Simulados em Camaçari e Dias d`Ávila são planejados virtualmente

Contando com o envolvimento de voluntários do Nudec e integrantes da Defesa Civil dos dois municípios de Camaçari e Dias d`Ávila, dois simulados nas comunidades estão sendo preparados pelo Cofic para o final do ano. Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a opção agora é fazer reuniões preparatórias online. Os simulados só poderão se realizados após a quarentena.

Como ocorre todos os anos, o Cofic está planejando, com o envolvimento de voluntários do Nudec e integrantes da Defesa Civil dos dois municípios vizinhos ao Polo, os simulados nas comunidades (foto) para o final do ano. Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a opção agora é fazer reuniões preparatórias online. Os simulados só poderão se realizados após a quarentena. “No momento atual não podemos confirmar nada, mas o trabalho de preparação para o simulado está sendo feito, através de plataformas digitais, como se o treinamento fosse acontecer no final deste ano”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. 

“No momento atual não podemos confirmar nada, mas o trabalho de preparação para o simulado está sendo feito como se fosse acontecer no final deste ano”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele informa que o primeiro passo foi “criar um Grupo de Trabalho (GT) formado por 10 pessoas do Nudec e representantes da Defesa Civil para preparar os simulados”. O grupo foi criado em reunião geral promovida pelo Cofic com os integrantes do Nudec e agora já está se comunicando através de celular, whatsapp e por meio de reuniões via Zoom.

“O grupo está construindo o simulado”, diz Paulo Ribeiro, informando que já foram definidos os bairros e algumas lideranças das comunidades estão entrando em contato com as escolas. Em Dias d' Ávila, foi definido o bairro do Centro, onde tem a Praça ACM, e, em Camaçari, será no bairro Cristo Redentor.

Segundo Paulo Ribeiro, “é um desafio planejar os simulados de forma virtual. É um aprendizado para todos nós, mas é também uma oportunidade para desenvolver mais uma plataforma de treinamento para realizar o simulado de mesa pela Internet. Além de testar os sistemas de comunicação do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari, essa plataforma poderá ser utilizada em qualquer época do ano, mesmo fora da pandemia”.

Portanto, o plano B já está posto na mesa. “Se não for possível realizar os simulados na comunidade presencialmente, trabalhamos para fazer o simulado de mesa pela Internet, com a participação de todos os atores envolvidos, incluindo Defesa Civil, Nudec, Polícia Militar, órgãos de trânsito e secretarias municipais de Camaçari e Dias d'Ávila”.

Vale destacar que os simulados na comunidade são realizados anualmente e fazem parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari, com o propósito de preparar os moradores para agir com segurança numa eventual emergência, com deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para uma área segura.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440