Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Braskem inscreve para programa de aceleração de startups

A Braskem acaba de lançar a sétima edição do seu programa de aceleração de startups, Braskem Labs, com o propósito de buscar soluções que utilizem o plástico e/ou a química para gerar impacto positivo, com destaque para aquelas que atuam nas seguintes áreas: agronegócio, biotecnologia, economia circular, embalagem, infraestrutura e construção civil, mobilidade, saúde e química sustentável. As inscrições estão abertas até o dia 26 de março, valendo para empreendedores do Brasil inteiro. Os candidatos devem acessar o site http://braskemlabs.com.br

"O Braskem Labs chega à sua sétima edição mantendo o propósito de dar espaço para que negócios com impacto socioambiental positivo possam crescer de forma estruturada, trazendo soluções inovadoras às cadeias produtivas do plástico e da química e reforçando o potencial dessas matérias-primas na construção de um futuro mais sustentável", afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis e responsável pelo programa de aceleração da Braskem.

Assim como ocorreu em 2020, o Braskem Labs seguirá com suas etapas realizadas de maneira totalmente on-line, encurtando as distâncias entre os participantes e ampliando a oportunidade de terem seus planos de negócios aprimorados com o apoio de mentores da Braskem e de empresas da cadeia petroquímica que atuarão como co-sponsors.

As inscrições são válidas para startups em diversos níveis de maturidade, já que a iniciativa é dividida em dois tipos de programa: o Braskem Labs Ignition , para startups em fase de validação do modelo de negócio; e o Braskem Labs Scale , voltado para aqueles negócios que já estão em fase de tração e escala. Desde 2015, quando foi criado, mais de 90 startups foram aceleradas pelos dois programas e, destas, 96% continuam no mercado e outras 40% atraíram investimentos externos.

Apoio e networking

O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores. "As possibilidades de conexões e networking durante o processo de aceleração são inúmeras e acontecem de maneira espontânea. Nos últimos seis anos, mais de 32% das empresas participantes firmaram parcerias com a Braskem ou com os co-sponsors", ressalta Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis e responsável pelo programa de aceleração da Braskem.

Desde 2019, o programa tem apoio do Quintessa , aceleradora dedicada a negócios de impacto social e ambiental positivo. O parceiro está presente em todas as etapas do Braskem Labs, desde a seleção dos projetos participantes até a apresentação das startups no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições. "O Braskem Labs tem diferenciais claros perante outros programas de inovação aberta - o apoio às startups não é pontual: ao contrário, há uma trilha muito bem estruturada, com diversos encontros em grupo, de mentoria com executivos da alta liderança da empresa e individuais para apoio personalizado, além de uma equipe interna de fato dedicada a fazer com que o programa agregue valor aos empreendedores. Ainda, é um perfeito exemplo de como a geração de impacto positivo e a geração de valor em novos negócios podem ser unificados em uma iniciativa empresarial", explica Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440