Assim como a Braskem, Basf, Dow e outras empresas associadas ao Cofic, agora foi a vez de a Deten ser auditada e garantir a recertificação para a fabricação de produtos sustentáveis com a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) Plus, a mais amplamente reconhecida no mundo na indústria química. Certificada desde 2022, a renovação aconteceu após a auditoria validar o processo produtivo da fábrica, no Polo de Camaçari, que utiliza como fonte sustentável o Crude Palm Kernel Oil (CPKO), mais conhecido como óleo de palma.
“A certificação ISCC Plus representa o nosso compromisso de continuar a ofertar produtos sustentáveis para o mercado, pondo em prática o nosso valor de Cuidar do Planeta”, afirma Christiane Lima, consultora Interna de Proteção Ambiental, Segurança e Qualidade da Deten, informando que além da auditoria no processo produtivo da empresa, também foi auditado o Terminal Marítimo de Madre de Deus, validando a conformidade dos processos de parafinas.
A renovação dessa certificação segue a tendência das empresas do Polo Industrial de Camaçari. Como ressalta Christiane Lima, “a recertificação representa os esforços de todas elas no desenvolvimento sustentável das sociedades e economias que atuam e influenciam, mostrando o alinhamento com o futuro da indústria química”.
Para garantir a recertificação, a consultora informa que a Deten investiu “no controle rigoroso da matéria-prima sustentável que entra em nosso processo através da rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento, cumprimento das regras da cadeia de custódia (balanço de massa e segregação) e aplicação de fatores de conversão reais”. Ela pontua ainda os avanços na indústria desde a primeira certificação, em 2022, especialmente no “aprimoramento do sistema de gestão para garantir a identificação e rastreamento de origem, distribuição, localização e aplicação do produto ao longo da cadeia de abastecimento/produção”.
Sobre a Deten Química
Presente no Polo de Camaçari desde 1981, a Deten Química tem como seu principal produto o LAB – Linear Alquilbenzeno - matéria-prima básica para a produção do tensoativo mais utilizado mundialmente pelas indústrias de detergentes líquidos e em pó, dada a sua comprovada compatibilidade ambiental e excelente relação custo/benefício. Com um sistema de gestão integrado de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, a empresa responde por cerca de 95% da matéria-prima da indústria brasileira de detergentes biodegradáveis. www.deten.com.br