Cofic prepara simulado online para evasão na comunidade

O Cofic realiza no dia 25 de novembro e de forma totalmente virtual um simulado de emergência envolvendo as comunidades dos bairros Cristo Redentor, em Camaçari, e Centro, em Dias d'Ávila. O objetivo é testar, como se fosse real, todos os procedimentos do sistema de comunicação do PEC - Plano de Emergência da Comunidade do Polo de Camaçari. Para isso, vem organizando reuniões e treinamentos desde abril com o grupo de trabalho e parceiros. O último exercício preparatório, também online, no dia 14 de outubro, reuniu 24 participantes estratégicos: os voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec que integram o grupo de trabalho, os coordenadores da Defesa Civil de Camaçari e Dias d'Ávila e, ainda, os oficiais do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, sob o comando do comandante Gabriel Neto.

“Planejar o simulado virtual é um aprendizado para todos nós. É a primeira vez que vamos fazer isso de forma online, mas temos certeza que, com a participação de todos os parceiros, vamos testar a sistemática de comunicação do PEC e reforçar o papel de cada um para garantir a segurança da comunidade em caso eventual de uma emergência no Polo, que requeira a evasão de pessoas de comunidades próximas, de uma área de risco para pontos seguros”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do Cofic.

No exercício preparatório, o Cofic simulou a chamada para a Defesa Civil para informar a ocorrência de vazamento de gás tóxico em um acidente no transporte de produto perigoso, numa simulação de emergência nível 4, que requer evasão das pessoas. Ciente do ocorrido, os coordenadores da Defesa Civil Carlos Borges (Dias d’ Ávila) e Filipe Montenegro (Camaçari) assumiram a condução dos trabalhos, utilizando o sistema de rádio do PEC e o celular para acionar a Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e órgãos de trânsito.

Assim como aconteceria em campo, o treinamento para o simulado do dia 25 de novembro buscou seguir todos os procedimentos do PEC. “Nosso objetivo com esse exercício é também avaliar e aperfeiçoar o sistema de comunicação do PEC juntamente com os parceiros envolvidos”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic.

Ele explicou o papel de articulação do Nudec: “Esse grupo,  de  aproximadamente 60 voluntários residentes em bairros próximos ao Polo, nas área de abrangência do PEC, tem o papel de auxiliar a Defesa Civil, Polícia Militar e demais parceiros envolvidos, na orientação das pessoas da comunidade durante o deslocamento para pontos seguros, em um eventual situação de emergência”.

Ao final do treinamento, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Gabriel Neto, afirmou que “foi de grande valia esse exercício prévio para a gente ter a dimensão de um contingenciamento, quando necessário”. Ele sugeriu ao superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira, a realização posterior de um treinamento específico com a equipe da Polícia Militar para uma melhor atuação conjunta para proteção das pessoas na área do Polo Industrial de Camaçari.

Simulado no dia 25 de novembro

O simulado de emergência online na comunidade vai acontecer via plataforma Zoom. Como definido previamente pelo grupo de trabalho, participarão do treinamento deste ano representantes das comunidades dos bairros Centro, em Dias d'Ávila, e Cristo Redentor, em Camaçari. “Estamos seguindo todos os procedimentos para realizar o simulado o mais próximo do real, com a participação das lideranças dos dois bairros, inclusive vamos tentar ter também envolver um representante da escola do bairro de Dias d'Ávila”, informa Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.

Tendo como cenário um vazamento de gás tóxico com possibilidade de afetar a comunidade, o exercício simulado, segundo Paulo Ribeiro, tem “o propósito, além de aprimorar os procedimentos de segurança previstos em tais situações, ainda que remotas, o de instruir a comunidade sobre o que fazer, seguindo todos os procedimentos e recomendações previamente definidos pelo PEC”. Ele informa que este será o sétimo ano consecutivo que o Cofic realiza o simulado na comunidade e o primeiro de forma virtual. “O desafio é maior, pois temos que imaginar o cenário sem ir a campo, mas é uma situação nova que nos obriga a exercitar ainda mais o sistema do Plano de Emergência da Comunidade”, diz.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440