Secretários João Leão e Marcus Cavalcanti inspecionam vias do Polo

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, realizou na manhã do dia 5 de outubro, uma visita ao Polo Industrial de Camaçari, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de integrantes da equipe técnica das duas secretarias. O objetivo foi verificar, in loco, a situação crítica em que se encontra boa parte das vias internas do Complexo Industrial, cujo estado de deterioração foi agravado pelas últimas chuvas, aumentando o risco de acidentes com o transporte de pessoas e cargas no Complexo Industrial.

Os dois secretários foram recebidos pelo presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic, Carlos Alfano, juntamente com o superintendente Geral, Mauro Pereira, e dirigentes de empresas associadas ao Comitê. Na abertura do encontro, o presidente do Cofic agradeceu a presença dos dois secretários e ressaltou que a visita deles ao Polo representa a continuidade dos entendimentos mantidos em reuniões anteriores na SDE e Seinfra, demonstrando o compromisso de ambos com a recuperação emergencial das vias internas do Polo e com o destravamento legal do FUNEDIC, através da aceleração da votação do Projeto de Lei 23.976/2020 encaminhado à Assembleia Legislativa, para permitir a aplicação dos recursos recolhidos regularmente pelas empresas associadas do Cofic nestes últimos quatro anos para recuperação das vias do Polo.

Na oportunidade, foram entregues ao secretário João Leão correspondência e documentos, incluindo relatórios fotográficos, que ratificam a necessidade da operação emergencial de “tapa buracos”, e uma lista de prioridades, aprovada pelas empresas associadas ao Cofic, das vias a serem recuperadas: rua Alfa, inclusive rotatória, e ruas Beta e Gama; avenida Henry Ford; ruas Eteno e Hidrogênio; rotatória da Bayer; ruas Benzeno e Amônia; via do Cobre; rua Nafta; rua João Úrsulo; rua Pigmentos e Plásticos; rua Polímeros; avenida Muricy; vias Frontal e de Ligação; via Axial, sentido Cofic; e rua Oxigênio.

Na sequência, foi assinada Declaração de Adequação Orçamentária pelo secretário João Leão, confirmando a existência de um saldo orçamentário e financeiro de aproximadamente R$ 6,6 milhões, para início de recuperação das ruas Hidrogênio, Alfa, Amônia, vias Frontal e Axial e rotatória da Bahiagás.

Agenda positiva
O vice-governador e secretário João Leão reforçou, por sua vez, o interesse do governo baiano em buscar alternativas para os problemas de infraestrutura do Polo, nos itens que são de competência do Governo do Estado. Um exemplo foi o apoio da SDE à votação do Projeto de Lei 23.976/2020 - FUNEDIC, na Assembleia Legislativa, contemplando ajustes na aplicação da taxa dos distritos industriais, visando, entre outros propósitos, assegurar que os recursos que vêm sendo pagos pelas empresas do Polo, há mais de quatro  anos, sejam integral e efetivamente aplicados na melhoria da infraestrutura do Complexo Industrial.

Na visita da comitiva governamental foram tratados outros assuntos relevantes, incluindo ítens da agenda positiva apresentada pelas empresas do Polo, através do Cofic, à SDE, com destaque para o suprimento de gás natural a preços competitivos para as indústrias que operam no Polo de Camaçari. Na oportunidade, o secretário João Leão também assinou termo aditivo prorrogando, pelo prazo de um ano, a concessão, pela SDE, da área onde hoje funciona a Estação de Transbordo do Polo, ponto de convergência dos ônibus que transportam empregados de várias empresas do Complexo Industrial.    

O Cofic registrou a relevância do trabalho conjunto com a SDE e SEINFRA, destacando o tema da infraestrutura no contexto da competitividade da indústria, bem como apoio para a regularização da questão fundiária, de extrema importância para o Polo.

Após o encontro no Cofic, os secretários João Leão e Marcus Cavalcante percorreram algumas das vias mais críticas do Complexo Industrial, acompanhados do presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, Carlos Alfano, e do superintendente geral  Mauro Pereira. Em seguida, deslocaram-se para a Braskem, onde almoçaram e assistiram a uma apresentação institucional da empresa.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440