Tronox eleita a melhor empresa entre químicas e petroquímicas

A Tronox Brasil foi considerada a melhor empresa do ano no setor Químico e Petroquímico pela 20a edição do anuário Valor 1000. A premiação destaca as melhores empresas em 25 setores de atuação entre duas mil companhias avaliadas. “O resultado é fruto de um modelo de trabalho de equipe voltado para disciplina operacional e financeira, tecnologia, planejamento, estrutura ágil de vendas, governança madura e um time altamente qualificado para conduzir o complexo processo de produção do dióxido de titânio”, disse Roberto Garcia, diretor da Tronox no Brasil.

Conquistar essa posição em pleno ano de pandemia tem explicação. "O posicionamento financeiro que tínhamos antes da pandemia nos ajudou nesse momento de retração do mercado", afirma Roberto Garcia, explicando que a empresa investiu no gerenciamento da crise, com o objetivo de manter a segurança dos funcionários e das operações, e contou com o compromisso e criatividade dos times internos para conter custos, atuar com inteligência no mercado e aproveitar as oportunidades.

O diretor geral da Tronox destaca também o modelo de gestão estratégico focado na sustentabilidade. “Além de uma governança madura, da produção segura e com qualidade e da busca constante por custos eficientes, o resultado da empresa é garantido também pela excelência operacional do relacionamento e tratamento dado às pessoas e ao meio ambiente”, afirma Garcia.

Prioridade

A Tronox aposta no Programa Qualidade de Vida para seus empregados, que oferece atividades físicas, sessões de fisioterapia, massoterapia, alongamento e quiropraxia dentro da empresa, exames que vão além dos periódicos obrigatórios por lei e ainda programa de apoio com aconselhamento financeiro, psicológico e jurídico para questões pessoais e familiares. Além disso, a empresa tem uma política de investimentos em cursos e treinamentos que estimula e promove a qualificação continuada. O Programa de Formação de Técnicos em Manufatura, por exemplo, é modelo no Polo Industrial de Camaçari, atraindo inscrições de cerca de 1.200 jovens recém formados para as 25 vagas anuais.

Para as comunidades vizinhas, a empresa realiza projetos que estimulam o desenvolvimento social, por meio da educação de crianças e adolescentes. O Clube de Leitura, por exemplo, já ajudou milhares de crianças de comunidades do município de Camaçari a aprender de forma plena desde que foi criado em 2004.

A política de meio ambiente da Tronox vai além dos padrões da legislação para garantir a saúde das pessoas e a proteção ambiental. A empresa coloca-se na vanguarda da economia circular, por meio de pesquisas e parcerias, como o Projeto MNR (Minério Não Reagido), que faz a incorporação de um resíduo gerado no processo produtivo, no qual o excedente não reagido é neutralizado com cal. Durante muitos anos esse resíduo foi disposto em aterro licenciado, mas em 2018 passou a ser licenciado como subproduto após pesquisas e testes para incorporação na indústria da construção civil. No Projeto Ácido 25%, por sua vez, é feita a recuperação de uma corrente de efluente rica em ácido e ferro, para ser reutilizada em outro processo produtivo. No passado, essa corrente era direcionada para o sistema de efluentes sendo disposta via emissário submarino e em 2018 passou a ser licenciado como subproduto.

Planos para crescimento

Nos planos para crescimento, o diretor geral da Tronox informa que o foco é “manter a estratégia de olhar para o futuro, com melhoria contínua da linha de produtos, com tecnologia desenvolvida localmente e o suporte dos centros globais de Pesquisa e Desenvolvimento”, mas pondera que apesar do Brasil ser uma das maiores economias do mundo e estar otimista e confiante em relação à recuperação do mercado, “para termos segurança para definir investimento é necessário também que haja um cenário econômico estável, com aprovação célere de algumas reformas que estão sendo propostas, com ênfase na tributária”.

Vale destacar que a Tronox no Polo de Camaçari é a única produtora brasileira de dióxido de titânio (TiO2). A fábrica utiliza como principal matéria-prima o minério de titânio, ou ilmenita para produzir o pó branco inorgânico e de uso seguro, utilizado para dar cor, brilho, melhor cobertura (opacidade) e durabilidade a uma enorme gama de produtos, desde tintas e materiais para construção civil, a cobertura para medicamentos, equipamentos médicos e embalagens para alimentos.

Destaque nacional e internacionalmente, a Tronox recebeu em 2018 o Prêmio internacional ACL Impact Award, na Filadélfia (EUA) pelo caso de sucesso na área de Governança, Risco e Compliance na fábrica da Tronox na Bahia. Em 2019 foi homenageada pelo IBAMA pelo Programa de Recuperação de Áreas Mineradas e também foi destaque do Guia Você SA - Melhores Empresas para Trabalhar. Este ano, foi considerada a melhor empresa no setor Químico e Petroquímico pela 20a edição do anuário Valor 1000.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440