Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Comissão de Suprimentos do Cofic redefine prioridades para 2021

Com o propósito de identificar e desenvolver fornecedores qualificados para atender as empresas do Polo Industrial de Camaçari, a Comissão de Suprimentos do Cofic teve que substituir as atividades presenciais por reuniões digitais, por conta da pandemia, mas continua mantendo uma agenda ativa. “Para o ano de 2021 temos um desafio muito grande na reformulação das prioridades e metas da Comissão, a partir da reestruturação proposta pelo Conselho Administrativo do Cofic, que redefiniu o foco de trabalho, com um sponsor para cada grupo e um direcionamento mais estratégico”, afirma o coordenador Rafael Lemos, especialista de Suprimentos da Kordsa.

No planejamento para este ano, Rafael Lemos informa que “a Comissão de Suprimentos vai realizar ações em conjunto com o Grupo Técnico de Manutenção e Comissão de Recursos Humanos. Já temos algumas atividades que estão sendo desenhadas para este ano que visam um maior desenvolvimento do mercado local de fornecedores e processos de redução de custo, como compras coletivas por empresas contratantes e utilização de almoxarifado virtual entre as empresas do Polo”. Ele também anuncia o projeto para “Desenvolvimento de Fornecedores Locais de Serviços e a migração do Vendor List existente para uma plataforma digital”.

“Acredito que esse ano será de grandes mudanças com a superação da pandemia e os novos direcionamentos do Fórum de Suprimentos, com o apoio do Conselho Administrativo do Cofic, presidido por Carlos Alfano, e do nosso Sponsor da Comissão de Suprimentos e diretor geral da Deten, José Luis”, ressalta Lemos.

Por conta da pandemia, a Comissão de Suprimentos teve que cancelar o Fórum Nordeste de Suprimentos (parceria entre o Cofic, Inbrasc e o IEL) em 2020, mas, mesmo assim, o saldo do ano foi produtivo, com reuniões virtuais e rodadas de negócios on-line. Rafael Lemos conta que a Comissão teve três blocos de ações no ano passado: um para ampliar conhecimento, com a realização de cinco palestras técnicas; outro para compartilhar experiências, com visita técnica ao Cimatec Park no início do ano; e o terceiro e “mais estratégico” para fortalecer os fornecedores locais.

Foram realizadas quatro Rodadas de Negócios on-line com fornecedores locais, Café Empresarial com fornecedores e compradores e a revisão do Vendor List, que é uma lista com os fornecedores utilizada pelas empresas participantes da Comissão. Além disso, Rafael Lemos considera que ter sido “fundamental a troca de informações entre fornecedores e processos através dos canais virtuais de comunicação, nos grupos de Whatsapp e e-mail”.

Com a participação de 24 empresas do Polo de Camaçari, o Comitê de Suprimentos tem por objetivo discutir assuntos de interesse mútuo e promover a troca de experiências nessas áreas, envidando esforços para identificação, atração e desenvolvimento de fornecedores qualificados para atender o Complexo Industrial. Suas atividades contam com o suporte técnico do Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440