Participação em eventos da Comissão de RH supera expectativas

O Cofic registrou um total superior a 1.500 participações de profissionais de diferentes áreas de suas empresas associadas no Polo Industrial de Camaçari nos painéis, palestras e treinamentos promovidos por meio da sua Comissão de Recursos Humanos, em 2020. Foram realizados 27 encontros online de abril a dezembro, sempre com o foco na atualização profissional e discussão de assuntos relevantes de interesse das empresas, principalmente para fazer frente às dificuldades enfrentadas neste ano atípico, onde muitos tiveram que aprender a trabalhar de em casa, utilizando plataformas digitais, e outros passaram a adotar novas e rigorosas normas de segurança nas operações.

O desafio no início da pandemia foi as pessoas se ajustarem ao novo modo de trabalho, em consequência das restrições impostas pelo novo coronavírus. “A configuração de novos espaços de trabalho, seja via home office ou novos arranjos dentro da própria empresa, foi desafiadora pelo pouco tempo que tivemos para viabilizar essas soluções na continuidade do negócio. Depois, as práticas foram aperfeiçoadas e se consolidaram”, conta Bertrand Carneiro, líder de Desenvolvimento de Pessoas da Tronox e coordenador da Comissão de RH do Cofic.

Foi um ano atípico para todos, como diz Bertrand Carneiro, “marcado por limitações, mas também por oportunidades de aprendizado, fazendo com que ficássemos sempre atentos aos cenários presentes e futuros, para propor soluções adequadas ao crescimento dos nossos respectivos negócios”.

O trabalho remoto foi o que gerou mais impacto. Bertrand Carneiro avalia que a experiência “trouxe um necessário aprendizado para empresas e profissionais, estabelecendo novos parâmetros para execução das agendas, provando mais uma vez que as práticas da sociedade se antecipam em relação às normatizações e conhecimentos estabelecidos, o que traz movimentos contínuos de adequação por parte das empresas, profissionais e entidades governamentais”.

Quanto aos treinamentos virtuais, ele considera que “as agendas online vieram para ficar, pois os recursos tecnológicos e metodologias se mostraram perfeitamente alinhados com as atuais demandas de conteúdos e disponibilidade de tempo dos profissionais, estabelecendo uma nova dinâmica nessa relação”.

Além do desenvolvimento das agendas de palestras e eventos voltados para promoção da atualização técnica e de gestão dos profissionais, o coordenador ressalta que a Comissão de RH está envolvida com as metas para 2021, alinhadas com as prioridades do Cofic, definidas para o próximo biênio pelo seu Conselho de Administração, presidido por Carlos Alfano”.

Sobre os desafios da Comissão de RH para o próximo ano, ele adianta que “teremos uma agenda orientada para as ações que darão suporte aos objetivos estratégicos do Polo. Além da elaboração de programa voltado para a qualificação dos profissionais de manutenção das empresas contratadas, teremos agendas que permitirão focar no atendimento das necessidades de atualização também de líderes do Complexo Industrial, especialmente no campo das no campo das inovações digitais”.

Em 2020, cerca de 25 empresas de vários segmentos que compõem o Polo Industrial de Camaçari estiveram formalmente representadas na Comissão de RH, o que, segundo Bertrand, “mostra a importância das agendas desenvolvidas por esse grupo”. O objetivo da Comissão é justamente “congregar os representantes de RH das empresas associadas para viabilizar soluções de interesse coletivo, oferecendo pauta positiva que fomente novas ideias, atualizações e boas práticas na gestão de pessoas”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440