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Polo de Camaçari muda rotina do trabalho com a pandemia

O mundo do trabalho está em completa transformação no meio desta pandemia. Não é diferente no Polo Industrial de Camaçari. Todos os profissionais das empresas do complexo, assim como os das suas fornecedoras e parceiras, tiveram sua rotina modificada. A maioria está trabalhando em casa, adotando o home-office. Para quem só pode desempenhar suas funções dentro das instalações da empresa, precisa seguir o rigoroso protocolo de segurança e distanciamento social.

Mesmo nas áreas industriais, foi reduzido o contingente de pessoas trabalhando presencialmente, com alteração da jornada de turno. As empresas estão com acesso restrito e adotaram novas medidas de proteção, como aferição de temperatura, separação das pessoas no transporte, mudanças na rotina dos refeitórios e cuidados reforçados nos procedimentos de limpeza e higienização. Para orientar o distanciamento seguro, por exemplo, muitas empresas fizeram demarcação nos pisos e rearrumação do ambiente de trabalho para evitar contato.

“Todas essas medidas foram adotadas para garantir a saúde e segurança das pessoas, que são o bem maior no Polo de Camaçari”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic, ressaltando que, apesar das dificuldades e adversidades do momento, “os trabalhadores responderam com muito profissionalismo e estão fazendo um excelente trabalho, mantendo as empresas em operação, o que se faz necessário porque o Polo é um fornecedor estratégico de matérias primas para produtos essenciais para os serviços de saúde, como álcool em gel, equipamentos de proteção individual, detergentes, desinfetantes e equipamentos hospitalares”.

Home-office
Trabalhar de casa pode ter sido novidade para algumas empresas, mas não para a Continental Camaçari, que há cerca de três anos implantou o Programa de Flexibilidade que contempla quatro modalidades: trabalho à distância, período sabático, horário flexível e meio período. Com a pandemia o projeto se estendeu para outros colaboradores. “Antes da pandemia éramos 20 em trabalho à distância alternado com presencial. Hoje somos 100 e quase todos exclusivamente trabalhando remotamente”, afirma a chefe de Aquisição e Gerenciamento de Talentos, Xede Martins. Assim, além de garantir a saúde e bem-estar de todos, ela diz que “o que se espera é alto desempenho e os melhores resultados para a empresa, caminhando lado a lado com a nossa estratégia de cuidar das pessoas e fortalecer o negócio”.

Treinamento virtual
As reuniões e treinamentos agora são virtuais. As empresas têm promovido reuniões regulares com seus trabalhadores, inclusive muitas delas, como a Oxiteno e a Air Liquide Brasil também estão promovendo videoconferências semanais com a alta direção para reforço das medidas de proteção e atualização das equipes sobre as medidas adotadas. Na área de treinamento, o Cofic, o Senai/Fieb e a CTA Treinamentos estão realizando palestras e cursos virtuais para os profissionais do Polo. O Cofic também está promovendo reuniões virtuais com as suas comissões de Recursos Humanos, de Saúde (CST), de Segurança (Cosima), de Comunicação e Responsabilidade Social, além de encontros online com os integrantes do Conselho Comunitário e do Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec.

Transportes e refeitório
Os protocolos de cuidados com os profissionais começam no transporte para o Polo. Os ônibus estão operando com espaços vagos e os motoristas estão orientados a ficar em sua cadeira, ao volante. A Deten, por exemplo, informa que as recomendações para o transporte dos seus funcionários incluem “dispenser com álcool em gel em todos os ônibus e micro-ônibus, higienização sempre ao término de cada viagem, com uso do álcool 70%, hipoclorito e outros produtos que ajudam na limpeza, limpeza do ar condicionado a cada cinco dias e a não utilização dos veículos nos finais de semana e feriados”.

Nos refeitórios, todas as empresas mudaram suas rotinas. A Braskem, por exemplo, promoveu “escalonamento dos horários, espaçamento e reorganização das mesas para minimizar contato, embalagem individual de talheres e substituição dos utensílios de utilização coletiva a cada 20 minutos. O cardápio também mudou, priorizando alimentos quentes e de menor manipulação no preparo”.

Saúde física e mental
Tanto para os profissionais que precisam trabalhar nas instalações das empresas como para os que estão atuando em home-office, as empresas do Polo estão oferecendo suporte especial para cuidar da saúde física e mental neste momento de pandemia, como a vacinação contra gripe e atendimento psicológico. A Bracell, por exemplo, disponibiliza comunicados diários, serviço de atendimento psicológico, além de ter criado “um espaço de interação para a equipe, onde é possível tirar dúvidas, falar sobre a ansiedade, assistir vídeos de yoga, informar-se sobre alimentação e ter acesso a um conjunto de atividades extras para manter a saúde física e mental”.

Considerando o bem-estar como fundamental para a saúde dos profissionais, algumas empresas estão promovendo práticas de meditação, de exercícios físicos e de atividades artísticas. A Tronox substituiu os treinos de rua de sua equipe por orientações no Instagram sobre como manter as atividades físicas durante o isolamento, utilizando objetos disponíveis dentro de casa. Os colaboradores da Bayer vêm recebendo orientações de profissionais de saúde relacionadas ao bem-estar do corpo e à saúde mental, através de sessões online de práticas de mindfulness. A Oxiteno também tem promovido happy hours online, com música ao vivo, para facilitar a interação entre os funcionários, bem como um momento de relaxamento e descontração.

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