Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Cetrel aprimora gestão atmosférica no Polo de Camaçari

Com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento às empresas do Polo Industrial de Camaçari, a Cetrel acaba de implementar um novo Sistema de Inventário de Emissões Atmosféricas (SIEA), seguindo o novo Guia de Emissões Atmosféricas do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). Agora é possível fazer uma espécie de “raio-X” para determinar os níveis de emissões lançados na atmosfera por determinada empresa. Os dados computados serão enviados, com uma avaliação crítica, ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), promovendo, em última análise, um aprimoramento da gestão ambiental do Polo. Os profissionais das empresas do complexo foram treinados no dia 23 de fevereiro e agora já podem informar os dados diretamente no sistema, através do portal da Cetrel.

“As empresas do Polo Industrial de Camaçari fornecerão os dados para o novo Sistema de Inventário de Emissões Atmosféricas (SIEA), que, por sua vez, irá consolidar essas informações. Depois, será gerado um relatório, com a análise crítica e encaminhado ao Inema, que fará a análise do relatório e pode sugerir considerações para a qualidade do ar no Polo, caso necessário”, afirma Eduardo Fontoura, gerente da área de Gerenciamento Ambiental da Cetrel.

O primeiro relatório consolidado por meio do novo sistema será enviado ao Inema em agosto deste ano, informa Bruno Cardoso Alves, engenheiro do setor de Gerenciamento Ambiental da Cetrel, explicando que “o novo SIEA incorpora as atualizações das premissas estabelecidas no Guia do Cofic, aprovado pelo Inema em março de 2020”. Ele afirma que, com a mudança, “a Cetrel passou a trabalhar conceitos e sistemáticas metodológicas, com base em padrões e protocolos reconhecidos nacional e internacionalmente, para elaboração de um inventário de emissões atmosféricas ainda mais eficiente”.

O primeiro SIEA da Cetrel, criado em 2018, foi responsável pela elaboração dos inventários das fontes poluidoras, buscando padronização e aprimoramento dos resultados consolidados pelos clientes. Agora, com o novo SIEA, a empresa avança na gestão atmosférica do Polo de Camaçari para identificar, caracterizar e quantificar com mais precisão os poluentes atmosféricos e, assim, atuar para garantir a qualidade do ar na região. 

“O novo SIEA busca uma maior consistência e confiabilidade na geração, consolidação e gerenciamento dos dados inventariados, em especial, aos recursos exigidos na Portaria nº 16.507/18 do Inema”, afirma Bruno Alves, ressaltando que “este protocolo trata do atendimento aos critérios de elaboração da análise crítica dos inventários das fontes poluidoras, como descrição de cálculo, se por medição, estimativa ou uso de fator, ações implantadas e retorno, dentre outros”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440