Projeto Miniempresa capacita 103 empreendedores para criar os seus próprios negócios
A 4ª edição do Projeto Miniempresa na Comunidade encerrou o ano certificando 103 jovens empreendedores e impulsionando a criação de 10 miniempresas em Camaçari e Dias d’Ávila. Iniciado em junho, o projeto capacitou os participantes desde a concepção do negócio até o desenvolvimento de competências de gestão, com foco na geração de renda para a comunidade. Coordenado pela Junior Achievement Bahia, esta é uma realização do Cofic, por meio da Comissão de Responsabilidade Social, com patrocínio da Bayer, Basf, Braskem, Bracell, Cetrel, Elekeiroz, Indorama e Unipar.
“Este ano, o projeto alcançou um novo patamar ao realizar sua quarta edição de forma simultânea em Camaçari e Dias d'Ávila, ampliando ainda mais seu alcance e impacto social. Com o propósito de fomentar o desenvolvimento de atividades empreendedoras e incentivar a geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari, a iniciativa se consolida como uma importante ferramenta de transformação social”, afirma Vinícius Santos, coordenador de Projetos da Junior Achievement Bahia.
Em Dias d´Ávila, participaram do projeto este ano a Associação Servos do Kadosh, voltada para o acolhimento de crianças, e o Centro Territorial de Educação Profissional - Cetep. Em Camaçari, foram atendidos o Projeto Damas e Divas, com foco na formação e empoderamento de mulheres, e a Casa do Trabalhador de Camaçari.
“Conclui esse ciclo de aprendizagem e de transformação com gratidão por tudo que nos foi ensinado. Isso tudo somado às vendas dos produtos que são feitos por nós, são frutos de tudo que vivemos", afirma Raquel Varjão, uma das empreendedoras certificadas este ano, cuja miniempresa conta com seis pessoas e tem o foco em produtos artesanais feitos com paletes e madeira.
As 10 novas miniempresas criadas este ano participaram da Feira de Miniempresas na Comunidade, no Boulevard Shopping Camaçari, comercializando seus produtos: Crochê Arte Tradições (brincos e acessórios), Faciliti (produto de limpeza rápida), Biofloressência (sabonetes naturais), Raizes de Mim (touca e xuxa e cetim, ecopas e bucha vegetal), Arte&Pallet (suporte para celular, caixa organizadora, suporte para banheiro, materiais para escritório), Mãos que criam (bolsas e estojos), Praticluva (luva funcional para trabalhos manuais), Horto Verde Vida (arranjos sustentáveis com plantas), Lembranças de Jauá (artigos de casca de coco) e Big Life (bolsas sustentáveis).
No total, durante os quatro anos, o Projeto Miniempresa na Comunidade impulsionou a criação de 20 miniempresas, beneficiando mais de 230 pessoas. Este ano de 2025: 103 jovens empreendedores e 10 miniempresas em Camaçari e Dias d’Ávila. Em 2024: 40 empreendedores e 4 miniempresas em Camaçari. Em 2023: 40 empreendedores e 4 miniempresas em Dias d’Ávila. Na primeira edição, em 2022: 48 empreendedores e 2 miniempresas da Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila.
Junior Achievement - JA Bahia
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement está há 39 anos no Brasil, tendo capacitado mais de 5 milhões de alunos no país, com o apoio de mais de 150 mil voluntários. Na Bahia, há 19 anos, já beneficiou cerca de 100 mil jovens, contando com cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. Para saber mais, acessar ?jabrasil.org.br/ba e redes sociais?@jabahia.
Publicado em 17 de dezembro de 2025