
PIE – PROGRAMA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO
Programa realizado mediante Termo de Cooperação assinado entre o Cofic e as prefeituras de Camaçari e Dias D´Ávila, tendo as secretarias municipais de Educação como intervenientes.
O PIE tem por objetivo contribuir para o aprimoramento das práticas de ensino/aprendizagem dos professores e alunos das escolas públicas de Camaçari e Dias D´Ávila, por meio de cursos, oficinas pedagógicas, palestras, atividades socioeducativas e culturais que promovam a aquisição/atualização de conhecimentos, bem como o intercâmbio de experiências entre os participantes. Dentro das atividades do PIE são realizadas ações com os temas: educação inclusiva, incentivo à leitura, oralidade e escrita, primeiros socorros, gestão escolar, saúde mental e bem-estar emocional, sexualidade na infância e adolescência, palestras sobre carreiras técnicas dentro do ambiente industrial, visitas às empresas do Polo dentre outros. As atividades são realizadas de forma híbrida (presencial e remota).
Os quadros a seguir permitem uma visão geral das atividades realizadas em 5 anos:
2024
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 102 | 31 | 133 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 31 | 28 | 59 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 439 | 532 | 971 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 374 | 252 | 626 |
PAIS DE ALUNOS | 52 | 10 | 62 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 214h | 176h | 390h |
2023
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 81 | 34 | 115 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 14 | 18 | 32 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 303 | 403 | 706 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 198 | 250 | 448 |
PAIS DE ALUNOS | 0 | 23 | 23 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 202h | 253h | 455h |
2022
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 51 | 32 | 93 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 13 | 25 | 38 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 157 | 533 | 690 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 120 | 122 | 242 |
PAIS DE ALUNOS | 41 | 122 | 242 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 84h | 201h | 285h |
2021
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 64 | 29 | 93 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 29 | 28 | 57 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 375 | 267 | 642 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 254 | 65 | 319 |
PAIS DE ALUNOS | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 135h | 158h | 293h |
2020
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 65 | 32 | 97 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 25 | 18 | 43 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 337 | 295 | 632 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 64 | 20 | 84 |
PAIS DE ALUNOS | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | 78h | 64h | 142h |
Atividades realizadas em cinco (05) anos para educadores, alunos, pais e demais funcionários das escolas municipais de Camaçari e Dias D’Ávila.
• Alfabetização e Letramento
• Alfabetização voltada para os Descritores da Prova Brasil
• Aprendizagem Signi?cativa – interação entre novos conhecimentos e o conhecimento
• Avaliação
• Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes no Âmbito Escolar
• Comunicação não Violenta em Tempos de Pandemia da Covid 19
• Conectados com o Amanhã
• Conhecimentos e habilidades em plataformas digitais
• Construindo ações colaborativas em prol da inclusão escolar
• Cuidando da Saúde Mental e do Bem-estar Emocional
• Dinâmica dos Processos Grupais no Desenvolvimento Humano e Organizacional
• Distúrbios e dé?cit de aprendizagem dos alunos
• Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Temas e Fundamentos da Psicomotricidade
• Elaboração de Projeto
• Ensino Híbrido na Aprendizagem
• Entendendo o Tempo Humano da Adolescência e Mediação de Con?itos
• Formação em Desenvolvimento de Grupos.
• Fortalecimento de Equipes
• Gami?cação em Sala de Aula (02 turmas).
• Linguagem e Técnicas Básicas de Áudio/Podcast, Fotogra?a e Vídeo em dispositivos móveis
• Metodologia de Gestão para Coordenadores Pedagógicos
• Metodologias Ativas na Aprendizagem
• Multiletramento
• Negócios Sustentáveis
• O papel da família e da escola como rede de apoio à inclusão escolar
• O papel do Assistente de Classe
• Pilares da Gestão Escolar
• PNL - Programação Neurolinguística aplicada ao Ensino e à Aprendizagem
• Por que Trabalhar com Pesquisa na Educação Infantil
• Primeiros Socorros
• Processos Restaurativos para o Fortalecimento de Vínculos e Bem-Estar
• Responsabilidade sobre Metas
• Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com foco nas Competências e Habilidades
Dados consolidados em 05 anos do Programa:
CAMAÇARI | DIAS D’ÁVILA | TOTAL | |
ESCOLAS ENVOLVIDAS | 110 (92% da rede municipal incluindo a escolas comunitária | 32 (100% da rede municipal) | 142 |
ATIVIDADES REALIZADAS | 112 | 117 | 229 |
PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIO S ENVOLVIDOS | 1.611 | 2.030 | 3.641 |
ALUNOS ENVOLVIDOS | 1.010 | 709 | 1.719 |
PAIS DE ALUNOS | 93 | 76 | 169 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 713h | 852h | 1565h |
Publicado em 11 de julho de 2025