Comissão de Comunicação do Cofic aposta em uma atuação conjunta das empresas do Polo de Camaçari

O ano de 2020 exigiu mais atenção dos profissionais da área de comunicação das empresas do Polo Industrial de Camaçari. Com a pandemia, a Comissão de Comunicação do Cofic teve que adotar uma estratégia unificada para levar informações seguras e confiáveis tanto aos profissionais do complexo, como às comunidades vizinhas e à sociedade. “Tivemos que readaptar as atividades para continuarmos garantindo o diálogo e manutenção do relacionamento com as comunidades do entorno”, informa Rafael Almeida, responsável pela Comunicação Corporativa da Basf na unidade de Camaçari e coordenador da Comissão de Comunicação/Responsabilidade Social do Cofic.

Com a participação de representantes de mais de 20 empresas do Polo de Camaçari na Comissão, como Rafael Almeida avalia, também houve necessidade de ajustar rapidamente  programas e ações que se mostraram viáveis por meio virtual, com especial ênfase para o relacionamento com as comunidades vizinhas ao Polo. Os integrantes da Comissão viabilizaram o retorno da participação das empresas, por meio virtual, em programas relevantes do Cofic, como o Ver de Dentro (programa de visitas) e Construindo o Futuro. Além disso, a Comissão investiu em entender e propor novos formatos de atuação para 2021, para continuar atingindo e potencializando nos objetivos e metas, em alinhamento com as prioridades do Cofic para o próximo biênio”

Outro ponto relevante, segundo ele, foi “a aproximação entre as demais comissões do Cofic (Suprimentos, RH e SSMA). Essa conexão vai possibilitar um trabalho em 2021 que vai além do relacionamento com as comunidades do entorno, projetando a importância e contribuições do Polo de Camaçari em termos não só econômicos, mas também social, de sustentabilidade, diversidade, competitividade, etc. E a Comissão de Comunicação estará, em conjunto, articulando para aprimoramento dos programas e divulgação do Polo”.

Como lição aprendida, Rafael Almeida afirma que “a comissão aproveitou o formato digital e conseguiu se reunir mais. Estamos atuando de forma mais colaborativa e impulsionando as atividades de comunicação do Cofic. Um exemplo foi a troca de experiências, em painéis específicos para a comissão, compartilhando boas práticas de responsabilidade social que estavam sendo implementadas e foram essenciais para construção do plano de atuação e priorização em 2021”.

Para este ano, o desafio, diz ele, é “projetar as ações, considerando a incerteza do cenário de pandemia. Consideramos e reunimos os aprendizados dos profissionais envolvidos em nossas atividades ao longo do ano para continuar viabilizando ações positivas em 2021, em alinhamento com as prioridades do Cofic, mantendo o compromisso com os programas de responsabilidade social e relacionamento com as comunidades do entorno”.

Vale destacar que a Comissão de Comunicação do Cofic tem por objetivo “fomentar e propor ações/programas de comunicação e responsabilidade social, em consonância com as prioridades do Cofic, contribuindo para o fortalecimento da imagem do Polo de Camaçari. Além de promover a discussão e troca de experiências entre as empresas associadas, visando identificar oportunidades para otimização de esforços/recursos e aprimoramento dos programas socioambientais e de divulgação do Polo”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440