Simulado online do PEC na comunidade confirmado para novembro

Como ocorre todos os anos, o Cofic vai realizar o simulado de emergência na comunidade no dia 25 de novembro, só que desta vez o evento será virtual. Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os preparativos e treinamentos também estão sendo realizados em meio digital. O processo para o Simulado Online do PEC (Plano de Emergência da Comunidade) está sendo construído pelo Grupo de Trabalho formado pelo Cofic, Defesa Civil de Camaçari e de Dias d'Ávila, e voluntários do Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária) dos dois municípios.

Em reunião de alinhamento no dia 23 de setembro, o GT confirmou mais um exercício preparatório do simulado para o dia 13 de outubro, via plataforma Zoom, com expectativa de reunir mais de 40 participantes. “É um desafio planejar e realizar o simulado de forma virtual. É um aprendizado para todos nós, mas é também uma oportunidade para testar o sistema de comunicação do PEC e assegurar que as pessoas vão ter um maior entendimento dos procedimentos, que são necessários em caso de uma possível emergência”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.

Como definido previamente pelo Grupo de Trabalho, participarão do treinamento as comunidades dos bairros Centro, em Dias d'Ávila, e Cristo Redentor, em Camaçari. “Estamos seguindo todos os procedimentos para realizar o simulado o mais próximo possível do real, com a participação das lideranças dos dois bairros”, explica Paulo Ribeiro. Para assegurar o envolvimento dos parceiros, o Cofic enviará um convite oficial aos parceiros, incluindo as prefeituras e secretarias dos dois municípios, SAMU, Polícia Militar e órgãos de trânsito.

O Simulado Online do PEC tem o propósito de preparar os moradores para agir com segurança numa situação de emergência no Polo que requeira a evasão de pessoas de uma área de risco para pontos seguros. “O cenário do treinamento será um “acidente” com uma carreta, com vazamento de gás tóxico, simulando a possibilidade de afetar os bairros do Cristo Redentor, em Camaçari, e Centro, em Dias d’Ávila, exigindo a evasão dos moradores do local”, segundo informa Paulo Ribeiro, ressaltando que “o objetivo é instruir a comunidade sobre o que fazer em uma situação similar, seguindo os procedimentos e recomendações previamente definidos pelo PEC”.

Como acontece no simulado de campo, as ações de cada município serão coordenadas pela Defesa Civil, com apoio do Nudec e parceiros. “Vamos testar a comunicação entre os participantes do PEC e exercitar as ações previstas no plano, proporcionando uma interação entre os participantes, reforçando o conhecendo no papel de cada um dos envolvidos”, reafirma Ribeiro. Os procedimentos incluem desde o sinal de alerta emitido pela Defesa Civil, até as comunicações via rádio e celular para garantir a segurança da comunidade, como ligações para o Samu, Polícia Militar e secretarias de Saúde e Assistência Social para o possível caso de socorro médico, necessidade de abrigo ou atendimento às famílias.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440