Bridgestone divulga metas ambientais para os próximos dez anos

 

A Bridgestone divulga seu Relatório Global de Sustentabilidade 2019-2020, reunindo os principais projetos e resultados da companhia. Entre as ações estão iniciativas da unidade de Camaçari, como a instalação do Centro de Educação Ambiental e o “aterro zero”: a planta da Bahia não envia resíduos para aterros sanitários. No relatório, a companhia também apresenta o Marco 2030, um novo conjunto de metas ambientais para os próximos dez anos. 

"A sustentabilidade é parte essencial da missão da Bridgestone de servir à sociedade com qualidade superior. No Brasil, temos orgulho de desenvolver diversas iniciativas para apoiar as nossas comunidades e fomentar uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável”, afirma Miler Bochi, diretor Industrial da Bridgestone Brasil, ressaltando que “este ano, ajustamos o foco da empresa para apoiar as nossas comunidades no combate da pandemia Covid-19 e ficamos orgulhosos com o envolvimento da liderança e dos integrantes em diversas iniciativas”. 

No combate à Covid-19, a companhia realizou a doação para comunidade de máscaras de proteção facial e cestas básicas. A unidade de Camaçari foi pioneira na produção de máscaras de acetato, do tipo face shield, com o apoio de funcionários voluntários e o uso de impressora 3D. Um total de 500 unidades está sendo doado aos profissionais do sistema público de saúde da Bahia.

Para além da pandemia, o relatório destaca o Projeto de Educação no Trânsito, realizado no Brasil, e que, desde 2018, já contribuiu para a educação de mais de 6.000 crianças e adolescentes sobre mobilidade e segurança. Iniciativa criada pela unidade de Camaçari, a Semana de Transporte contou com duas edições em 2019, trabalhando temas ligados à segurança e o transporte dentro da planta.

As ações locais desenvolvidas pela unidade da Bridgestone em Camaçari estão conectadas ao compromisso global de responsabilidade social. O Centro de Educação Ambiental, inaugurado em 2019, tem o objetivo de promover a conscientização ambiental dos estudantes das escolas públicas da comunidade local e dos integrantes da companhia e suas famílias, contribuindo para a valorização e preservação do meio ambiente, por meio de atividades que promovem a mudança de hábitos e comportamentos da geração atual e futura.

O Programa Portas Abertas, por sua vez, organiza visita de alunos de universidades e colégios da região para conhecer o processo produtivo da fábrica em Camaçari, buscando contribuir para o processo de qualificação profissional e multidisciplinar dos estudantes. 

Metas para a próxima década
Vale destacar que o Relatório Global de Sustentabilidade 2019-2020 da Bridgestone também traz o Marco 2030, um novo conjunto de metas ambientais a serem cumpridas nos próximos 10 anos. “Após alcançar suas metas de médio prazo para 2020 em 2019, um ano antes do previsto, o novo Marco 2030 da Bridgestone visa acelerar a ambição da empresa em melhorar a eficiência geral da utilização de recursos naturais, para reduzir ainda mais seu impacto ambiental e alcançar sua visão ambiental de longo prazo para 2050 e além”, registra o documento.

Com base nessas metas, a Bridgestone se compromete, até 2030, a alcançar crescimento econômico paralelo à redução de impactos ambientais, com plano de manejo da água em instalações de manufatura em áreas de estresse hídrico, além de acelerar a adoção da economia circular em seus negócios, com aumento de material reciclado e renovável para 40%, e também reduzir em 50% as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida do produto e em toda a cadeia de valor para contribuir com a realização de uma sociedade neutra em carbono. 

Com capacidade de produção de 3.500.000 pneus/ano e 1.340 profissionais diretos e indiretos, a Bridgestone de Camaçari está comprometida com a qualidade do meio ambiente no complexo baiano. Além de não enviar resíduos para aterros sanitários, destaque para o biodigestor, que converte os restos de alimentos do restaurante da unidade em biofertilizante e biogás. O equipamento pode tratar, em média, 15 toneladas de resíduos orgânicos ao mês, o que resultou, em 2019, em 99,6% de reciclagem de todos os resíduos, orgânicos e inorgânicos, produzidos na planta.

Clique aqui para acessar o Relatório, disponível em inglês.

As iniciativas do Brasil estão disponíveis em português no site: https://www.bridgestone.com.br/pt/corporativo/sustentabilidade

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440