Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Simulados em Camaçari e Dias d`Ávila são planejados virtualmente

Contando com o envolvimento de voluntários do Nudec e integrantes da Defesa Civil dos dois municípios de Camaçari e Dias d`Ávila, dois simulados nas comunidades estão sendo preparados pelo Cofic para o final do ano. Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a opção agora é fazer reuniões preparatórias online. Os simulados só poderão se realizados após a quarentena.

Como ocorre todos os anos, o Cofic está planejando, com o envolvimento de voluntários do Nudec e integrantes da Defesa Civil dos dois municípios vizinhos ao Polo, os simulados nas comunidades (foto) para o final do ano. Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a opção agora é fazer reuniões preparatórias online. Os simulados só poderão se realizados após a quarentena. “No momento atual não podemos confirmar nada, mas o trabalho de preparação para o simulado está sendo feito, através de plataformas digitais, como se o treinamento fosse acontecer no final deste ano”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. 

“No momento atual não podemos confirmar nada, mas o trabalho de preparação para o simulado está sendo feito como se fosse acontecer no final deste ano”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele informa que o primeiro passo foi “criar um Grupo de Trabalho (GT) formado por 10 pessoas do Nudec e representantes da Defesa Civil para preparar os simulados”. O grupo foi criado em reunião geral promovida pelo Cofic com os integrantes do Nudec e agora já está se comunicando através de celular, whatsapp e por meio de reuniões via Zoom.

“O grupo está construindo o simulado”, diz Paulo Ribeiro, informando que já foram definidos os bairros e algumas lideranças das comunidades estão entrando em contato com as escolas. Em Dias d' Ávila, foi definido o bairro do Centro, onde tem a Praça ACM, e, em Camaçari, será no bairro Cristo Redentor.

Segundo Paulo Ribeiro, “é um desafio planejar os simulados de forma virtual. É um aprendizado para todos nós, mas é também uma oportunidade para desenvolver mais uma plataforma de treinamento para realizar o simulado de mesa pela Internet. Além de testar os sistemas de comunicação do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari, essa plataforma poderá ser utilizada em qualquer época do ano, mesmo fora da pandemia”.

Portanto, o plano B já está posto na mesa. “Se não for possível realizar os simulados na comunidade presencialmente, trabalhamos para fazer o simulado de mesa pela Internet, com a participação de todos os atores envolvidos, incluindo Defesa Civil, Nudec, Polícia Militar, órgãos de trânsito e secretarias municipais de Camaçari e Dias d'Ávila”.

Vale destacar que os simulados na comunidade são realizados anualmente e fazem parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari, com o propósito de preparar os moradores para agir com segurança numa eventual emergência, com deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para uma área segura.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440