Seguindo as orientações e recomendações governamentais e da Organização Mundial da Saúde, as empresas do Polo Industrial de Camaçari vem adotando medidas preventivas para proteger seus trabalhadores e combater o novo coronavírus. Grande parte dos profissionais trabalhando em casa, equipes operacionais trabalhando em escala reduzida, férias coletivas e até interrupção de produção temporariamente.
Foram suspensas as viagens, reuniões e encontros presenciais. Foram intensificadas as campanhas de esclarecimento, a higienização dos ambientes e assistência aos profissionais que tiverem suspeita de casos em seus grupos familiares e de amigos. Além disso, os cenários vêm sendo monitorados para antecipar novas medidas que se fizerem necessárias.
Confira abaixo as providências já adotadas no Polo segundo informações de empresas que operam no Complexo Industrial:
BIRLA CARBON
A Birla Carbon Brasil implementou rígidas regras de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores e familiares desde o mês de março deste ano, como uma forma de combater a contaminação do COVID-19 em suas instalações. A situação atual vivenciada globalmente trouxe reflexos diretos à economia e às condições de vida de muitas pessoas. Com isso, diversas ações foram adotadas pela empresa para mitigar riscos de contágio, começando pela conscientização e acesso à informação.
Emissões diárias de comunicados internos com orientações sobre higienização e comportamentos para evitar contaminações, divulgação dos canais de comunicação com as operadoras de saúde para atendimento virtual, reuniões presenciais suspensas priorizando a realização virtualmente, distanciamento entre as pessoas em locais de grande circulação como setores, vestiários e refeitório, além da segregação de atividades e direcionamento de colaboradores em funções administrativas para atividade em home-office são alguns exemplos de ações adotadas.
A preocupação com a saúde dos seus colaboradores também foi intensificada pela higienização de todos os veículos antes de ingressarem na Planta, medição de temperatura diária em colaboradores e terceiros, além da distribuição de álcool em gel em todos os setores e locais comuns para assegurar que todos estejam protegidos.
A produção foi diretamente impactada pela redução do volume de vendas, impulsionado pela paralisação do setor automobilístico, ocasionando uma reação em cadeia para muitas empresas. A Birla Carbon vem trabalhando intensamente junto aos seus parceiros e clientes visando encontrar soluções para enfrentar a crise gerada pela pandemia do COVID-19, embora a empresa tenha sido afetada pela redução da sua capacidade de produção.
Com o lema “Compartilhe a Força”, a Birla Carbon tem como Propósito manter-se firme diante das adversidades, buscando a colaboração interna e de seus parceiros para vencer mais esse desafio.
Pensando no impacto da pandemia na comunidade local, a Birla Carbon também contribuiu com a doação de um respirador hospitalar em parceria com a FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) destinado à rede hospitalar do Estado. Durante o mês de abril todos os seus colaboradores e dependentes participaram da Campanha de Vacinação contra Gripe H1N1, sendo essa uma das ações da empresa com foco na proteção da saúde de sua força de trabalho e família.
Os colaboradores em atividade home-office desde 23.03.2020, tiveram a primeira experiência com essa modalidade, conforme previsto na Medida Provisória publicada para o período de calamidade e, para também auxiliar no desempenho das atividades durante o período da pandemia, a área de Recursos Humanos estabeleceu um canal de comunicação semanal, através de reunião virtual com as lideranças da empresa, para discutir sobre as rotinas de trabalho, preocupações das equipes e boas ideias para ajudar a empresa e seus colaboradores a enfrentarem o momento. Além disso, recentemente a empresa instituiu um programa de testagem em massa do COVID-19 entre seus colaboradores, o teste realizado é o RT-PC que é considerado o padrão ouro no diagnóstico da COVID-19, como forma de monitorar a saúde e a segurança dentro e fora das suas instalações.
Para a Coordenadora de Recursos Humanos, Priscila Centrone “o momento requer a contribuição de todos para administrar as adversidades e situações nunca vivenciadas anteriormente. Nossa maior preocupação é manter os empregados em segurança e bem informados, para que eles também levem essa consciência para seus lares, ainda que tenhamos pessoas que precisam trabalhar nas fábricas pela natureza das atividades e outros trabalhando a distância. No final, todos tem a mesma importância e estão sendo fundamentais nesse momento atípico para todos nós”.
Como reforço no apoio aos colaboradores e terceiros, a Birla Carbon também disponibilizou o contato da área de medicina do trabalho para todos, de modo a assegurar que dúvidas sejam sanadas quanto a sintomas ou situações de outra natureza relacionadas à saúde e segurança. Além disso, no último mês a Birla Carbon também lançou o Procedimento de Proteção no Trabalho contra o COVID-19, um guia de comportamento no ambiente de trabalho para evitar o contágio, compartilhado com todos os seus colaboradores e representantes de empresas terceirizadas, em todas as suas unidades no Brasil.
O Comitê da Birla Carbon vem trabalhando forte e sempre aliado aos protocolos para garantir o retorno das atividades administrativas visando a segurança e integridade dos seus colaboradores e familiares.
Air Liquide Brasil intensifica ações de cuidado e proteção de vidas durante a pandemia
Indústria química do setor de gases industriais e medicinais tomou uma série de medidas para manter suas operações em segurança e preservar a vida de colaboradores, prestadores de serviço, pacientes e clientes em geral.
A Air Liquide Brasil, um líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, tem tomado diversas medidas para manter de forma segura as suas atividades e, principalmente, preservar a vida e saúde de seus colaboradores, prestadores de serviço, pacientes atendidos em suas operações na área da Saúde e clientes em geral, tendo em vista o cenário de pandemia provocado pela Covid-19. A empresa, inclusive, tem prestado um atendimento essencial neste período de emergência, instalando e fornecendo oxigênio e outros gases medicinais a hospitais de campanha erguidos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil,para atender exclusivamente aos infectados pelo novo coronavírus.
Com mais de 1.200 funcionários distribuídos em mais de 73 municípios em todo o País, a Air Liquide Brasil adotou as seguintes medidas em relação aos seus colaboradores:
- Adoção do home office para todos os funcionários cuja atividade possibilite o trabalho remoto, disponibilizando notebooks para quem ainda não possuía. A medida foi implantada para todas as unidades da empresa no País
- Para os funcionários que continuam desempenhando funções operacionais nas unidades, reforço da exigência de uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), seguindo os procedimentos já vigentes e implementando orientações de higienização e EPIs específicos para a pandemia
- Uso obrigatório de máscaras para todos os colaboradores que estão nas filiais
- Reuniões online realizadas semanalmente pela alta direção para reforço das orientações gerais de proteção e atualização de informações sobre a Covid-19 e seus impactos para as atividades da empresa
Atenção especial às equipes que estão na linha de frente
A Air Liquide Brasil produz e distribui oxigênio para hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde em todo o País. E ainda, por meio da atividade VitalAire, a marca internacional do Grupo Air Liquide para serviços de assistência à saúde em domicílio, pacientes com doenças crônicas são atendidos por equipes multidisciplinares em suas residências, contando com as condições necessárias para a realização dos seus tratamentos em casa.
