Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Tronox produz cerca de 70 toneladas/ano do pigmento TiO2 , base para produtos do dia a dia

Com capacidade instalada da fábrica da Bahia de 60 a 70 toneladas/ano, a Tronox é a única produtora brasileira e a segunda mundial do pigmento de TiO2, um pó branco, inorgânico e de uso seguro, utilizado para dar cor, brilho e durabilidade a uma enorme gama de produtos. Está presente, por exemplo, nas principais marcas de tintas imobiliárias vendidas no mercado brasileiro, bem como  em lápis de cor, sandálias de borracha, papel utilizado para produção das notas de R$200, caixas d'água, tubos e conexões, e até em remédios e equipamentos médicos que protegem contra a Covid-19. 

“No dia a dia, é possível encontrar o TiO2  na indústria farmacêutica para cobertura de remédios, em equipamentos médicos tais como monitores e ventiladores, nas próteses cirúrgicas, em embalagens médicas a exemplo das seringas, em equipamentos de proteção individual e, nesse sentido, estão os materiais que auxiliam a criação de barreiras contra a Covid-19, além de peças de PVC e de higiene”, informa o Roberto Garcia, diretor geral da Tronox Brasil.

Um dos principais mercados do pigmento TiO2 no país é o de tintas. “O uso do pigmento permite que tintas modernas sejam mais eficientes, mais fáceis de aplicar e tenham um baixo impacto ambiental. Ele também é essencial para a qualidade da pintura de imóveis residenciais e comerciais e de produtos como eletrodomésticos, carros, motos e embarcações”, informa o diretor-geral.

Segundo ele, as instalações na Bahia ”representam nosso compromisso contínuo e de longo prazo com os mercados de tintas no Brasil, oferecendo aos clientes segurança de abastecimento dentro do país. Além disso, a Tronox alcançou um alto nível de assistência técnica e de  customer service por meio da profunda experiência e qualificação de nosso pessoal localizado no Brasil”.

Segurança é um valor fundamental
“O lastro de utilidade reforça a relevância da produção do produto para a sociedade e a importância e seriedade que cada empregado exerce no desenvolvimento das suas funções. O alto nível de serviço local que oferecemos aos nossos clientes é um dos fatores importantes que diferenciam a Tronox”, afirma o diretor-geral, ressaltando que “nossas instalações na Bahia representam nosso compromisso contínuo e de longo prazo para oferecer aos clientes segurança de abastecimento dentro do país. Além disso, a Tronox alcançou um alto nível de assistência técnica e de customer service por meio da profunda experiência e qualificação de nosso pessoal localizado no Brasil”.

Vale destacar que a fábrica baiana é signatária do Programa Atuação Responsável, seu Sistema de Gestão Integrada é certificado pela ISO 9001:2015 e, como ressalta o diretor, “tem uma cultura interdependente de segurança, o que contribui para que se mantenha na faixa do zero acidente de trabalho, pois segurança, para nós, é mais que prioridade, é um valor fundamental”. 

Projetos de economia circular
Com foco na sua meta de sustentabilidade para reduzir a pegada de carbono, a empresa aposta na economia circular. “No quesito desempenho ambiental, se no passado o foco se concentrou em eliminar as fontes primárias de contaminação, investir em equipamentos, alterar processos produtivos e implantar programas internos de conscientização e engajamento que levaram a uma continuada redução das suas emissões atmosféricas e do consumo de água e energias, atualmente os projetos se concentram nas diretrizes da economia circular”, explica o diretor. 

Entre os projetos de economia circular, ele destaca o Projeto MNR (Minério Não Reagido) que permite a incorporação de um resíduo gerado na etapa de ataque ácido do minério, na qual o excedente não reagido é neutralizado com cal. “No passado, esse resíduo foi disposto em aterro licenciado, mas em 2018 passou a ser licenciado como subproduto após pesquisas e testes para incorporação na indústria da construção civil”, informa. Outra iniciativa na área da economia circular é o Projeto Ácido 25%, no qual é feita a recuperação de uma corrente rica em ácido e ferro para ser reutilizada em outros processos produtivos.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440