Bracell lança campanha de combate a incêndios florestais na Bahia

 Com o propósito de promover a conscientização de comunidades sobre os riscos de incêndios em áreas florestais e de mata nativa, a Bracell lançou a quarta edição da campanha Amigos da Floresta no Litoral Norte e no Agreste Baiano. A iniciativa orienta sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente representados pelas queimadas sem planejamento ou criminosas, que podem ocasionar acidentes de grande proporção.

Além disso, a empresa atua no combate aos incêndios nas regiões sob sua influência, com brigadistas e monitoramento ambiental. A ideia é evitar casos semelhantes aos que vêm ocorrendo nas regiões amazônica e pantaneira, e também na Bahia, que sofrem com incêndios sem controle. Segundo o coordenador de Segurança da Bracell, Valdinei Ressurreição, a campanha envolve as comunidades vizinhas às áreas florestais e nos três anos anteriores já conseguiu reduzir em até 72% os casos de incêndios nas regiões onde a empresa atua.

“Tínhamos um histórico alto de incêndios nessas regiões. E, quando íamos verificar, a causa estava associada a fogo acidental ou de origem criminosa. Desta forma, iniciamos um trabalho de conscientização, fazendo com que ocorresse uma redução drástica”, explica Valdinei Ressurreição, informando que outra medida adotada foi ensinar aos moradores e produtores rurais sobre o correto descarte do lixo, eliminando futuros estopins de fogo, e também sobre as penalidades para quem provoca incêndio criminoso.

Segundo ele, a campanha da Bracell ganha ainda mais relevância diante do cenário de incêndios na Bahia. Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas já destruíram este ano cerca de 400 quilômetros de vegetação, número superior ao do ano passado, quando as chamas consumiram 90 quilômetros de extensão. A região oeste, onde está localizada a cidade de Barra, é a mais atingida. Dentre os fatores que contribuem para essa situação estão o calor, a baixa umidade relativa do ar, a falta de chuvas e a ação do homem.

Nas três edições anteriores, a campanha da Bracell alcançou 53 comunidades em 26 municípios baianos, incluindo Camaçari, Alagoinhas, Esplanada, Conde, Entre Rios, Itanagra e Inhambupe.  A ação visa, especialmente, a sensibilização de comunidades vizinhas às áreas florestais, produtores rurais, representantes de associações e operadores das prestadoras de serviço de silvicultura. Esses últimos são treinados para serem replicadores dessas orientações e capacitados para prestarem o primeiro combate nos casos de incêndio.

Combate a incêndios 
Além do trabalho de orientação, a campanha Amigos da Floresta, por intermédio das equipes de brigada da Bracell, atua também no combate aos incêndios nas regiões de influência da empresa. Os brigadistas estão presentes em seis setores diferentes, definidos com base na localização geográfica dos municípios. Cada equipe conta com três profissionais e um veículo 4X4 equipado com rádio de comunicação, tanque com 500 litros de água e motor de alta vazão, além de um soprador de folha e mochilas costais de combate incêndio com ferramentas cortantes e de raspagem, como enxadas, ancinhos, facão, foice, machado, pá e abafador.

O monitoramento florestal também é reforçado por meio de 13 torres equipadas com rádio de comunicação. Em cada campanário, um operador monitora a floresta para detecção de incêndio e acionamento das equipes em solo. Segundo o coordenador, os moradores também recebem brindes com a divulgação do número 0800 284 4747 da campanha e podem acionar os brigadistas a qualquer momento, se avistarem focos de incêndio. “Neste caso, as brigadas da Bracell agem para debelar as chamas. Atuamos, inclusive, auxiliando o Corpo de Bombeiros em locais onde a corporação não consegue chegar em tempo hábil, uma vez que temos equipes nestas regiões de prontidão”, informa.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440