Birla Carbon projeta negócios com economia circular

A Birla Carbon divulgou seu oitavo relatório anual de sustentabilidade 2020, apresentando sua jornada em direção a se tornar circular em seu modelo de negócios. A circularidade é medida em três princípios fundamentais: eliminar o desperdício e poluição, manter produtos e materiais em uso e revitalizar sistemas naturais. Entre os destaques, 75% das unidades produzem mais energia do que consomem (energia líquida positiva) e 100% usaram água reciclada de processo e/ou água da chuva em suas operações.

“Sustentabilidade é uma das principais estratégias da Birla Carbon. Nosso foco em excelência operacional, meio ambiente, segurança e saúde é forte e nos impulsiona na busca de resultados cada vez melhores. Cada fábrica está empenhada na contribuição com os resultados globais. No relatório de 2020 destacamos a economia circular, que cada vez mais torna-se importante no contexto econômico mundial”, afirma Ricardo Godinho Bandeira, gerente geral da Birla Carbon no Polo de Camaçari.

A fábrica baiana tem capacidade de produção atual de  55 mil toneladas/ano e 90 postos de trabalho, sendo 50 diretos e 40 indiretos. No relatório 2020, a empresa destaca seu comprometimento com a sustentabilidade, informando que recebeu a classificação de ouro da EcoVadis pelo quarto ano consecutivo e que é a primeira multinacional de negro de fumo a receber a certificação IATF (norma internacional do sistema de gestão da qualidade para a indústria automotiva). Isso sem contar que permanece acima da referência da indústria química pelo engajamento dos funcionários, com 100% das instalações participando ativamente do envolvimento com a comunidade. No Polo de Camaçari, por exemplo, mantém os programas de Voluntariado, Employer Brand e Portas Abertas para as comunidades vizinhas.

Vanguarda da sustentabilidade

Anunciando o lançamento do relatório no contexto da pandemia global, o CEO da empresa, Santrupt B. Misra, diretor de Produtos Químicos e de Recursos Humanos, disse que “o ano de 2020 tem sido cheio de surpresas sem paralelo para o mundo. O verdadeiro teste de sobrevivência tem sido a capacidade de responder às dinâmicas externas em constante evolução. Na Birla Carbon acreditamos que tempos difíceis não duram, empresas inteligentes e resistentes sim. E é justamente esse espírito que se reflete em nosso relatório de sustentabilidade”.

Ele acrescenta que “oito anos atrás adotamos a excelência operacional sustentável como nosso guia para a sustentabilidade. Este ano, demos um passo à frente e introduzimos a circularidade como o próximo movimento. Dentro deste tema, reside a essência do nosso compromisso em modificar uma cadeia de valor linear, introduzindo uma abordagem mais renovável’. 

Para Joe Gaynor, Diretor Jurídico, de Sustentabilidade e de Risco da Birla Carbon, a empresa “está na vanguarda da sustentabilidade na indústria de negro de fumo há quase uma década. A excelência operacional tem sido o pilar central de nossa estratégia de sustentabilidade, com foco particular no meio ambiente e na saúde e segurança de nossos funcionários, contratados e comunidades nas quais operamos”.  Ele ressalta que “o relatório de 2020 destaca as maneiras pelas quais podemos fazer a nossa parte para incentivar uma economia circular para a indústria de negro de fumo”. 

O relatório online está disponível em http://sustainability.birlacarbon.com/

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440