Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Braskem lança portfólio exclusivo para impressão 3D 

A Braskem inova mais uma vez e acaba de lançar um portfólio com produtos exclusivos para a indústria de manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, mercado em plena expansão neste tempo de pandemia. Os filamentos, pellets e pó de polipropileno da Braskem podem ser utilizadas em impressoras industriais e desktop para produção, por exemplo, de máscaras do tipo face-shields e componentes de respiradores mecânicos. Além disso, a empresa disponibilizou seu time de especialistas em manufatura aditiva para prestarem apoio ao trabalho de doze centros de pesquisa em impressão 3D nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

O novo portfólio da Braskem permite que os processos para impressão 3D se tornem ainda mais sustentáveis no Brasil. “A manufatura aditiva, por si só, é um processo cuja natureza é de não-desperdício, pois se baseia na fabricação de uma peça tridimensional por meio da adição de camadas de matéria-prima a partir de um arquivo digital 3D, o que viabiliza a liberdade total de formato e elimina as perdas e os resíduos comuns em diversos processos tradicionais de fabricação. Cabe ressaltar que o polipropileno desenvolvido para essa aplicação possui a mesma reciclabilidade que as demais resinas termoplásticas produzidas pela Braskem e utilizadas em outros processos de transformação, o que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular”, afirma Fabio Lamon, gerente de Inovação e Tecnologia para Manufatura Aditiva da Braskem.

Combate ao novo coronavírus

Como parte do seu compromisso com as comunidades onde atua, a Braskem já doou 120 bobinas de filamentos de plástico polipropileno (produto que compõe o novo portfólio da empresa) para produção de máscaras de modelo face-shield e partes de respiradores artificiais, itens essenciais para o combate à pandemia da covid-19. O filamento de polipropileno para uso em impressoras 3D foi convertido em hastes para cerca de cinco mil face-shields, distribuídas aos profissionais de saúde que atuam em hospitais da rede pública nas regiões onde estão os 12 centros de pesquisa que contam com apoio dos especialistas da empresa. 

Na Bahia, cerca de 30 dessas bobinas foram doadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, que redistribuiu para sete centros tecnológicos do Senai no interior do estado. O material foi utilizado na impressão 3D de cerca de 1500 protetores faciais (face shields), que foram doados para unidades da rede pública de saúde de municípios no interior do estado.

Atendimento à NASA

Vale destacar que as primeiras iniciativas da Braskem nessa área tiveram início em 2013, no projeto Imprimindo o Futuro, uma parceria com Made In Space, fornecedora da NASA, para desenvolvimento de uma impressora 3D para operação em gravidade zero. O equipamento produzido e enviado à Estação Espacial Internacional, em 2016, usa o polietileno I’m greenTM bio-based da Braskem, produzido a partir da cana-de-açúcar, e ganhou, em 2019, o apoio de uma recicladora na qual a equipe de astronautas poderá transformar resíduos plásticos em matérias-primas para produção de novos itens.   

“Como maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, a Braskem está sempre evoluindo e aprimorando seu portfólio para atender às necessidades de nossos clientes. O lançamento do portfólio para impressão 3D é mais um passo em nossa evolução. Estamos entusiasmados com o desempenho de nosso polipropileno em relação a outros materiais disponíveis no mercado e acreditamos que a disponibilidade nas formas de pellets, filamentos e pó ajuda a fortalecer ainda mais o grande potencial que vemos para o mercado global de impressão 3D", ressalta Jason Vagnozzi, diretor comercial de Manufatura Aditiva da Braskem.

A Braskem informa que qualquer empresa ou universidade baiana que usar impressão 3D pode adquirir seus produtos ou da distribuidora 2M3D. Para filamentos, contatar diretamente a 2M3D (www.2m3d.com.br). Para os produtos nas formas de pós e pellets, contatar a Braskem (3dprinting@braskem.com).

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440