À frente desses serviços, estão motoristas, ajudantes, fisioterapeutas e outros profissionais, em relação aos quais a Air Liquide Brasil adotou as seguintes medidas:
- Como fez em relação aos funcionários de áreas administrativas e operacionais, reforço quanto às orientações para uso de EPIs e normas de higienização
- Disponibilização de máscaras PFF2 para estes profissionais que atuam na linha de frente, com riscos de maior exposição
- Garantir álcool 70% nos veículos das equipes que têm contato com pacientes
- Garantir que motoristas, ajudantes e fisioterapeutas utilizem o álcool 70%, após cada atendimento
- Reforçar a importância de lavar frequentemente as mãos com água e sabonete
- Reforço da orientação para que, quando não estiverem usando as luvas de raspa (que já protegem contra contaminação), utilizem luvas de procedimento (látex) dentro da residência de pacientes, evitando assim que não se contaminem e nem se tornem agentes de contaminação
- Garantir sempre a utilização do saco branco leitoso nos recolhimentos de equipamentos
- Orientação para que informem imediatamente ao seu gestor direto quando houver qualquer suspeita ou confirmação, pelo paciente ou familiar, sobre contaminação com coronavírus
- Acompanhamento próximo dos prestadores de serviços que atendem à Air Liquide Brasil
Solidariedade
Além das medidas protetivas em relação à saúde de seus funcionários e demais públicos com os quais se relaciona, a Air Liquide Brasil tem incentivado ações de solidariedade para com as populações mais vulneráveis neste período de pandemia. A empresa está dobrando o valor doado pelos colaboradores para apoio a projetos sociais que estejam necessitando de ajuda ou que estão empenhados no enfrentamento a essa situação de emergência.
Happy hour virtual
Para unir os colaboradores e proporcionar momentos de relaxamento e descontração em meio ao isolamento social, a Air Liquide Brasil também tem promovido happy hours virtuais. Geralmente realizados às sextas-feiras, os encontros online trazem atrações como as bandas de alguns funcionários da própria empresa, o que contribui para dar visibilidade e valorizar os talentos "de casa".
Sobre a Air Liquide Brasil
A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e soluções para a indústria e a saúde e também uma das 150 empresas mais inovadoras do País, onde atua desde 1945. Empregamos aproximadamente 1.200 profissionais, distribuídos em mais de 73 localidades, que abastecem mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos nos setores que abrangem a saúde hospitalar e domiciliar, atendendo às crescentes demandas e necessidades do país em um compromisso sustentável e de longo prazo. Em 2019, a receita da região das Américas foi de € 8,4 bilhões, o que corresponde a 40% do total de receitas do setor de Gás e Serviços do Grupo.
* Conforme ranking "Valor Inovação Brasil".
Sobre o Grupo Air Liquide
Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 67.000 empregados e atende mais de 3,7 milhões de clientes e pacientes*. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.
A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e contribuir para a sustentabilidade. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de suas pessoas, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos de interesse.
As receitas da Air Liquide somaram 22 bilhões de euros em 2019 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.
Informações para Imprensa
R&F Comunicação Corporativa
Erick Santos - esantos@rodrigues-freire.com.br
Isabel Rodrigues - irodrigues@rodrigues-freire.com.br
(11) 3628-5080
Coronavírus (Covid-19) - O que a Votorantim Cimentos está fazendo
Diante do avanço global da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Votorantim Cimentos tem tomado uma série de medidas visando a saúde e a segurança de seus empregados, familiares, prestadores de serviços, parceiros, clientes e comunidades nas quais atua. A empresa tem atuado, dia e noite, para proteger as pessoas do risco de contaminação do coronavírus, passando orientações, dando suporte e seguindo as recomendações das autoridades de Saúde.
Nas últimas semanas, a Votorantim Cimentos implantou uma série de ações preventivas em todas as localidades em que atua, como: monitoramento e acompanhamento da saúde dos empregados, reforço na higienização e limpeza dos locais de trabalho, áreas comuns e ônibus fretados, separação das pessoas e mudança na rotina dos refeitórios, uso de termômetros infravermelhos nas portarias das unidades, orientações de saúde e higiene para motoristas e transportadores, proibição de viagens a trabalho (domésticas e internacionais), cancelamento de treinamentos, reuniões e eventos, suporte técnico de telemedicina, apoio psicológico para empregados e familiares, proibição de visitantes estrangeiros e adoção de trabalho remoto (home office) para as áreas administrativas e corporativas, Comercial, equipes da Central de Relacionamento ao Cliente (CRC), do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), entre outras.
Nas unidades de produção da empresa, que incluem as operações de Cimentos, Insumos Agrícolas, Agregados, Argamassas, Cales e Fazendas, houve uma redução expressiva no número de pessoal em atividade, com a manutenção de contingentes mínimos que trabalham com cuidados reforçados de saúde, higiene e segurança. Os Centros de Distribuição (CDs) com baixo volume de produtos tiveram a operação suspensa e os demais operam com o menor número de pessoas possível.
Na operação de concreto Engemix, as filiais continuam atuando com o menor contingente de pessoas para atendimento de obras ainda em execução, de forma a garantir o abastecimento dos clientes e reduzir o impacto no setor de construção civil, grande gerador de empregos.
A Votorantim Cimentos segue monitorando diariamente a situação em todas as unidades e novas medidas poderão ser tomadas a qualquer momento.
De forma a contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o avanço do coronavírus e seus efeitos, a Votorantim anunciou que, por meio do Instituto Votorantim, atuará em duas frentes: está redirecionando os projetos atualmente em execução nos municípios em que as empresas da Votorantim estão presentes para focar em ações de combate à Covid-19; e anunciou um apoio financeiro adicional de R$ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil para a compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais de saúde.
As iniciativas terão apoio técnico e médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, organização apoiada historicamente pela Votorantim.
Adicionalmente, a Votorantim Cimentos também anunciou a criação de um fundo com recursos próprios para apoiar as comunidades vizinhas às suas operações no combate ao coronavírus. O fundo, que recebeu aporte inicial de R$ 5 milhões, será a fonte de recursos para atender aos pedidos que chegam de instituições, associações, ONGs e outras entidades públicas e privadas localizadas nos municípios onde a empresa atua.
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 13 bilhões em 2019. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br
Informações para a imprensa:
Assessoria de imprensa da Votorantim Cimentos
Oficina de Comunicação (62) 3225-4899
Sirlene Milhomem (62) 98176-0297 sirlene@oficinacomunica.com.br
Rosana Terra (62) 98207-5297 rosana@oficinacomunica.com.br
CETREL
Ciente da importância do seu papel para o pleno funcionamento do Polo Industrial de Camaçari – que reúne empresas cuja produção é essencial para fabricação de produtos utilizados em hospitais e na indústria de alimentos – a Cetrel vem adotando todas as medidas necessárias, desde o início da pandemia da COVID-19 (Coronavírus) para mitigar a sua disseminação. O objetivo dessas ações é cuidar da saúde das pessoas, da segurança industrial e da preservação do meio ambiente. A empresa vem acompanhando atentamente a evolução do cenário e vem seguindo todas as orientações e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das autoridades estaduais e municipais.
