Momento Polo

Polo realiza ciclo de paradas para manutenção

Programa - 01 -
Programa - 02 -
Programa - 03 -
Programa - 04 -

O Polo de Camaçari inicia em novembro mais um ciclo de paradas para manutenção de suas unidades industriais. O objetivo é garantir a integridade dos equipamentos, a confiabilidade dos sistemas operacionais, a segurança industrial, dos trabalhadores e das comunidades vizinhas ao Complexo, gerando também oportunidades de trabalho.

No total, são 1.450 postos de trabalho gerados em diversas campos de atividade, para caldeireiros, montadores, soldadores, eletricistas, pintores, vigilantes, dentre outras especialidades, dos quais mais de 70% selecionados na própria região do Complexo Industrial.

Vagas através do SINE/CIAT

O acesso às vagas disponíveis vem acontecendo desde o dia 3 de outubro através do Centro de Integração e Apoio do Trabalhador – CIAT, de Camaçari, e do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de Dias D´Ávila.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico de Camaçari, Djalma Machado, a parada do Polo para manutenção é de fundamental importância porque, além dos aspectos da segurança operacional, dinamiza a economia local, aquece os mais variados setores de serviços e traz também oportunidade para contratação da mão de obra especializada nos municípios vizinhos ao Complexo: “Nós temos o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador, que está totalmente à disposição na parceria entre o poder público e as empresas do Polo, através do Cofic, para que toda a intermediação de mão de obra aconteça através do CIAT”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Dias D´Avila, Jerônimo Couto, por sua vez, assegura que “o Sine local está disponível para atender à demanda da parada do Polo Industrial de Camaçari, de acordo com a parceria estabelecida entre o Cofic, as empresas contratadas e a Prefeitura de Dias D´Ávila, no sentido de atender os trabalhadores do nosso município”.

Prioridade aos municípios vizinhos

Segundo Luiz Fontenelli, gerente operacional da Manserv, empresa prestadora de serviços de manutenção no Complexo Industrial, a estratégia utilizada para atender as necessidades de mão-de-obra na parada foi ampliar fortemente a contratação local, através do SINE/CIAT, para dar prioridade às pessoas dos municípios vizinhos ao Polo. “São profissionais das áreas de caldeiraria e soldagem, com experiência em manutenção de equipamentos e tubulações”, explica.

Adriano Oliveira, gerente de serviços da Priner Serviços Industriais, compartilha desse mesmo entendimento, quanto à absorção da mão-de-obra local: “Para estes eventos utilizaremos profissionais das atividades de pintura industrial, isolamento térmico e andaimes, com experiência na indústria química e petroquímica. A nossa estratégia das contratações tem sido de disponibilizar as vagas através do sistema CIAT e SINE, o que reforça dessa forma nosso compromisso com as comunidades onde os serviços estão sendo realizados”.

Além de aumentar a confiabilidade operacional e a segurança, as paradas programadas para manutenção das unidades industriais do Polo de Camaçari visam também promover o avanço tecnológico, bem como a implementação de projetos específicos de expansão de capacidade produção. Os investimentos previstos giram em torno de R$ 706 milhões apenas neste segundo semestre de 2016, envolvendo unidades industriais da cadeia química e petroquímica.

Comunidades plantam mudas no Anel Florestal para celebrar o Meio Ambiente

Estudantes, professores, voluntários das empresas e lideranças comunitárias dos municípios de Camaçari e Dias d’Ávila realizam na próxima sexta-feira, dia 08 de junho, um plantio simbólico de árvores no Anel Florestal que circunda o Polo Industrial de Camaçari. A iniciativa, que tem por objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de proteger o Anel Florestal, integra a programação elaborada pelo Comitê de Fomento de Camaçari (Cofic) e Instituto Fábrica de Florestas (IFF), com patrocínio da Deten e parceria das secretarias de Educação de Camaçari e Dias d´Ávila, para comemorar a Semana do Meio Ambiente em 2018. Integra também a agenda dos 40 Anos do Polo de Camaçari. 

No município de Camaçari, o plantio ocorrerá a partir das 9:30 horas, na Avenida Vereador Dilson Magalhães (atrás do Morro da Manteiga) e, em Dias d'Ávila, a partir das 10h30 horas, no final da Avenida Imbassay, cruzamento com a Rua Acaiaca.  Em cada área, serão plantadas cerca de 500 mudas de árvores nativas diversas.

Responsável pela coordenação do plantio, a engenheira florestal do IFF, Laís Caetano, diz que os trabalhos realizados são de grande importância para as pessoas envolvidas. “Somos parte do meio ambiente, dele tiramos os recursos para viver e precisamos entender o que devemos fazer para garantir nossa sobrevivência. O plantio é uma das ferramentas que utilizamos para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da conservação dos recursos ambientais”, argumenta.

A programação da Semana do Meio Ambiente começou em maio (dias 24 e 25), com a realização de palestras para alunos das escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila. As palestras foram ministradas por técnicos do Instituto Fábrica de Florestas e tiveram o objetivo de despertar nos estudantes de 5 a 17 anos a necessidade de olhar o meio ambiente de forma integrada, a partir de pequenas ações do dia a dia, buscando também valorizar e conservar os ecossistemas.

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui a visita a duas creches em Camaçari (Parque Florestal, no bairro Florestal, e Amparo, no Gravatá), onde o Instituto vai desenvolver atividades lúdicas abordando o tema da sustentabilidade e da conservação florestal. Além disso, o IFF programou a visita de estudantes à sua sede, no Eco Parque Sauípe (reserva em Mata de São João) para participar do Programa de Educação Ambiental, quando serão doadas mudas para arborização das escolas. 

Mantido pela Braskem, Cetrel e Cofic, o Instituto Fábrica de Florestas produziu no ano passado mais de 55 mil mudas. Através do Programa de Educação Ambiental, sensibilizou 22.883 pessoas. Para este ano, a meta é produzir 20 mil mudas, realizar o plantio de cerca de 28 mil mudas e sensibilizar para a questão do meio ambiente cerca de sete mil pessoas.

 

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/98892-1119 (Antonio Moreno)

Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404/9967-6992 (Erico Oliveira)

SSa. 04.06.2016

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406

© 2009 - 2018 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions

Caso não consiga visualizar o arquivo clique no link ao lado para efetuar o download: download do PDF.