Momento Polo

Polo realiza ciclo de paradas para manutenção

Programa - 01 -
Programa - 02 -
Programa - 03 -
Programa - 04 -

O Polo de Camaçari inicia em novembro mais um ciclo de paradas para manutenção de suas unidades industriais. O objetivo é garantir a integridade dos equipamentos, a confiabilidade dos sistemas operacionais, a segurança industrial, dos trabalhadores e das comunidades vizinhas ao Complexo, gerando também oportunidades de trabalho.

No total, são 1.450 postos de trabalho gerados em diversas campos de atividade, para caldeireiros, montadores, soldadores, eletricistas, pintores, vigilantes, dentre outras especialidades, dos quais mais de 70% selecionados na própria região do Complexo Industrial.

Vagas através do SINE/CIAT

O acesso às vagas disponíveis vem acontecendo desde o dia 3 de outubro através do Centro de Integração e Apoio do Trabalhador – CIAT, de Camaçari, e do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de Dias D´Ávila.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico de Camaçari, Djalma Machado, a parada do Polo para manutenção é de fundamental importância porque, além dos aspectos da segurança operacional, dinamiza a economia local, aquece os mais variados setores de serviços e traz também oportunidade para contratação da mão de obra especializada nos municípios vizinhos ao Complexo: “Nós temos o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador, que está totalmente à disposição na parceria entre o poder público e as empresas do Polo, através do Cofic, para que toda a intermediação de mão de obra aconteça através do CIAT”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Dias D´Avila, Jerônimo Couto, por sua vez, assegura que “o Sine local está disponível para atender à demanda da parada do Polo Industrial de Camaçari, de acordo com a parceria estabelecida entre o Cofic, as empresas contratadas e a Prefeitura de Dias D´Ávila, no sentido de atender os trabalhadores do nosso município”.

Prioridade aos municípios vizinhos

Segundo Luiz Fontenelli, gerente operacional da Manserv, empresa prestadora de serviços de manutenção no Complexo Industrial, a estratégia utilizada para atender as necessidades de mão-de-obra na parada foi ampliar fortemente a contratação local, através do SINE/CIAT, para dar prioridade às pessoas dos municípios vizinhos ao Polo. “São profissionais das áreas de caldeiraria e soldagem, com experiência em manutenção de equipamentos e tubulações”, explica.

Adriano Oliveira, gerente de serviços da Priner Serviços Industriais, compartilha desse mesmo entendimento, quanto à absorção da mão-de-obra local: “Para estes eventos utilizaremos profissionais das atividades de pintura industrial, isolamento térmico e andaimes, com experiência na indústria química e petroquímica. A nossa estratégia das contratações tem sido de disponibilizar as vagas através do sistema CIAT e SINE, o que reforça dessa forma nosso compromisso com as comunidades onde os serviços estão sendo realizados”.

Além de aumentar a confiabilidade operacional e a segurança, as paradas programadas para manutenção das unidades industriais do Polo de Camaçari visam também promover o avanço tecnológico, bem como a implementação de projetos específicos de expansão de capacidade produção. Os investimentos previstos giram em torno de R$ 706 milhões apenas neste segundo semestre de 2016, envolvendo unidades industriais da cadeia química e petroquímica.

Cofic premia empresas por desempenho em SSMA

Entrega do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente ocorrerá no dia 20 de junho, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, como parte da agenda dos 40 anos do Complexo Industrial

Depois de passar por rigoroso processo de auditoria, 17 empresas do Polo Industrial de Camaçari vão receber o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA, promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em solenidade que acontece no dia 20 de junho, às 14h, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. Serão premiadas: Acrinor, Braskem(CS, PE1,PE2,PE3,PVC,Unib), Cetrel, Continental, Deten, EMCA, Oleoquímica, Oxiteno, Paranapanema, Acrinor, Proquigel e Vopak. A premiação reafirma o quanto essas empresas avançaram nos seus programas de gestão de segurança industrial e prevenção de acidentes.

"A cada ano o Prêmio contribui para uma melhor gestão de SSMA entre as associadas do Cofic e participantes das auditorias. A premiação tem ajudado as empresas a se desafiarem para aprimorar a prevenção de acidentes, envolvendo as lideranças e estimulando-as a assumir cada vez mais a responsabilidade pela segurança de seus liderados e, ao mesmo tempo, desafiando-os a aumentar o comprometimento com posturas prevencionistas", afirma o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira, lembrando que a premiação deste ano integra-se à programação dos 40 anos do Polo de Camaçari.

O Prêmio Polo de SSMA está celebrando 20 anos em 2018. Ao longo de sua trajetória, a premiação consolidou-se como referência para a indústria nacional, trazendo uma

contribuição efetiva para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes e de aprimoramento da gestão de segurança, saúde e meio ambiente das empresas do Polo. O principal termômetro para esta avaliação é o rigoroso processo de auditoria, que reúne mais de 1.400 quesitos e obriga as empresas a apresentarem mais de três mil evidências para alcançarem a condição de “Excelência”.

Das 17 unidades industriais a serem agora premiadas, três conquistaram a categoria Ouro e classificação Excelência em SSMA – um patamar que apenas quatro empresas tinham conquistado ao longo da história do Prêmio. Na auditoria deste ano, observou-se ainda o envolvimento total dos trabalhadores para atender as normas e procedimentos da empresa nas atividades do dia a dia. “As empresas estão mais maduras em análise e gerenciamento de riscos, implantando programas de ergonomia, normas de SSMA mais rígidas e realizando auditorias em comportamento seguro dos seus colaboradores", atesta o superintendente.

O médico do Trabalho da Cetrel, Emerson Moreira, coordenador da Comissão de Saúde do Trabalhador do Polo (CST), também destaca "a contribuição para os profissionais de SSMA como uma oportunidade de obter novas recomendações de melhorias para os processos e ter seu trabalho reconhecido. O Prêmio Polo se consolida a cada ano como instrumento de verificação e sinergia de melhores práticas entre as empresas e auditores, representados por profissionais experientes, o que atesta a qualidade técnica das auditorias".

Independente da premiação, as empresas associadas ao Cofic vão passar pela auditoria no segundo semestre, com o propósito de melhorar, de forma integrada, a gestão de segurança, saúde e meio ambiente no Polo.

Relação das Empresas premiadas no Prêmio Polo SSMA 2018:

Classificação Excelência:

  • Braskem CS
  • Braskem PE1
  • Braskem PE2
  • Braskem PE3 
  • Braskem PVC
  • Braskem UNIB
  • Deten Química S/A
  • Oleoquímica
  • EMCA
  • Oxiteno

Categoria Ouro - 5 estrelas 

  • Cetrel S/A
  • Acrinor Matriz
  • Acrinor Filial
  • Proquigel Candeias
  • Categoria Ouro - 4 estrelas 
  • Vopak

Categoria Bronze - 4 estrelas

  • Continental Automotivo
  • Paranapanema

Categoria Ouro - 5 estrelas 

  • Cetrel S/A
  • Acrinor Matriz
  • Acrinor Filial
  • Proquigel Candeias

Categoria Ouro - 4 estrelas 

  • Vopak

Categoria Bronze - 4 estrelas

  • Continental Automotivo
  • Paranapanema

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/98892-1119 (Antonio Moreno)

Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404

SSa. 04.06.2016

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406

© 2009 - 2018 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions

Caso não consiga visualizar o arquivo clique no link ao lado para efetuar o download: download do PDF.