Destacando o seu compromisso com os integrantes, com os clientes, com os acionistas e com os fornecedores, a Cetrel entende que é fundamental que as operações que lhe são atribuídas sejam continuadas, pois muitos serviços essenciais para a sociedade dependem dessa atuação, sempre priorizando a saúde de nossos integrantes, prestadores de serviços, clientes e fornecedores, a segurança industrial, além de trabalhar focado na preservação do meio ambiente.
Dentre as medidas tomadas para evitar a disseminação e resguardar a saúde das pessoas, destacam-se o teletrabalho para funções administrativas, o reforço na higienização dos ambientes, limpezas adicionais em veículos, ações que garantam o adequado distanciamento social e a vacinação contra gripe. Ressaltamos também que estamos com um intenso programa de comunicação para integrantes e terceiros, buscando manter o moral elevado das equipes e o reforço nos cuidados individuais, com a família com os colegas e com a sociedade. Todos os integrantes e terceiros foram instruídos a comunicar imediatamente a área de saúde da empresa sobre qualquer caso suspeito ou confirmado para que as medidas adequadas sejam tomadas.
A empresa também está empenhada em contribuir com a sociedade, realizando contribuições para a compra de respiradores, doações de EPIs para o Corpo de Bombeiros de Camaçari e participa de fóruns de debate sobre a pandemia, à exemplo dos ocorridos na Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC).
OXITENO
A Oxiteno monitora a situação da Covid-19 e adotou, desde o início da pandemia, diversas medidas para mitigar seus impactos e seguir sua atividade, que é essencial para a sociedade e está diretamente ligada à prevenção da doença – por fornecer matérias-primas para a fabricação de produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e institucional, alimentos e medicamentos. Na primeira quinzena de março, a companhia suspendeu todas as viagens de avião por tempo indeterminado e estabeleceu que todas as demais só poderiam ocorrer em casos de extrema necessidade. Além disso, a empresa suspendeu visitas a clientes e fornecedores e adotou o home office para 100% do pessoal administrativo. Todas as pessoas consideradas de grupo de risco, tanto nos escritórios, como nas plantas, estão em suas casas. Na parte operacional, foram implementadas medidas adequadas às situações de cada local, incluindo operar com menor número possível de pessoas, maior distanciamento entre elas e reforço nas condições de higiene e limpeza.
A companhia também distribuiu máscaras reutilizáveis para colaboradores e terceiros de suas unidades no Mercosul e, ciente de que seu bem maior são seus funcionários, também está oferecendo assistência psicológica gratuita, por meio de uma empresa parceira, para colaboradores e seus familiares, em todos os países em que tem unidades fabris e escritórios, além de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe.
Para colaborar com a sociedade, a Oxiteno, juntamente com o Grupo Ultra, está atuando em diversas frentes para oferecer suporte nesse período difícil de pandemia, com doações de EPIs para profissionais de saúde, doações de glicerina para a fabricação de álcool glicerinado a 80% (que tem ação antisséptica), além de verba para fabricação de máscaras para o principal hospital da região em que está localizado seu centro de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos.
A companhia reitera que está acompanhando a evolução da pandemia no Brasil, e que seguirá as recomendações das autoridades locais sobre como e quando retornar a operar com toda a sua força de trabalho em suas fábricas e escritórios.
BAHIAGÁS
A IPC DO NORDESTE LTDA, vem adotando as seguintes medidas preventivas referente a pandemia da COVID-19 (Coronavírus):
A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás informa que, em razão da evolução da pandemia do novo coronavírus, adotou medidas preventivas a fim de preservar a saúde de colaboradores e clientes. Entre elas, a suspensão temporária do atendimento presencial do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na sede administrativa (Av. Magalhães Neto), a partir desta segunda-feira (23).Apesar desta suspensão, a Bahiagás mantém normalmente o atendimento aos clientes por meio de outros canais de comunicação. O contato pode ser feito por telefone (SAC: 0800 071 9111 / Emergência: 0800 284 1111) ou pelo Fale Conosco e Chat Online, ambos disponíveis no site da Companhia (bahiagas.com.br).
Seguem, abaixo, outras medidas adotadas:
- Suspensão temporária do atendimento presencial da Ouvidoria
- Implantação de trabalho home office para parte dos colaboradores
- Restrição de acesso do público externo às instalações da empresa
A Bahiagás salienta que tais medidas não impactarão o fornecimento de gás natural aos clientes. Inclusive, alguns profissionais da Companhia continuam exercendo atividades presenciais para garantir a continuidade do serviço, que é essencial, sobretudo, para empreendimentos estratégicos na luta contra o coronavírus. Entre eles, o Hospital Couto Maia, referência no estado no tratamento de doenças infectocontagiosas.
Além do Couto Maia, a Bahiagás fornece gás natural para outras unidades de saúde igualmente importantes neste momento. São elas: Hospital da Bahia, Hospital Sarah, Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral de Camaçari, Hospital Roberto Santos, Hospital Juliano Moreira e Hospital e Clínica São Matheus (Feira de Santana).
Para o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, as ações adotadas pela Companhia são parte de um esforço que deve ser de toda a sociedade e estão alinhadas às estratégias do Governo do Estado, que tem dado um exemplo de ação firme e coordenada. “A Bahiagás segue atenta ao andamento da pandemia e, assim como faz boa parte dos baianos, dá a sua parcela de contribuição no combate à disseminação do coronavírus por meio de medidas preventivas. Vamos, juntos, superar mais este desafio.
