
Projeto Empreendedoras Braskem capacita mulheres de Simões Filho e Camaçari
Promover a capacitação e incentivar o empreendedorismo com foco na geração de renda sustentável. Esse é o objetivo do Empreendedoras Braskem, que em 2024 realizou duas edições e certificou 91 mulheres em Simões Filho e Camaçari. Ao longo dos quatro meses de aulas ministradas pela Junior Achievement Bahia, são apresentados às participantes os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas.
Ao todo, foram 60 horas de aprendizagem em 20 encontros semanais. Durante as aulas práticas, as participantes tiveram a possibilidade de criar seus próprios produtos, elaborando relatórios, calculando lucro e passando por toda a experiência de ter um empreendimento real.
Uma das participantes da edição do projeto realizada em Camaçari, Amanda da Costa Nunes, 41 anos, comanda um negócio de fabricação de bolos junto com a irmã, Margarida da Costa Marques. As duas passaram a empreender por necessidade, após serem demitidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Para ela, o Empreendedoras Braskem ajudou a enxergar o potencial da empresa. “Aprendemos a calcular melhor o preço e a divulgar o negócio. Hoje a gente sabe quanto tempo gastamos na produção, quanto custa cada hora, melhorando a gestão da Cake Way”, ressalta.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o poder transformador do empreendedorismo é uma das grandes forças motrizes do desenvolvimento. “Por isso, a Braskem segue apostando em projetos e iniciativas que promovem o empreendedorismo, especialmente próximo às comunidades onde temos nossas operações industriais. É gratificante saber que essas ações ajudam a transformar vidas e mudar a realidade destes lugares”, garante.
Publicado em 1 de junho de 2025