Projeto de Vida e Educomunicação Digital conclui edição de 2025 com bons resultados

Projeto de Vida e Educomunicação Digital conclui edição de 2025 com bons resultados

O Projeto de Vida e Educomunicação Digital encerrou o ano mobilizando 73 estudantes das escolas Anfrísia Santiago (Dias d’Ávila) e Edgard Santos (Camaçari) em seis meses de atividades voltadas à reflexão sobre seus projetos pessoais, o mundo do trabalho e a relação com a escola e a comunidade. Ao final das oficinas, os alunos produziram e apresentaram vídeos, fotografias e podcasts que repercutiram na comunidade escolar. A iniciativa é promovida pelo Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios e tem coordenação da Cipó Comunicação Interativa.

“A participação da escola em um projeto de educomunicação digital voltado para  o planejamento pessoal dos alunos, traz benefícios significativos. Integrar projeto de vida à educomunicação enriquece o currículo, conecta o conteúdo à realidade dos alunos e aumenta o engajamento com temas mais atrativos. Além disso, promove uma educação consciente, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas metas e seu papel na sociedade. A educomunicação também fortalece os vínculos com a comunidade e estimula a colaboração. Em suma, essa participação é essencial para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios futuros”, afirma Sarah Gomes, gestora da Escola Municipal Professora Anfrìsia Santiago, em Dias d’Ávila.

Nesta segunda edição o Projeto de Vida e Educomunicação Digital atendeu os adolescentes com diversas atividades formativas, incluindo oficinas quinzenais presenciais, encontros virtuais para acompanhamento na produção das peças e ainda a realização da Mostra de Comunicação. Paralelo, a Cipó também promoveu reuniões mensais virtuais com os gestores e coordenadores das escolas e coordenou o webinário para professores sobre o “Uso responsável de celulares na escola e na sala de aula”.

“Este ano, nós tivemos a felicidade de manter a parceria com a Escola Anfrísia Santiago, de Dias d’Ávila - uma escola que na primeira edição, em 2024, foi muito propositiva na mobilização com os seus estudantes. Em 2025, a gente continuou com muitos resultados positivos no campo formativo desses adolescentes no que compete aos seus projetos de vida, elaboração dos seus projetos de vida, fortalecimento das suas identidades juvenis e ainda tendo a felicidade de encontrar alguns estudantes que, se identificando com essa proposta formativa, terem a iniciativa de continuar esse trabalho junto à escola”, afirma Fernanda Colaço gestora Institucional e coordenadora de Projetos da Cipó.

Em Camaçari, Fernanda Colaço ressalta o comprometimento da Escola Edgard Santos, “não só por ter uma gestão comprometida com o acompanhamento do trabalho, mas também pelo comportamento e o engajamento dos estudantes no processo formativo. Foi uma surpresa muito boa ter encontrado uma escola que, assim como a Anfrísia Santiago, chegou muito comprometida e desejosa em estar realizando o projeto, as atividades formativas do projeto junto conosco. Em Camaçari, nós tivemos estudantes que também vão se identificando com o processo de educomunicação e entendendo que são capazes de produzir conteúdos sobre suas realidades. Então, a gente acaba tendo aí a produção de fanzines, revistas, fotos, vídeos, podcasts, que eles mesmos vão tendo a iniciativa de produzir para falar da sua escola, para falar da sua vida e das suas demandas infanto-juvenis”.

A avaliação final da coordenadora da Cipó é de que “os processos formativos em educomunicação são extremamente estratégicos para esses adolescentes nessa fase da vida: poder reconhecer e compreender as suas identidades quanto a gênero, raça, orientação sexual, religião, e o que as outras dimensões do projeto de vida trazem, que é a relação com a família, com a comunidade, com a escola e com os seus direitos. E aí, a contribuição é eles perceberem que, além de serem sujeitos de direitos, eles são capazes de produzirem seus próprios conteúdos, serem autores de narrativas onde eles vão trazer as demandas e seus olhares críticos sobre a sua realidade”.

Publicado em 15 de dezembro de 2025


Mais Notícias

Empresas e Instituições