IPC DO NORDESTE LTDA
A IPC DO NORDESTE LTDA, vem adotando as seguintes medidas preventivas referente a pandemia da COVID-19 (Coronavírus):
- Home office está liberado. Embora não tenhamos nenhum colaborador na condição de home office que deve estar previsto em contrato, excepcionalmente estamos liberando em condição provisória e a ser avaliada pelo superior imediato. Para tal, o horário de trabalho permanece o mesmo, há necessidade de total disponibilidade assim como os recursos de PC, wi-fi, telefone, e Skype
- Manter um recipiente com álcool em gel em todos os setores
- Manter janelas abertas para circulação de ar
- Quando possível, manter portas abertas, para evitar que todos fiquem em contato com maçanetas
- Frequentemente fazer higienização com álcool em maçanetas, outros locais e objetos que há contato físico de outras pessoas
- Evitar aglomeração de pessoas, procurar deixar os colaboradores na distância mínima recomentada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de 1 metro
- Orientar e reforçar com os colaboradores sobre os cuidados, internos e externos, para evitarem contaminação pelo vírus
- Reuniões estão suspensas. Cancelar as reuniões programadas e não agendar novas. Uma alternativa é que sejam feitas via Skype ou outro recurso para conversação remota
- Idem para treinamentos
- Suspender visitas, preferencialmente que sejam tratadas por fone, Whats ou Skype
- Cancelar toda e qualquer viagem prevista por ônibus ou avião
- Disponibilizado álcool gel individual para higiene das mãos
- Logistica para acesso ao refeitório, evitando aglomeração e respeitando a distância recomendada
- Antecipação da vacinação contra gripe 2020
- O quantitativo da IPCNOR é pequeno, o que facilita as operações na fábrica e evita aglomeração de pessoas
BMD Têxteis
Tendo em vista o atual cenário mundial e brasileiro, em função da Pandemia do Coronavírus (COVID-19), seguem abaixo as primeiras medidas preventivas tomadas pela BMD Têxteis LTDA, Grupo Maccaferri:
- Todas as viagens aéreas nacionais e internacionais estão suspensas por tempo indeterminado
- Funcionários que retornarem de viagem internacional, deverão permanecer em home office por 15 dias, verificando se não há qualquer sintoma da doença
- Em caso de apresentarem os sintomas, deverão procurar um médico para realizarem eventuais exames e dirimirem quaisquer dúvidas
- Qualquer funcionário que apresente sintomas de gripe, deverá imediatamente comunicar seu superior e ficar afastado, de maneira a regressar somente após sua recuperação
- Adotar cumprimentos a distância
- Substituir reuniões presenciais, internas e externas, por reuniões online, sempre que possível
- Na necessidade de reuniões presenciais, preservar distância entre os participantes
- Em caso de contato com pessoas cujo diagnóstico é positivo para o coronavírus (COVID-19), informar o superior imediatamente a fim de realizar trabalho home office ou definir eventual isolamento
- Foram adotados junto aos parceiros, procedimentos nos meios que transportam os funcionários, como reforço nas higienizações dos veículos, janelas dos carros abertas, álcool em gel a disposição. Para o uso de táxi, foi definido o máximo de 2 passageiros por veículo
- Foram definidos grupos de almoço a fim de se evitar aglomerações
- Fazer uso do álcool nos dispositivos espalhados pela Fábrica
- Lavar as mãos com frequência
- Home Office para todas as funções cabíveis
- Férias coletivas para 90% da Fábrica no período de 30/03/2020 a 12/04/2020 (mantendo em funcionamento apenas o setor ligado ao Agronegócio)
- Férias de imediato para colaboradores e prestadores de serviços com idade superior a 60 anos. (afastamento ou férias com período igual ou superior a 30 dias a partir de 23/03)
Salientamos também que todas as medidas de higiene pessoal devem ser redobradas:
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e Lavar as mãos, por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool 70%
Braskem no combate à pandemia da Covid-19 na Bahia
A Braskem vem adotando todas as medidas necessárias com foco primordial na saúde dos Integrantes e na garantia da plena segurança de suas operações durante a ocorrência da COVID-19 (Coronavírus).
A companhia segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, com atualizações constantes nos procedimentos conforme evolução do cenário, e tomou as seguintes medidas preventivas: as viagens nacionais e internacionais e a participação presencial em eventos corporativos externos estão suspensos. Os funcionários estão orientados a fazer trabalho remoto e utilizar métodos de comunicação como videoconferência, Skype ou Teams, sempre que possível. Os encontros presenciais que sejam imprescindíveis à continuidade do negócio não podem aglomerar mais de 20 pessoas, que devem manter-se distantes entre si. Estão sendo realizadas campanhas internas e muita comunicação reforçando os cuidados pessoais, para com a família e com os colegas, e todos os Integrantes foram instruídos a comunicar imediatamente a área de saúde da empresa sobre qualquer caso suspeito para acompanhamento e, se necessário, afastamento por no mínimo 14 dias.
Nas áreas industriais, foi reduzido o contingente de pessoas trabalhando presencialmente. O grupo de vulneráveis, lactantes e gestantes trabalham remotamente, de casa. Em parceria com o Sindiquímica, a jornada de turno foi alterada temporariamente, de forma a deixar um turno de folga por 14 dias. As salas de controle estão com acesso restrito e houve reforço nos cuidados com o uso e higienização de rádios de segurança e equipamentos de proteção coletiva. Para orientar o distanciamento seguro nas passagens de turno entre operadores foi realizada demarcação nos pisos e rearrumação do ambiente de trabalho para evitar contato.
Como a higiene das mãos é a melhor forma de prevenção, foi disponibilizado álcool gel em locais onde não há lavatórios com água e sabonete líquido. Os laboratórios da Braskem passaram a produzir álcool líquido 70%, para uso interno na higienização. Além disso, foi aumentada a frequência da limpeza nos sanitários, vestiários, corrimãos, maçanetas, catracas e áreas de circulação.
Nos restaurantes foi feito escalonamento dos horários, espaçamento e reorganização das mesas para minimizar contato, embalagem individual de talheres e substituição dos utensílios de utilização coletiva a cada 20 minutos. O cardápio também mudou, priorizando alimentos quentes e de menor manipulação no preparo. No transporte, houve diminuição da ocupação em 50% e aumento na frequência da limpeza dos assentos, corredores, cortinas maçanetas, portas e painéis do veículo, na chegada e no retorno dos integrantes.
As empresas terceirizadas que prestam serviço nas dependências da Braskem estão recebendo orientações dessas diretrizes e práticas para garantir a segurança e a saúde coletivas. A Braskem suspendeu visitas de terceiros e fornecedores não rotineiros, com exceções daqueles que fazem parte da logística para continuidade do negócio, como por exemplo, motoristas de entrega de matérias-primas e insumos ou retirada de produtos. Pessoas oriundas de regiões com alta taxa de ocorrência do vírus devem respeitar a quarentena recomendada pelos órgãos de saúde.
A Braskem também está empenhada em contribuir com as comunidades do entorno, e em breve irá divulgar ações que ajudem a mitigar a disseminação do Coronavírus, em apoio às autoridades competentes.
É fundamental destacar, conforme carta aberta da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a importância da continuidade operacional da indústria química e petroquímica de modo geral, com segurança, para o combate à pandemia: “A indústria química é fornecedora estratégica e essencial de boa parte dos produtores de itens absolutamente essenciais para os serviços de saúde, combate à proliferação de doenças e garantia do bem-estar da população. Álcool em gel, luvas e equipamentos de proteção individual, anestésico, gases medicinais, detergentes, desinfetantes, descartáveis em geral, equipamentos hospitalares e alimentos e produção usados para sua conservação, entre tantos outros itens, são fabricados a partir de diferentes produtos químicos.” Conteúdo completo no link http://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/8648
CONTINENTAL
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, está monitorando de perto a escalada global da COVID-19. Para a proteção de nossos funcionários e em resposta aos ajustes de produção de nossos clientes, estamos gradualmente adaptando a produção em nossas fábricas de pneus em todo o mundo para essa nova realidade, inclusive no Brasil.
Desde o surgimento dos primeiros casos no Brasil, seguindo as orientações das autoridades, a companhia adotou e reforçou as recomendações de higiene e as precauções para o combate à doença junto aos nossos colaboradores na fábrica.
A prioridade na planta de Camaçari são as pessoas, a saúde e a segurança dos colaboradores. Por isso, a partir de sábado (28/03), a fábrica da Continental Pneus entrará em férias coletivas, por quinze dias, para colaborar no esforço para a contenção da expansão do vírus. Desde o dia 23/03, a empresa procedeu a liberação de colaboradores em grupo de risco.
