Unigel lança linha de produtos com material sustentável

A Unigel acaba de lançar uma nova marca de produtos sustentáveis com material reciclado, chamada Ecogel. Trata-se de uma linha de poliestirenos que utiliza o plástico pós-consumo. Para desenvolver esses novos produtos, a empresa está construindo uma rede de sustentabilidade envolvendo seus clientes, fornecedores, recicladores e cooperativas. "O propósito é produzir resinas de poliestireno a partir de materiais pós-consumo, reintroduzindo-os como novas resinas a ser destinadas para bens duráveis. Nosso objetivo principal é garantir a circularidade do poliestireno na cadeia, minimizando os impactos do descarte inadequado", afirma Marcelo Natal, diretor comercial de Estirênicos da Unigel, informando que a fábrica localizada no Polo Industrial de Camaçari faz parte do projeto e estará presente nesse ciclo circular.

“A unidade da Unigel em Camaçari tem um papel fundamental nesse processo, pois a produção do monômero de estireno é o ponto inicial dessa cadeia. O estireno dará origem ao poliestireno, que por sua vez, será transformado em uma embalagem de consumo entre outros produtos, que após seu descarte, será reintroduzido na cadeia dos plásticos através da linha Ecogel”, informa o diretor. “Além de ser responsável pela produção do monômero de estireno, todo resíduo de artefatos de poliestireno gerado pelos funcionários da unidade serão coletados, triados, tratados, e então reinseridos em nossa nova linha de produtos. Nosso objetivo é contribuir com inúmeras formas para a Economia Circular”, complementa.

Na composição do primeiro produto da marca Ecogel, a empresa informa que serão utilizados até 30% de material reciclado, mas a tendência é aumentar essa proporção. “O estudo e desenvolvimento desta nova marca vem sendo estudado com muito cuidado ao longo dos últimos dois anos, pois nossa intenção é divulgar um conceito genuinamente adotado por nós e demais elos da cadeia do plástico. Nossa equipe de desenvolvimento de produto está trabalhando com outras possibilidades sustentáveis nos demais materiais produzidos pela companhia, e também maiores proporções de material reciclado, mas a utilização de 30% neste primeiro lançamento visa atender uma especificação técnica para o mercado nesta linha Eco-plastic”, explica Marcelo Natal.

Essa nova linha de poliestirenos a partir de materiais pós-consumo será destinada para produção de bens duráveis, como peças para eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mas a empresa já está estudando outros usos. “Atualmente o poliestireno reciclado não possui aprovação para ser utilizado em embalagens alimentícias, mas existem tecnologias em desenvolvimento que poderão permitir o uso nessa aplicação no futuro”, informa.

Com o lançamento do poliestireno sustentável, a empresa diz que está contribuindo para os três pilares da sustentabilidade: para o meio ambiente, para a sociedade e também para a economia. “Acreditamos que poderemos alcançar resultados positivos inimagináveis para a cadeia do plástico e principalmente para o meio ambiente”, afirma Marcelo Natal, ressaltando o papel do consumidor final: “Buscamos sensibilizar clientes com essa iniciativa tão importante para fomentar a economia circular, fortalecendo cada vez mais a conscientização sobre o descarte correto. E não podemos deixar de mencionar que o consumidor final é o elo principal desta cadeia e, sem a correta destinação de materiais recicláveis para reaproveitamento não é possível ter eficiência na circularidade. Todos precisam estar caminhando juntos neste nosso novo desafio”.

Vale registrar que nessa sua nova linha a empresa também vai utilizar material coletado de projetos específicos, como o Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis idealizado pela Braskem. A Unigel aderiu a esse programa, que tem por objetivo coletar, segregar e reciclar copos plásticos e depois reinseri-los como insumo na cadeia de fornecimento. “O material coletado de poliestireno nesse projeto será reinserido em nossa linha Ecogel, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e participando não só da produção do poliestireno, mas também de sua coleta e reciclagem”, conclui o diretor.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440