Bayer Camaçari promove encontros on-line com estudantes da área de Engenharia

Comprometida com a comunidade local e com o distanciamento social imposto pela pandemia, a Bayer Camaçari está investindo na alternativa virtual para manter suas ações de responsabilidade social. Uma dessas ações é a realização de encontros on-line com estudantes das várias áreas de Engenharia, através de parcerias com instituições de ensino e entidades estudantis. Os dois primeiros encontros aconteceram em junho, com estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), e o terceiro, no dia 9 de julho, em parceria com a startup Sanar, atraiu estudantes de universidades paulistas e baianas.  Os encontros contam com a participação de engenheiros da Bayer e buscam preparar os jovens universitários para o mercado de trabalho, com debate sobre as perspectivas e possibilidades na carreira das Engenharias. As instituições que tiverem interesse em participar desse programa com a Bayer podem entrar em contato com a área de relacionamento com a comunidade, através do e-mail camacari.comunicacao@bayer.com.

Os encontros com os universitários fazem parte de uma estratégia global da companhia, com o intuito de agregar valor à comunidade. Responsável pelo planejamento e execução das atividades, Isa Tanaka, que ocupa o cargo de Site Communication and Outreach Analyst na Bayer Camaçari, afirma que “neste momento de pandemia, procuramos transformar todos os nossos trabalhos presenciais em online para que não perdêssemos a oportunidade de transmitir conhecimento e desenvolver a comunidade no que está ao nosso alcance. Trabalhar especificamente com universitários nos fornece também um termômetro de como está o engajamento e desenvolvimento dos nossos possíveis futuros colaboradores. Além disso, existe uma troca muito grande, pois os colaboradores que palestram aprimoram suas competências e habilidades, além de captarmos as inovações trazidas pela academia, assim como os estudantes abrem os horizontes e melhoram sua empregabilidade”.

Os profissionais da Bayer estão comprometidos em participar dos encontros, afinal a companhia tem nos seus quadros engenheiros nos mais diversos cargos, como Engenheiro de Produção, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Segurança de Processos, Engenheiro de Meio-Ambiente, Engenheiro de Projetos e muitos outros, além dos cargos de Liderança. A ideia é expandir o horizonte dos estudantes acerca das infinitas possibilidades que a sua formação permite, mostrando que não há limitação por formação, mas que o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e comportamentais contribuem para seu diferencial no mercado.

O engenheiro Vitor Santana, que ocupa o cargo de Maintenance Engineer na Bayer, explica que “o contato com os estudantes é essencial para aproximá-los das expectativas do mercado e, então, agregar valor para a sua formação. No encontro que tivemos, foi um momento para compartilhar um pouco sobre a nossa experiência na indústria e também fomos surpreendidos por tanta curiosidade, que tornou o momento ainda mais especial. Foi intenso e muito gratificante”. Com essas interações, a Bayer se dispõe “a entender perspectivas diferentes e a ter uma qualidade de relacionamento com a comunidade, com o entendimento de que ser um bom vizinho significa contribuir e ajudar a comunidade de maneiras significativas”. Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 10 mil pessoas participaram das ações de responsabilidade social promovidas pela Bayer Camaçari.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440