Estamos comprometidos em minimizar o impacto de qualquer modificação temporária da produção. Assim, estamos fazendo esforços dentro do possível para manter estoques em níveis compatíveis com a demanda atual e das próximas semanas. No entanto, gostaríamos de enfatizar que a situação permanece dinâmica e pode sofrer alterações a qualquer momento.
A Continental Pneus informa ainda que adotou todas as precauções necessárias para garantir um ambiente seguro aos profissionais que continuarão exercendo atividades estritamente essenciais nesse período.
KORDSA
A Kordsa concedeu férias coletivas para seus colaboradores de 25/03 a 07/04
ELEKEIROZ
As medidas de prevenção adotadas pela Elekeiroz, até este momento, são:
- Trabalho em Home Office para os cargos administrativos e de liderança
- Equipes operacionais trabalhando em escala reduzida
- Incentivo aos colaboradores que utilizem o veículo particular, e assim evitar a utilização do Pool
- Colaboradores que apresentarem sintomas de gripe, não devem comparecer a empresa por pelo menos 14 dias, até autorização do RH
- Colaboradores que fizeram viagem para outros países só poderão comparecer a empresa após sete dias de retorno
- Colaboradores de tiveram contato com pessoas infectadas ou que realizaram viagem ao exterior deverão ficar em observação e retornar após autorização do RH
- Disponibilizado Álcool em Gel nos setores e áreas de circulação
- Disponibilizado questionário na portaria, para realização de triagem de acesso para terceiros e visitantes
- Reuniões limitadas apenas às imprescindíveis, e com o numero máximo de 08 participantes
- Refeitório com horário estendido, para evitar aglomerações
BRACELL
A Bracell, seguindo todas as orientações e recomendações governamentais e da Organização Mundial da Saúde, informa que intensificou todas as medidas preventivas para evitar a entrada e a proliferação do vírus Covid-19 em suas dependências na Bahia (em Camaçari, Alagoinhas, Entre Rios e Inhambupe). Ações também tomadas na Bracell São Paulo, incluindo o Projeto Star em Lençóis Paulista (SP).
Dentre as medidas preventivas, em vigor desde o início de março, estão a suspensão das viagens nacionais e internacionais de colaboradores a trabalho, a entrada de visitantes no ambiente da empresa, a massificação de informações visando a conscientização de colaboradores e prestadores de serviço, além de ações que visam a redução de circulação e aglomerações em suas dependências.
A Bracell informa ainda que instituiu um Comitê, que se reúne diariamente, especialmente designado para definir as diretrizes e ações e monitorar os cenários regional, nacional e internacional, de forma a antecipar novas decisões e medidas para garantir a segurança de seus colaboradores e dos moradores das comunidades onde está inserida.
A empresa segue atenta e com o compromisso de garantir a saúde dos nossos colaboradores, fornecedores e parceiros, a qualidade dos nossos produtos e o cumprimento dos prazos e cronogramas. É um valor inegociável para a Bracell trabalhar com responsabilidade diante de todas as nossas partes interessadas.
DETEN
São essas as medidas tomadas pela Deten:
- Instalação do Comitê de Crise
- Suspensos temporariamente: Viagens a trabalho; eventos e reuniões presenciais e simulados de emergência; auditorias; visitas técnicas e gerenciais
- Empregados voltando de viagens em férias ou a trabalho deverão entrar em contato com o Coordenador, Setor Médico ou NRH antes do retorno, para avaliação da equipe Deten
- Colocamos grande parte dos empregados da área administrativa para trabalhar em home office
- Emitimos (via site Deten www.deten.com.br), para os stakeholders, mensagem informando sobre home office e disponibilizando telefone para eventuais contatos
- Os empregados com sintomas de gripe/resfriado devem permanecer em casa, manter contato com seu médico e contatar o Coordenador e o Serviço Médico da Deten
- Ampliamos o período para adesão à vacinação voluntária contra o vírus da Gripe (até 18/3), a fim de salvaguardar a saúde dos empregados
- Reforçamos as ações de limpeza em corrimões, catracas, maçanetas e nas salas
- Os empregados devem evitar participar de reuniões externas (fora da Deten), dando preferência a meios alternativos como teleconferência ou videoconferência
- Realizamos palestra sobre o tema, com recomendações de prevenção, no auditório, segunda-feira (16/3) para toda a força de trabalho da Deten. Participaram o médico do trabalho, a enfermeira do trabalho e o coordenador de RH da Deten
- Colocação e distribuição de material informativo nos ônibus e micro-ônibus que compõem a frota do Pool 1, Adm e Turno
- Disponibilização de dispenser com álcool em gel, em todos os ônibus e micro-ônibus, instalado logo na entrada dos veículos
- Higienização dos ônibus e micro-ônibus, sempre ao término de cada viagem, com uso do álcool 70%, hipoclorito e produtos outros que ajudam na limpeza
- Maior frequência na limpeza do ar condicionado, que será feita a cada 05 (cinco) dias
- Os motoristas estão orientados a não recepcionar os usuários na porta do veículo, ficando em sua cadeira, ou seja, ao volante
- Todos os motoristas serão vacinados contra a gripe comum
- Todos os treinamentos e reuniões envolvendo os motoristas e equipe de apoio foram suspensos
- Os ônibus que servem ao Pool I, regime Adm, não serão utilizados nos finais de semana e feriados, para outros atendimentos, num prazo inicial de 03 (três) semanas. Os micro-ônibus do Turno já são de uso exclusivo
- Uso de EPIs para todo pessoal da limpeza, quando da execução da higienização dos ônibus e microônibus
PETROBRAS
Estamos todos atentos aos impactos da pandemia do Covid-19. E a Petrobras vem tomando todas as medidas de prevenção para contribuir com o combate ao novo coronavirus em nosso país. A companhia entende a importância de adotar tais medidas para proteger vidas. O momento é de cuidado, conscientização e superação. Conheça as principais medidas já adotadas:
- Intensificamos o teletrabalho em todas as atividades que podem ser realizadas de forma remota. Também atuam em teletrabalho todas as pessoas do grupo de risco, em qualquer atividade. Orientamos nossos fornecedores de serviços a tomar as mesmas medidas
- No embarque para unidades offshore, estão sendo aferidas as temperaturas de todos e reforçadas as orientações de saúde. Caso algum colaborador a bordo apresente sintomas, ele será imediatamente desembarcado e haverá acompanhamento para todas as pessoas que tiveram contato próximo
- Pessoas voltando de viagens ao exterior a trabalho ou em férias ficarão em quarentena, realizando atividades em home-office
- Suspendemos todas as viagens para o exterior. Em território nacional, mantemos apenas aquelas estritamente necessárias, com todos os cuidados prévios e orientações de saúde
- Suspendemos eventos e reuniões presenciais com mais de 20 pessoas e intensificamos as reuniões online
- Intensificamos as rotinas de limpeza, o atendimento de saúde e as orientações aos colaboradores para que todas as medidas preventivas sejam tomadas
Essas iniciativas preventivas estão alinhadas às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e visam a contribuir com os esforços de toda a população e das autoridades para mitigar os riscos, reduzir a circulação nos espaços públicos, mantendo as pessoas em suas casas. Estamos avaliando diariamente a necessidade de novas medidas, com o suporte de um comitê especial permanente que foi criado para acompanhar a evolução do quadro de saúde mundial causado pelo novo coronavírus.
