Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Integrantes do Conselho e do Nudec fazem balanço de 2020

Reuniões, encontros e treinamentos virtuais marcaram o ano de 2020 para o Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari e o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec). Seus integrantes tiveram que se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19. O Cofic cuidou de organizar a agenda, garantir a plataforma tecnológica e coordenar os encontros on-line desde o mês de maio até dezembro. O resultado, na avaliação de todos, é que este foi um ano desafiador, mas também de muitos aprendizados.

“Superação! Essa foi a tônica de cada membro do Conselho. As reuniões remotas fizeram com que cada um de nós desafiasse os obstáculos e as limitações, sobretudo quanto à forma de comunicação. Lembro da emoção que tive na primeira audioconferência, senti a vibração de todas as pessoas participantes como se estivéssemos lado a lado”, conta Marinalva Cruz, integrante do Conselho Comunitário.

“É muito grandioso ver a força de atuação desses dois grupos, o Conselho e Nudec, principalmente numa época singular como essa que estamos vivendo, com dificuldades e, ao mesmo tempo, nos fazem avaliar o nosso papel social”, afirma Kharis Lane Santos, que integra o Conselho e o Nudec. Ela destaca que a lição aprendida este ano foi a de “acreditar num propósito maior e se reinventar diante das dificuldades, o que significa ampliar nossa capacidade de aprender e de buscar o melhor para o bem comum”.

“Mudança foi um dos temas que mais falamos este ano. Neste ano de pandemia, tivemos que fazer mudanças que nunca imaginaríamos. Estamos todos em processo de evolução. Tenho certeza que juntos estamos mais fortalecidos”, avaliou o educador Jorge Amaral, na reunião de confraternização do Conselho Comunitário, que contou com a live do músico Eduardo Brito e com depoimentos emocionados dos conselheiros.

Superando expectativas

O Cofic promoveu cinco reuniões com o Conselho Comunitário em 2020, sendo uma presencial, na sede da Cetrel, uma audioconferência e três encontros on-line, recepcionados pelas empresas Bayer, Basf e Braskem. Todas as reuniões com participação de conselheiros de Camaçari e Dias d´Ávila. Na agenda, além de informações sobre o novo coronavírus e de como cuidar da saúde física e mental na pandemia, foram abordados temas relevantes e de interesse comum, como a retomada das atividades da ex-Fafen, agora sob o comando da Unigel, a situação do Anel Florestal, o balanço do monitoramento do ar e os novos investimentos da Cetrel para assegurar a qualidade ambiental na região do Polo de Camaçari.

Os voluntários do Nudec, por sua vez, participaram de oito oficinas virtuais este ano. Inicialmente os treinamentos tiveram o propósito de ajudar os participantes a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e de como cuidar da saúde mental, do bem estar emocional e da comunicação não violenta nas relações. Depois, as oficinas passaram a fortalecer o papel de cada voluntário como líder comunitário e educador, com bases movidas por valores humanos, além da responsabilidade sobre metas e resultados na vida pós-pandemia. Os encontros do Nudec também contaram com expressiva participação dos seus voluntários, tendo como mediadores os educadores Jorge Amaral e Célia Urpia.

“Fechamos o ano de 2020 e o desenvolvimento do Time Nudec nos enche de orgulho. O isolamento / distanciamento social que a pandemia nos impôs nesse período dolorido, especial, misterioso e sagrado, não nos impediu de realizar oito oficinas temáticas on-line, com grande protagonismo dos voluntários”, celebra Jorge Amaral e Célia Urpia. Eles ressaltam que “vivemos, conscientes e produtivamente, um momento de expectativa e preparação para uma nova forma de ação diante da vida. Cada desafio vencido representou um degrau a mais em nossa evolução pessoal, profissional e social. Somos a geração que ficará marcada por esse episódio de tantos desafios e aprendizados vividos nesse cenário pandêmico. E sem dúvida, sairemos mais fortes. Sabemos que os resultados da nossa ação voluntária junto às comunidades trazem significado ao nosso propósito de atuar como educadores sociais no Time Nudec e assim estaremos sempre num estado emocional positivo para ser, evoluir e servir”.

Conselho

O Conselho Comunitário Consultivo é um canal permanente de diálogo entre as empresas do Polo e as comunidades vizinhas de Camaçari e Dias d´Ávila para discussão de assuntos de interesse mútuo, prioritariamente nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. Primeiro conselho comunitário instalado em um complexo industrial no país, o Conselho foi instituído em 14 de dezembro de 1994 e é formado por 24 representantes de vários segmentos comunitários, incluindo participação do Inema e Defesa Civil dos dois municípios.

Nudec

O Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) é formado por 60 voluntários residentes em bairros de Camaçari e Dias d´Ávila, próximos ao Polo. Tem por objetivo dar suporte ao PEC – Plano de Emergência na Comunidade, atuando como uma base voluntária e permanente das comunidades para orientar a população em eventuais situações de emergência no Polo, de forma rápida, eficiente e coordenada, além de contribuir também para o fortalecimento e consolidação da Defesa Civil na região. Criado pelo Cofic em 24 de outubro de 2001, o Nudec também tem contribuído para formar voluntários multiplicadores.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440