
Indovinya é reconhecida pelo CDP por liderança em Mudanças Climáticas
O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização global sem fins lucrativos que administra o único sistema independente de divulgação ambiental do mundo para que empresas, mercados de capitais, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. O ranking calcula uma pontuação para cada categoria de divulgação de informações existente: mudanças climáticas, água e florestas. Com estes critérios de avaliação, a Estratégia de Sustentabilidade da Indovinya foi bem avaliada pela organização.
A Indovinya está comprometida com metas climáticas ambiciosas, como a redução de 30% na intensidade das emissões de GEE dos Escopos 1 e 2 até 2030 e a conquista da neutralidade de carbono até 2050, com linha de base em 2020. Em 2024, a intensidade de emissões foi de 0,76 tCO?/tonelada produzida — um aumento de 8% em relação ao ano de referência, mas ainda compatível com o plano de descarbonização da empresa, que prevê uma queda significativa a partir de 2027, quando os principais projetos estruturantes serão implementados.
No Escopo 3, a empresa busca reduzir em 15% as emissões absolutas da categoria 1 até 2030 (linha de base 2022). Para isso, tem promovido a inclusão de seus principais fornecedores da América do Sul na plataforma SiGreen, com o objetivo de aprimorar a rastreabilidade e a precisão dos dados de emissões indiretas.
No eixo de operações ecoeficientes, a meta da Indovinya é reduzir em 20% a intensidade de retirada de água em áreas com escassez hídrica até 2030. Em 2024, esse indicador foi de 3,4 m³/tonelada, com um leve aumento de aproximadamente 5%. Um estudo está em andamento para tornar o reuso de água viável em uma das principais unidades localizadas em região de estresse hídrico. Em relação aos resíduos perigosos, a empresa reduziu em cerca de 58% a geração por tonelada produzida em 2024, superando significativamente a meta de redução de 10% até 2030.
A empresa também avançou na gestão das emissões atmosféricas e do consumo de energia. Em 2024, houve uma redução de cerca de 6% nas emissões atmosféricas, embora tenha sido registrado um aumento de 6% na intensidade energética. No que diz respeito à biodiversidade, a ferramenta IBAT (Integrated Biodiversity Assessment Tool) será incorporada aos projetos da companhia a partir de 2025, com o objetivo de apoiar a preservação nos territórios onde atua.
A participação da Indovinya nas iniciativas do Carbon Disclosure Project (CDP) reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental. O CDP é uma organização global independente e referência na divulgação de dados ambientais e na avaliação de riscos climáticos e oportunidades nas cadeias de valor — com ênfase nos impactos do Escopo 3. Por meio desse engajamento, a Indovinya fortalece a resiliência de suas operações e colabora com stakeholders para promover uma atuação cada vez mais sustentável.
SCORE CDP: https://www.cdp.net/en/data/scores
Publicado em 21 de julho de 2025