WHITE MARTINS
A White Martins vem adotando as seguintes medidas preventivas:
- Implementação de um plano de contingência em todas as suas unidades, adequado à realidade de cada região
- Restrição de viagens, reuniões presenciais, visitas, eventos diversos (auditorias, treinamentos, etc.)
- Adoção do regime remoto de trabalho para algumas funções administrativas, bem como flexibilização ou revezamento de horários
- Monitoramento dos casos de funcionários suspeitos ou de grupos de riscos, bem como de seus familiares
- Abertura de canais corporativos exclusivos objetivando uma maciça divulgação e multiplicação de informações referentes ao COVID-19
BASF
O Complexo Químico da BASF em Camaçari está monitorando de perto a situação e avaliando continuamente as possíveis consequências para os seus negócios, tendo em vista a severidade, disseminação e duração do surto. A companhia valoriza muito a saúde e segurança das pessoas na BASF e por isso, tem adotado medidas relevantes de controle contra o vírus em nossa fábrica, dentre elas, estimulamos as pessoas a trabalharem de casa, replanejamos alguns eventos internos e externos e reforçamos a rotina de limpeza de espaços no site.
Estão sendo tomadas medidas extras de higiene em escritórios e fábricas como: aumento da frequência de limpeza, disponibilização de álcool gel, reposição dos filtros de ar condicionado, entre outras. A BASF reitera seu compromisso com a saúde e segurança de seus colaboradores, com a comunidade do entorno de suas operações e com a sustentabilidade de seus negócios.
TRONOX
Estamos adotando nas unidades do Brasil as diretrizes globais, divulgadas em comunicados do próprio CEO. Eis um resumo:
- Acompanhamento contínuo do quadro, e adoção das medidas necessárias de acordo com as mudanças de cenário
- A Tronox mantém um foco inabalável na segurança de nossos funcionários e das operações
- Foi adotado o teletrabalho, sempre que a função permitir, com o objetivo de minimizar ao máximo as interações pessoais
- Triagem de funcionários e contratados quando eles entram em nossos sites, planejada para minimizar exposições potenciais dos funcionários e preservar nossa capacidade de continuar as operações.Todas as pessoas que entram nas plantas (incluindo empregados, contratados, transportadores de cargas e visitantes) são questionados sobre: Sintomas visíveis de gripe, Visitas recentes a áreas de alto risco, Exposição recente a alguém com sintomas de gripe
- Todos as visitas externas não essenciais foram suspensas, inicialmente até 13 de abril. Os empregados devem limitar as visitas a outros sites em sua região
- Reuniões e viagens: todas as viagens foram interrompidas, inicialmente, até 13 de abril; Restrição da participação em eventos externos, incluindo reuniões; em substituição a reuniões presenciais, está sendo usado sistema digital de teleconferência
- Saúde e bem-estar dos empregados:
- Não venha trabalhar se estiver doente
- Se você entrou em contato com uma pessoa infectada, observe as quarentenas voluntárias / obrigatórias impostas nos seus países
- Se as responsabilidades permitirem, discuta opções de trabalho flexíveis com o seu supervisor / líder de RH
- Se um empregado apresentar sintomas semelhantes à gripe ou for enviado para testar o COVID-19, os supervisores devem fazer uma avaliação de risco e tomar as ações relevantes, que podem incluir a notificação e o envio para casa de colegas que tenham tido contato próximo
- Grupo de Corrida dos Empregados da Tronox - Suspendeu treinos de rua, mas toda semana a Absolute Run (empresa de consultoria esportiva que acompanha o grupo) posta orientações no Instagram sobre como manter as atividades físicas durante o isolamento, utilizando objetos disponíveis dentro de casa
- Ginástica Laboral - As sessões de ginástica laboral foram suspensas, mas para atender aqueles empregados que não podem ser incluídos no sistema de teletrabalho, principalmente as equipes de Manufatura, as sessões foram substituídas pela orientação de que usem com mais frequência o espaldar - equipamento instalado em diferentes áreas da empresa para que os empregados façam alongamento. Cartazes mostram como alongar membros inferiores e superiores
- Comunidade: foram suspensas as atividades do Clube de Leitura Tronox, Projeto Melhor Idade e Escola de Futebol
ULTRACARGO
Saúde e segurança são valores fundamentais para a Ultracargo e estão refletidos em cada decisão que tomamos. Por isso temos adotado ações preventivas em nossas instalações, visando evitar a propagação do Covid-19, resguardar nossos colaboradores e seus familiares, a comunidade no entorno de nossas operações, clientes, parceiros e o sistema de saúde do País.
Prestamos serviços essenciais para a sociedade, uma vez que integramos a cadeia de fornecimento e abastecimento de combustíveis e matérias-primas fundamentais para a população. Por isso, temos a responsabilidade de manter as nossas operações ativas, visando garantir o abastecimento neste momento tão delicado.
Abaixo as principais iniciativas adotadas pela empresa:
- Instalação de Comitê de Crise Ultracargo, com reuniões diárias, que contam com a participação dos executivos da empresa e de especialistas em segurança e saúde
- Criação de um canal de comunicação para que os colaboradores informem imediatamente sintomas e/ou contato com pessoas que estiveram em área de risco ou diagnosticadas com o coronavírus (COVID-19)
- Comunicação diária, nos diversos canais de comunicação interna da companhia, incluindo realização de Diálogos Diários de Segurança (DDS) com dicas de prevenção e divulgação de aplicativos e canais oficiais para tirar dúvidas
- Modelo de home office para a maior parte dos colaboradores administrativos, sem colocar em risco a continuidade de nossas operações, em especial priorizando Grupos de Risco (gestantes, diabéticos, pessoas que utilizam imunossupressores e pessoas em tratamento oncológico) ou que residam com pessoas com doenças crônicas
- Em áreas com atividades críticas, realizamos a divisão das equipes em Times A e B, sendo que o Time B está atuando em home office e poderá substituir o Time A se necessário
- Utilização de termômetro digital, para medição de temperatura de todo o contingente de empregados, próprios, de terceiros, motoristas, inspetoras e outros públicos, na entrada de nossos terminais. Em caso de alteração de temperatura, o colaborador é orientado a buscar atendimento médico
- Uso de máscara, luva de procedimento, álcool gel e papel toalha para acesso a bordo e demais áreas do píer
- Suspensão das viagens aéreas
- Cancelamento de todos os eventos internos e participação em eventos externos
- Suspensão de reuniões com participantes externos
- Treinamento sobre práticas de segurança e saúde, específicas ao tema COVID-19, para 100% (cem por cento) dos times operacionais
- Definição de regra de máximo de 5 pessoas por sala, com janelas e portas abertas, e distanciamento de 2m entre eles, no caso de treinamentos obrigatórios relativos às regulamentações normativas e integração de terceiros
- Reorganização das cadeiras dos refeitórios, aumentando o espaço entre elas, e alocação de colaborador para servir as refeições, evitando o manuseio coletivo das pessoas com bandejas, pegadores, talheres, pratos etc
Paranapanema adota ações de combate à propagação do COVID-19
A Paranapanema, líder brasileira na produção de cobre, e com três unidades industriais em Santo André, São Paulo; Dias D’Ávila na Bahia e Serra no Espírito Santo, vem acompanhando com muita atenção o avanço dos casos de COVID-19 em todo o mundo e principalmente no Brasil.
