Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Unigel retoma em março produção de fertilizantes no Polo

A Unigel Agro vai retomar a partir de março a produção de fertilizantes nitrogenados na antiga fábrica da Fafen, no Polo Industrial de Camaçari. O anúncio foi feito na assinatura do contrato entre a Proquigel Química S.A., empresa do Grupo Unigel, e a Petrobras para o fornecimento de gás natural a unidades de fertilizantes na Bahia e Sergipe, arrendadas pela estatal à companhia do setor petroquímico. O arrendamento das fábricas à Unigel, formalizado em agosto do ano passado, tem prazo de dez anos, com possibilidade de renovação por mais uma década. As duas fábricas passaram a se chamar Unigel Agro.

Com a assinatura do contrato de gás natural, a Unigel retoma a produção nacional de fertilizantes nitrogenados. “O contrato de fornecimento firmado com a Petrobras será suficiente para abastecer as duas fábricas de fertilizantes. Isso ajudará a Unigel a suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de ureia e sulfato de amônio”, afirma Roberto Noronha Santos, CEO da empresa. Com a retomada das fábricas, a Unigel também reforça a própria competitividade no segmento de acrílicos, uma vez que parte da amônia produzida nessas unidades também deixa de ser importada.

“A Unigel Agro contribuirá também para a geração de empregos nos estados da Bahia e Sergipe e fortalecerá ainda mais a competitividade do agronegócio brasileiro”, ressalta Noronha. A expectativa da empresa é de gerar 1.500 empregos diretos e indiretos nos dois estados com a entrada em operação das duas fábricas. Na assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia em meados do ano passado, a empresal anunciou o investimento de R$ 95 milhões para reativar a unidade da Fafen no Polo Industrial de Camaçari, que terá capacidade de produção de até 3,38 mil toneladas/dia.

Acordo para transporte de gás

Para garantir o fornecimento do gás natural, a Unigel, através da Proquigel, também assinou contrato interruptível de um ano com a Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG, controlada pela Engie, maior empresa privada de energia do Brasil) para o serviço de transporte de gás para abastecimento das duas fábricas de fertilizantes.  O gás fornecido pela Petrobras é proveniente do campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, no litoral da Bahia.

O acordo é para a entrega de 2,3 milhões de metros cúbicos (Mm³) de gás por dia. A fábrica de Sergipe será a primeira fábrica a receber o insumo, com volume médio de 1,1 milhões de m³ por dia, enquanto a fábrica do Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, receberá uma média de 1,2 milhões de m³/d, com previsão de início a partir de março.

Vale destacar que a Unigel é uma das maiores empresas petroquímicas do Brasil, com posição de liderança na produção de acrílicos e estirênicos. A empresa atende diversos mercados, tais como eletrodomésticos, bens de consumo, construção civil, embalagens, mineração e agricultura.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440