EXERCÍCIO SIMULADO NO POLO MOBILIZA 18.000 PESSOAS

 

Cerca de 18 mil trabalhadores diretos e contratados de 50 empresas participaram, na manhã de 14.09.10, de um exercício simulado para controle de emergência no Polo de Camaçari. Coordenado pelo Cofic – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari e Acrinor, empresa controlada pelo Grupo Unigel, o simulado foi realizado sem aviso prévio, com o propósito de avaliar o funcionamento dos sistemas de segurança e procedimentos para controle de situações de emergência no Complexo Industrial.

O treinamento teve início às 9h30min, na área industrial da Acrinor, com a simulação de um acidente envolvendo o rompimento de dutos e liberação de substâncias tóxicas (acrilonitrila e Ácido Cianídrico). As primeiras ações para controle da emergência foram coordenadas pela própria Acrinor que, em seguida, acionou, através do sistema de rádio, o Plano de Auxílio Mútuo do Polo (PAM), solicitando ajuda das demais empresas que operam no Complexo Industrial. A operação envolveu mais de 150 técnicos, brigadistas e profissionais da área médica, 30 viaturas de combate a incêndio,  20 ambulâncias, contando também com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Grupamento de Resgate Aéreo - Graer, Samu, dentre outros convidados.

BLOQUEIO DAS VIAS DE ACESSO

Por volta das 9h45min as vias de acesso ao Polo (Axial, Parafuso, Canal de Tráfego, Ligação e Frontal) foram bloqueadas para facilitar o deslocamento das pessoas envolvidas no treinamento, viaturas de combate a incêndio e ambulâncias. Por se tratar de uma “emergência”  de grande porte, a Acrinor procedeu à evasão dos seus empregados para pontos de encontro seguro, recomendando às demais empresas do Polo adotarem o mesmo procedimento. As 18 mil pessoas foram orientadas por profissionais de segurança e coordenadores de evasão, deslocando-se a pé para os oito pontos de apanha distribuídos em vários locais do Complexo Industrial, onde permaneceram até o final da emergência.

O exercício simulado teve duração de 1h30min. Durante o treinamento, foram avaliados vários itens importantes para o controle de emergência, a exemplo do sistema de comunicação entre as empresas, procedimentos técnicos de combate a incêndio, sistemas de transporte, integração das áreas médica e de segurança, interface com os órgãos de controle de trânsito de Camaçari, ações conjuntas com a Defesa Civil do município, bloqueio de pistas e policiamento. Houve também simulação de atendimento a “vítimas”, as quais receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para o PAME – Unidade de Atendimento Médico de Emergência do Polo. Os “acidentados” mais graves foram transportados de helicóptero para o Hospital São Rafael, em Salvador, com o apoio do GRAER - Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.

Este foi o décimo-quarto exercício simulado de evasão geral das empresas do Polo e o nono realizado sem aviso prévio do dia do treinamento. Ao longo do ano, treinamentos similares são realizados individualmente pelas empresas ou grupo de empresas vizinhas, com o mesmo propósito de avaliar o funcionamento dos sistemas de segurança e o nível de entrosamento das equipes técnicas. Os treinamentos contam ainda com a participação de representantes das comunidades vizinhas de Camaçari e Dias D´Ávila, que integram o Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária e o Conselho Comunitário do Polo, e da Defesa Civil dos dois municípios.

Fonte:

Superintendência de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic
71 3634-3404

 

 

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440