Nossa prioridade é zelar pela segurança dos profissionais que atuam nas nossas unidades, e seguindo as recomendações das autoridades brasileiras, adotamos uma série de ações nas nossas três unidades dentro de um programa amplo de combate à propagação do COVID-19.
As ações procuram incentivar boa parte dos nossos colaboradores a trabalharem no sistema de home office e envolvem também as áreas de transporte, acesso as unidades por terceiros e colaboradores, restaurantes e outras áreas em comum, bem como a constante divulgação de informativos e orientações diárias sobre essas ações e dicas de como tentar evitar a propagação do vírus.
A seguir, a lista detalhada das ações:
- Todas as visitas nas unidades estão canceladas por tempo indeterminado e as exceções precisam ser avaliadas e aprovadas pela diretoria
- As viagens a trabalho foram cancelada
- Para as viagens pessoais a recomendação é que também sejam adiadas
- Os funcionários que porventura estavam fora da empresa por viagem ou aqueles que estão retornando de férias, antes de voltarem para as unidades precisam entrar em contato com o Serviço de Saúde PMA para receberem as orientações médicas
- Em todas as unidades, os colaboradores que podem adotar o trabalho remoto foram devidamente colocados para atuarem a partir de suas residências até a próxima sexta-feira, 3 de abril, a princípio
- Reuniões apenas por áudio ou videoconferência e os treinamentos estão suspensos temporariamente
- Diariamente estão sendo produzidos materiais com orientações aos colaboradores que ficam nos refeitórios, nas portarias e nos ônibus e há banners com todas essas orientações em pontos estratégicos das unidades
- Há disponibilidade de álcool gel em dispensers colocados pontos estratégicos de todas as unidades para uso durante todo o tempo de trabalho
- Todos os colaboradores ou terceiros que têm acesso as unidade têm sua temperatura corporal aferida por técnicos de enfermagem. No caso de temperatura elevada o profissional é imediatamente encaminhado o Serviço de Saúde PMA
- Os auditórios, as salas de reuniões e a biblioteca foram temporariamente fechados para evitar aglomerações
- Somente alguns banheiros estão abertos para garantir a intensificação da limpeza
- No restaurante, o uso de pegadores foi abolido com as porções de saladas colocadas individualmente para uso e as guarnições sendo servidas diretamente pelos funcionários da empresa terceirizada. Há também a recomendação para que os colaboradores utilizem de forma rápida o refeitório. A orientação é que terminem o período de almoço ao ar livre e evitem as aglomerações
- No transporte, o horário de saída dos fretados foi alterado e adiado em 20 minutos para se evitar aglomeração nos vestiários
- Todas as medidas visam dar mais segurança para todos os colaboradores da Paranapanema nessa jornada pelo combate à propagação do COVID-19
KNAUF
A Knauf do Brasil está seguindo todas as recomendações governamentais para manter a saúde e a segurança de seus colaboradores e funcionários da fábrica de Camaçari.
DOW
A Dow continua a monitorar de perto a situação do COVID-19. A saúde e a segurança dos nossos funcionários e da comunidade segue sendo nossa prioridade número um. E é por isso que a Dow decidiu por implementar novas medidas em relação ao surto de Covid-19.
Baseado na rápida propagação da doença, a companhia está recomendando trabalho remoto a todos os empregados cuja função permita trabalharem de casa. Igualmente, decidimos por postergar todas as viagens, reuniões e treinamentos que não sejam críticas para o negócio ou operação até prévio aviso.
A unidade da Dow em Candeias está operando com a quantidade mínima de efetivo necessária para manter as atividades críticas para operação do site e, adicionalmente, novas medidas foram implementadas para assegurar a saúde e a segurança desses funcionários que seguem na operação, como procedimento de aferição de temperatura obrigatório antes de acessar a unidade, adoção de práticas de distanciamento social, intensificação nos procedimentos de limpeza e higienização, reforço da campanha interna de orientação que aborda a profilaxia necessária, entre outros.
Essas medidas estão alinhadas aos planos de contingência da companhia que visam monitorar e minimizar potenciais impactos nas nossas operações. Com isso, continuaremos engajados em seguir entregando produtos a nossos clientes para evitar o desabastecimento de cadeias de valor críticas. Destacamos que a planta da Dow em Candeias produz insumos para cadeias de valor essenciais como a de produção de alimentos, artigos de higiene pessoal, medicamentos, entre outros. Na Dow, seguimos comprometidos com a segurança dos nossos funcionários e de toda a comunidade de Candeias.
Além disso, a Dow continua seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e os Governos à medida em que gerenciamos diariamente as atividades da companhia. Adicionalmente, seguimos todas as legislações e restrições locais dos países em que operamos em todo o mundo.
BAYER
Há várias semanas, a Bayer acompanha a evolução dos casos de COVID-19 em todo o mundo e segue atenta às análises e recomendações das autoridades de saúde como forma de direcionar esforços e inteligência para a tomada de decisões e implementação das medidas necessárias.
Para a companhia, a prioridade é proteger a segurança e o bem-estar de seus profissionais, bem como o das comunidades em que atua. Assim, vem realizando mudanças profundas para minimizar os riscos de infecção em todas unidades da empresa.
Os colaboradores da Bayer são incentivados a trabalhar em casa. Para os profissionais que só podem desempenhar suas funções dentro das instalações da empresa, foram implementadas práticas aprimoradas de segurança e distanciamento social.
A Bayer é uma empresa focada em Ciências da Vida, portanto, tem com a sociedade o compromisso de oferecer insumos básicos que contribuem para o cuidado com a saúde e alimentação da população. Para garantir a continuidade das operações e evitar a quebra de abastecimento, há pessoas em funções estratégicas para a produção que estão nas unidades produtivas. Para esses colaboradores, foram adotadas medidas de segurança como:
- Garantir o menor número possível de indivíduos circulando pelas unidades; em Camaçari, diminuímos em mais de 50% os colaboradores Bayer e terceiros da nossa unidade,
- Distanciamento de ao menos dois metros entre as pessoas em espaços de trabalho e refeitórios,
- Recomendação para não permanecer mais de 15 minutos em locais fechados com outros colaboradores,
- Higienização constante dos ambientes, uso da etiqueta de higiene (como cobrir com o antebraço ou lenço descartável os lábios e narinas ao tossir e espirrar)
- Distanciamento social
- Em todas as unidades, é realizada a medição de temperatura com termômetros digitais em todas as pessoas que entrarem nas dependências da Bayer
- Estamos atentos às especificidades de cada uma das localidades em que estamos presentes e trabalhando para adotar todas as medidas necessárias para assegurar a continuidade de nossos negócios e operações. Temos como objetivo garantir a sustentabilidade da entrega de produtos e serviços para hospitais, médicos, pacientes, consumidores e agricultores
FORD
A Ford irá suspender temporariamente a produção em suas fábricas no Brasil – Camaçari (BA), Taubaté (SP) e na unidade da Troller em Horizonte (CE) – e na fábrica de Pacheco, na Argentina, em resposta ao crescente impacto do coronavírus (COVID-19) na América do Sul. A medida entra em vigor no Brasil em 23 de março e na Argentina no dia 25 de março, e tem como objetivo principal manter os funcionários em segurança e ajudar a limitar a propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes.
