INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS REINICIAM OPERAÇÕES NO POLO DE CAMAÇARI

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic informa que as indústrias químicas e petroquímicas que ainda estavam com suas atividades paralisadas no Polo Industrial de Camaçari, por conta da interrupção do fornecimento de energia que atingiu oito estados do Nordeste na noite do dia 03.02 e madrugada de 04.02, já começaram a restabelecer suas operações.

O retorno operacional foi iniciado na manhã de domingo (13.02), com o restabelecimento do fornecimento de matérias-primas, entre as quais eteno, propeno e butadieno, o que possibilita o reinício gradual, já em curso, das atividades de aproximadamente 30 unidades industriais que operam no Complexo Básico, e que se encontravam paradas ou operando parcialmente, em conseqüência do “apagão”.

Das 100 empresas instaladas no Polo de Camaçari, mais da metade já havia retomado suas operações desde o final da manhã do dia 04.02 (sexta-feira). As demais, por serem químicas e petroquímicas (segmento mais afetado com a falta de energia elétrica) e dependerem umas das outras no suprimento de matérias-primas e utilidades (energia, vapor, água, ar de serviço etc), ultimavam os procedimentos técnicos e de segurança para a retomada de suas operações, iniciada neste final de semana.

Durante o retorno das operações, as tochas de segurança (flare) das unidades industriais envolvidas deverão ser acionadas com maior freqüência e intensidade, sendo percebidas nas áreas externas e comunidades vizinhas ao Polo. O acionamento desses equipamentos é necessário, por medida de segurança, e comum nas situações de partida operacional das indústrias químicas e petroquímicas.

Superintendência de Comunicação
71 3634-3404

 

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440