Cofic promove Webinar de Segurança de Processo

O Cofic, com o apoio das empresas do Polo de Camaçari, promove o Webinar de Segurança de Processo - SEPRO, nos dias 24 e 25 de novembro, das 9h45 às 12h00, com a participação de especialistas, representantes das empresas do Polo de Camaçari, além do Ministério Público e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema. O evento virtual tem como objetivo promover a discussão e troca de experiências quanto à adequada gestão de segurança de processo, prevenção e minimização de riscos. 

Entre os temas a serem debatidos estão desde a cultura de segurança de processo e a experiência com a realização de simulado de emergência no Polo de Camaçari até a apresentação da Norma Bahia de Gerenciamento de Riscos e a visão jurídica do acidente de processo.  O evento é voltado especialmente para profissionais das áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) e de Segurança de Processo, além de gestores de empresas e profissionais do Inema e do Ministério Público.

“Cada vez mais esse tema (segurança de processos) está sendo fortalecido e esse fortalecimento de cultura vai ajudar muito a busca de zero acidentes. Temos que conseguir zero fatalidade nas nossas operações que manuseiam químicos perigosos”, afirma o líder de Tecnologia de Segurança de Processo da Dow Brasil, Renato Sampaio, um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o Polo de Camaçari tem avançado na segurança de processo: “Posso afirmar a melhora nesse tema por parte das empresas, pois estou desde maio de 1989 trabalhando em Camaçari/Aratu sem interrupções. O Cofic foi parte desse desenvolvimento fazendo o meio de campo entre a indústria e os órgãos reguladores, ajudando na obtenção de soluções adequadas e viáveis para essa melhoria em segurança de processos”. 

“As atividades, os processos e as normas estão frequentemente sendo atualizadas e melhoradas, então é muito importante o estudo e aprimoramento constante dos profissionais de Segurança de Processos”, destaca o coordenador da Comissão de SEPRO, Sérgio Ferreira, gerente de EHS e Segurança de Processo da Corteva, que vai abordar no Webinar a experiência do Simulado do PCP - Plano de Contingência do Polo, com destaque para o simulado de mesa online. “Esta foi uma experiência inovadora que permitiu a realização de um grande simulado, mesmo neste tempo de pandemia, o qual somente foi possível aplicando toda a experiência dos profissionais de resposta a emergência do Polo e um sistema inovador através da plataforma do Microsoft Teams”, explica, informando que “devido ao sucesso vai ser agora uma plataforma fixa para todos os procedimentos para atender uma eventual emergência”. 

Programação 

A primeira palestra do Webinar no 24 de novembro será com o diretor da DNV, Jaime Lima. Ele vai falar sobre “Cultura de Segurança de Processo do Polo de Camaçari, com breve histórico do Projeto APPOLO 2” - programa preventivo através do qual são avaliados, periodicamente, todos os cenários de risco no complexo industrial, visando reunir subsídios para os programas de gerenciamento de riscos das empresas. O Projeto APPOLO 2 é considerado um dos maiores estudos de riscos do mundo, para um conjunto de empresas que operam, na sua maioria, de forma integrada.

Em seguida, o gerente de EHS e Segurança de Processo da Corteva, Sergio Ferreira, vai aborda  a experiência do Simulado do PCP - Plano de Contingência do Polo. Este plano é testado e atualizado periodicamente em simulados para atender situações de emergência no Polo de Camaçari em que seja recomendável a evasão de pessoas. 

Na sequência, a especialista em Licenciamento Ambiental do Inema, Ana Paula Monção, apresentará a “Norma Bahia de Gerenciamento de Riscos”, que estabelece os critérios de exigibilidade e fornece subsídios para a elaboração de um Programa de Gerenciamento de Risco para empreendimentos implantados ou em implantação no estado da Bahia. A última palestra do primeiro dia será com a promotora do Ministério Público do Estado da Bahia, Dra Cristina Seixas, que vai apresentar a “Visão jurídica do acidente de processo”, destacando o papel do Ministério Público na prevenção e ações mitigadoras. 

No segundo dia do Webinar de Segurança de Processo, 25 de novembro, o destaque será para a palestra do Líder de Tecnologia de Segurança de Processo da Dow Brasil, Renato Sampaio, sobre “Facility Siting - Avaliação de Riscos de Prédios Ocupados”, e para a apresentação do criador da Vila dos Games, Felipe Vila, sobre “Gamificação em Segurança de Processo – O exemplo do Game de Bow-Tie”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440