Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Programa Ver de Dentro conecta estudantes e empresas

Por causa da pandemia o programa Ver de Dentro do Cofic foi reformulado e realizado totalmente virtual nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. As visitas que seriam presenciais nas empresas do Polo de Camaçari aconteceram através das câmeras dos computadores e celulares dos estudantes das escolas públicas de Dias d'Ávila e Camaçari. Foram realizadas cinco reuniões on-line com a Bayer, a Birla Carbon, a Braskem, a Basf e a Ford. O resultado surpreendeu, com uma média de 30 participantes por visita, chegando ao máximo de 86 participantes na reunião com a Ford no mês de novembro.

A versão virtual do programa Ver de Dentro seguiu o mesmo objetivo das visitas reais: promover a aproximação entre as empresas do Polo e as comunidades vizinhas, com apresentação para os estudantes sobre o funcionamento das indústrias e seus programas de segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social. Na oportunidade, os profissionais das empresas também conversaram sobre as carreiras técnicas e as oportunidades de trabalho no Polo de Camaçari.

Participaram do Ver de Dentro estudantes e professores de sete escolas: Normélio Moura, Anfrisia Santiago e Laura Folly (de Dias d’Ávila) e Yolanda Pires, Santo Antonio Machadinho, Luís Rogerio e Tancredo Neves (de Camaçari).

“Considero a experiência bastante produtiva para os estudantes, mesmo a visita sendo virtual. Os estudantes saíram dos conteúdos da sala de aula para uma atividade diferenciada. Além do passeio virtual pela empresa, a experiência foi muito estimulante por levar os alunos a pensar sobre a questão profissionalizante. Eles fizeram várias perguntas sobre como podem trabalhar na Braskem, qual o salário e como podem chegar lá. Foi um momento também para eles pensarem sobre o seu futuro profissional”, afirma a professora Nilzete Cardoso, gestora da Escola Professor Luis Rogerio de Souza, em Camaçari. Ela propõe que, “no futuro, após a pandemia, o Cofic possa pensar em ampliar esse programa para realizar de forma híbrida: fazer o passeio presencial e também o virtual, tipo atender 10 escolas no presencial e 10 no virtual”.

Na Bayer, a apresentação institucional da empresa para os estudantes da Escola Normélio Moura, de Dias Dias d’Ávila, foi feita pelo estagiário de Manutenção, Lucas Marques, que inspirou os alunos com sua história de vida e de superação. “Foi uma oportunidade de apresentar o comprometimento que a Bayer possui com a comunidade local na inserção de jovens no mercado de trabalho. E também mostrou que, mesmo vindo de escola pública como eu, as pessoas podem, sim, usufruir dessas oportunidades", diz Lucas.

“A experiência do Ver de Dentro com os alunos da escola Normélio Moura da Costa, em momento de pandemia, foi única. O palestrante conseguiu prender a atenção dos alunos de forma descontraída, explicando tudo sobre a empresa e sua matéria-prima. A equipe da gestão, professores e alunos elogiaram toda a preparação para realização desse evento que, acreditem, superou as nossas expectativas”, avalia a professora Telma Nobre, gestora da escola, em Dias d’Ávila. Segundo ela, a visita virtual só foi possível “por conta da integração entre determinados professores que não se permitiram distanciar-se dos seus alunos, estabelecendo vínculos e integrando-os mais e mais à gestão escolar”.

O Ver de Dentro também agradou aos estudantes. “Eu gostei, foi muito proveitoso, essas palestras vão agregar muito no meu conhecimento e na minha vida”, observa Luciano Rodrigues Filho, aluno da Escola Anfrísia Santiago, em Dias d’Ávila. “As palestras do Cofic são bem interessantes. Pela apresentação do instrutor dá para entender que é um trabalho em equipe e com salários justos. Até os meus pais acharam interessante essa explicação de como podemos entrar nessas áreas no futuro”, comenta sua colega, Emilly Florentino Lima. “Fiquei bastante inspirada na palestra da Bayer. Não sei explicar, mas é como um reforço de inspiração para continuar estudando e ter metas de vida”, diz Amanda Faustino, também estudante da Escola Anfrísia Santiago.

Para os profissionais das empresas do Polo, a experiência também foi gratificante. “Tenho muito orgulho em participar dessa ação conjunta entre o Cofic e as empresas do Polo de Camaçari, que tem o intuito de despertar nos alunos interesse pelas carreiras técnicas e fortalecer o vínculo entre o Polo e as comunidades. Voluntariamente, ao falar das suas trajetórias, nossos profissionais incutem nos alunos o desejo de continuar estudando, a fé no poder dos sonhos e das atitudes para realizá-los. Acredito que o caminho para o desenvolvimento e para um futuro melhor é a educação e ter a oportunidade de compartilhar com eles nesse contato é para mim motivo de alegria”, afirma Janete Passos, analista de Recursos Humanos da Birla Carbon.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440