Inscrições para Prêmio de Incentivo à Educação 2013

Premiação estimula as ações educativas nas áreas da Leitura, Expressão Escrita e Oral

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/ Cofic abriu inscrições para a edição 2013 do Prêmio de Incentivo à Educação, que tem o objetivo de estimular, reconhecer, socializar e divulgar ações pedagógicas nas escolas públicas municipais, cujos resultados se revertam no desenvolvimento do aprendizado dos alunos. As escolas podem se inscrever até o dia 20 de abril, através do “site” do Cofic (Informações: 3634-3404 ou comunicacao@coficpolo.com.br).

O retorno do Prêmio em 2012 obteve um resultado extremamente positivo no que diz respeito ao envolvimento das escolas, seu corpo pedagógico e estudantes na busca de desenvolvimento de projetos focados em três dimensões da Língua Portuguesa: a leitura, a expressão oral e a escrita. A premiação mobilizou cerca de 5.800 alunos e 200 professores das escolas (da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental) dos dois municípios. Das 21 escolas inscritas, 10 tiveram seus projetos escolhidos como finalistas e, dessas, seis foram premiadas.

A premiação em 2013 obedecerá ao formato já conhecido pelas escolas. Os projetos a serem desenvolvidos poderão caracterizar ações pedagógicas já experimentadas, em curso, ou nunca experimentadas pelas escolas, desde que seja possível o acompanhamento/avaliação dos resultados pela Comissão de Avaliação e Grupo de Mediação Pedagógica.

As ações pedagógicas deverão ser executadas no prazo mínimo de seis meses, podendo abordar diferentes conteúdos e metodologias, sempre com foco no desenvolvimento dos alunos em Leitura, Expressão Oral e Escrita, de forma interdisciplinar, constituindo-se, assim, em prioridade no trabalho dos professores e em todos os serviços/atividades por eles promovidos. É desejável que incluam conhecimentos sobre o Polo Industrial de Camaçari.

De acordo com o regulamento, cada escola finalista receberá uma ajuda de custo de R$ 3.000,00 (três mil reais) convertidos em materiais para implementação das ações previstas. Além disso, os relatos dos projetos finalistas serão transformados em uma publicação, com o propósito de divulgar/socializar/estimular, em outras escolas, as experiências implementadas. O prêmio para a etapa final será de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por escola vencedora.

Projeto desafiador

O Prêmio de Incentivo à Educação foi criado pelo Cofic, em 1999, a partir de uma constatação que, ainda nos dias de hoje, preocupa as escolas do país: a de que alunos da rede pública apresentam graves dificuldades para ler e escrever, o que resulta em profundas limitações para o seu desenvolvimento intelectual, profissional e como cidadão.

O prêmio nasceu com o objetivo de estimular a melhoria de desempenho nas áreas de leitura, expressão oral e da escrita, a partir de abordagens criativas, envolventes e interdisciplinares, que os alunos como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Para tantos, as escolas são desafiadas a conceber e implementar projetos com este propósito.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440