Desde o início do surto do coronavírus, a Ford vem tomando todas as medidas possíveis para minimizar o impacto da doença, adotando o trabalho remoto (com exceção das funções críticas que não podem ser realizadas fora das instalações da empresa), limitando os visitantes nas fábricas e escritórios e aumentando a frequência da limpeza nas instalações, entre outras.
No Brasil, a suspensão temporária da produção nas unidades da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), assim como na fábrica da Troller em Horizonte (CE), entra em vigor no dia 23 de março, com a retomada das atividades programada para 13 de abril. Na Argentina, a produção na unidade de Pacheco será paralisada em 25 de março e as operações serão reativadas no dia 6 de abril.
BAHIAGÁS
A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás informa que, em razão da evolução da pandemia do novo coronavírus, adotou medidas preventivas a fim de preservar a saúde de colaboradores e clientes. Entre elas, a suspensão temporária do atendimento presencial do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na sede administrativa (Av. Magalhães Neto), a partir desta segunda-feira (23/3).
Apesar desta suspensão, a Bahiagás mantém normalmente o atendimento aos clientes por meio de outros canais de comunicação. O contato pode ser feito por telefone (SAC: 0800 071 9111 / Emergência: 0800 284 1111) ou pelo Fale Conosco e Chat Online, ambos disponíveis no site da Companhia (bahiagas.com.br).
Seguem, abaixo, outras medidas adotadas:
- Suspensão temporária do atendimento presencial da Ouvidoria
- Implantação de trabalho home office para parte dos colaboradores
- Restrição de acesso do público externo às instalações da empresa
A Bahiagás salienta que tais medidas não impactarão o fornecimento de gás natural aos clientes. Inclusive, alguns profissionais da Companhia continuam exercendo atividades presenciais para garantir a continuidade do serviço, que é essencial, sobretudo, para empreendimentos estratégicos na luta contra o coronavírus. Entre eles, o Hospital Couto Maia, referência no estado no tratamento de doenças infectocontagiosas.
Além do Couto Maia, a Bahiagás fornece gás natural para outras unidades de saúde igualmente importantes neste momento. São elas: Hospital da Bahia, Hospital Sarah, Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral de Camaçari, Hospital Roberto Santos, Hospital Juliano Moreira e Hospital e Clínica São Matheus (Feira de Santana).
VAMTEC GROUP
PRINCIPAIS AÇÕES VAMTEC GROUP: COVID-19:
- Manter fora do ambiente de trabalho todos os funcionários que se encontram no grupo de risco
- Cancelar todas as viagens e eventos por tempo indetermina
- Proibir reuniões com número superior a três pessoas (substituindo por videoconferência)
- Lavar e higienizar as mãos frequentemente e obrigatoriamente antes e após o registro do ponto eletrônico
- Proibir o acesso de terceiros nas dependências da empresa (restrito a funcionários)
- Realizar DDS única e exclusivamente para assuntos emergenciais e de conscientização sobre a pandemia. Esses devem ser realizados com grupos pequenos, respeitando a distância mínima necessária entre as pessoas (um metro)
- Garantir que nenhum funcionário do grupo utilize o transporte público no trajeto casa x trabalho (utilizar veículo próprio, carona solidária ou outro transporte oferecido pela empresa)
- Verificar necessidade dos setores do Industrial quanto a férias coletivas (acompanhar diariamente)
- Criar banco de horas para os funcionários em isolamento domiciliar que não estão de home office
- Estar atento quanto ao remanejamento dos funcionários para que não exerçam atividades que possam colocá-los em risco (checar conhecimento técnico e treinamento necessário para o exercício da função remanejada)
- Realizar o levantamento da quantidade de caminhoneiros em circulação, bem com o seu trajeto para a preparação de kit´s alimentícios (água, fruta, cereal, etc..), conforme jornada
- Reforçar, diariamente, sobre a inviabilidade dos motoristas descerem do caminhão dentro das unidade
- Verificar suporte de borracharia nas estradas para motoristas (levantamento dos pontos de atendimento)
- Realizar a higienização frequente das maçanetas, bebedouros, armários, geladeira, principalmente nos horários de maior circulação de funcionários, mantendo as portas abertas sempre que possível
- Deixar o máximo de portas abertas, evitando tocar nas maçanetas
- Higienizar máquinas da produção como, por exemplo, ponte rolante, entre outros
- Restringir o acesso dos restaurantes apenas a funcionários, intercalando os assentos para que seja mantida uma distância minima necessária (liberar um a cada dois assentos)
- Realizar constante monitoramento por parte dos TST (Técnico em Segurança do Trabalho) quanto ao manuseio de utensílios de cozinha por parte dos terceirizados
- Acompanhar, diariamente, o planejamento dos restaurantes das unidades no que se refere ao abastecimento de alimentos
- Reforçar sobre a necessidade de não conversar, rir, mexer nos cabelos ou outras atitudes no refeitório
- Reforçar sobre a necessidade de servir comida cozida (nunca crua) nos refeitórios
- Orientar restaurantes terceirizados a seguir às regras da VAMTEC quanto às medidas de prevenção
- Verificar possibilidade de redução de jornada e salário tanto PJ quanto celetista (presencial ou home office) com previsão até dezembro
- Reforçar, diariamente, sobre os cuidados necessários para prevenção da contaminação do vírus tanto para funcionários nas unidades quanto quem está de home office
- Levantar custo com cesta básica (substituir o ticket alimentação), evitando que o funcionário se desloque até os supermercados
- Realizar o acompanhamento dos funcionários com sintomas de gripe, oferecendo suporte, conscientizando-os quanto aos procedimentos orientados pela OMS
- Manter o setor de Gestão de Pessoas informado quanto aos funcionários com sintomas de gripe para acompanhamento
- Verificar quanto à condução da produção para os próximos dois meses considerando a possibilidade de extensão do período de crise
- Substituir self-service por entrega de marmitex prontos nos refeitórios
- Utilização de produtos de limpeza específicos para cada tipo de superfície de forma a garantir a assepsia das mesmas
- Utilização de viseira de proteção pelos Porteiros, profissionais com maior contato com público externo
- Pulverizar os ambientes com solução de cloro três vezes ao dia
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