Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bracell investe na preservação das reservas florestais da Bahia

A Bracell acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade com os resultados socioambientais obtidos a partir do esforço para mitigação de riscos e impactos operacionais e ampliação dos impactos positivos gerados por suas atividades. Um dos destaques é a preservação de reservas da Mata Atlântica no Litoral Norte da Bahia. A companhia possui mais de 30% de suas áreas dedicadas à preservação ambiental. Além disso, investe em projetos voltados para as comunidades vizinhas, principalmente na área de educação, beneficiando, no ano passado, mais de 43 mil estudantes e professores na Bahia

“Graças a uma gestão eficiente, a companhia dá prioridade à pesquisa e implementação de processos inovadores em sua base florestal e industrial, e no desenvolvimento das comunidades onde atua. As atividades e modelos de gestão adotados estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente, pois assim será bom para a empresa”, afirma Lais Drezza, gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Alinhada com as práticas de excelência adotadas em todo mundo, a empresa possui mais de 30% de suas áreas dedicadas à preservação ambiental, considerando vegetação nativa, reservas legais e de preservação permanente. Suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) somam mais de 8 mil hectares, sendo a principal delas a RPPN Lontra, que possui 1,377 hectares no Litoral Norte da Bahia e detém o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), por estar inserida em critérios internacionais sugeridos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O título representa um reconhecimento internacional das áreas naturais mais importantes do planeta como locais de excelência para pesquisa científica, experimentação e promoção da conservação e desenvolvimento sustentável regional.

Como resultado destes esforços, a companhia contribuiu com a retirada de cerca de 10 milhões de toneladas de CO² da atmosfera, somente em 2019. Além disso, mais de 1.430 espécies de fauna e flora foram catalogadas pelo seu Programa de Monitoramento da Biodiversidade, entre elas espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Dentre as espécies ameaçadas de extinção, por exemplo, foram catalogadas nas reservas da Bahia a famosa árvore sucupira-preta, com suas flores roxas, o macaco-guigó, a coruja-buraqueira, a cobra-bicuda e o passarinho ariramba-de-cauda-ruiva.

“É absolutamente satisfatório acompanhar a forma como as atividades da companhia estão sintonizadas com a manutenção e conservação da biodiversidade brasileira. A partir dos resultados observados no Relatório de Sustentabilidade, é possível dar seguimento em um fluxo constante de investimentos e reconhecer a importância do trabalho realizado pelos profissionais envolvidos em cada etapa desses processos,” ressalta Lais Drezza.

Em relação ao desenvolvimento das localidades onde atua, os investimentos da Bracell estão pautados em três pilares: educação, empoderamento e estar-bem. Ao todo, mais de 145 mil pessoas foram beneficiadas pelos mais de 32 projetos na Bahia e em São Paulo, concebidos com recursos próprios da companhia ou por meio das leis de incentivo vigentes no país. No ano passado, foram direcionados mais de R$ 3,6 milhões em investimento social privado nos dois estados. Tendo a educação como o seu principal pilar, a empresa tem contribuído para a melhoria dos índices de qualidade da educação pública nos municípios onde atua. Na Bahia, em 2019, o Projeto de Educação Continuada beneficiou 34.676 estudantes e 2.314 professores e técnicos escolares de 480 escolas públicas de sete municípios.

O Relatório de Sustentabilidade da Bracell está disponível em seu website:

Português: https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorios-de-sustentabilidade

Inglês: https://www.bracell.com/en/sustainability/sustainability-reports/

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440